Cumprindo uma promessa de campanha, a futura Prefeitura do Rio de Janeiro vai emprestar R$ 489 milhões ao Estado do Rio de Janeiro para que a Estação Gávea das Linhas 1 e 4 do Metrô sejam concluídas. É a prefeitura financiando o estado fluminense!
Bem que o mesmo poderia ser feito pela Estação Morro de São João!
Fonte
Páginas
▼
terça-feira, 13 de dezembro de 2016
terça-feira, 29 de novembro de 2016
2nd Avenue Line: 100 Anos de Espera
Projetada para 1919, o metrô sob a Segunda Avenida em Manhattan será finalmente inaugurada em 31 de Dezembro de 2016. As obras chegaram a começar durante o Século XX mas foram interrompidas por falta de verbas.
A Linha Q fará o serviço das três primeiras estações, que transportarão cerca de 200 mil pessoas por dia e desafogará as demais linhas de metrô de Nova Iorque.
A expansão continua em ritmo lento (de acordo com o fôlego financeiro da cidade) pelos próximos anos. Ao concluir a quarta fase, a linha cortará toda a ilha de Manhattan.
Confira algumas fotos e mapas das obras.
A Linha Q fará o serviço das três primeiras estações, que transportarão cerca de 200 mil pessoas por dia e desafogará as demais linhas de metrô de Nova Iorque.
A expansão continua em ritmo lento (de acordo com o fôlego financeiro da cidade) pelos próximos anos. Ao concluir a quarta fase, a linha cortará toda a ilha de Manhattan.
Confira algumas fotos e mapas das obras.
terça-feira, 22 de novembro de 2016
Tatuzões de Fortaleza (CE) Estão Apodrecendo
O Metrô de Fortaleza foi aberto à população em 01 de outubro de 2014. Até hoje, nenhuma das cinco linhas projetadas foram inauguradas (Leste, Maranguape, Mucuripe, Oeste e Sul). Apenas 18 das 20 estações da Linha Sul estão operando.
Tatuzões Apodrecem em Fortaleza
Para a Linha Leste, o Governo Estadual, com ajuda do Governo Federal, iria investir R$ 2,3 bilhões e comprou quatro tatuzões. Até hoje, apenas 1% desta linha está pronta e os tatuzões sequer foram montados. Eles estão apodrecendo num pátio de um terreno estadual (foto). A manutenção deste equipamento custa R$ 1 milhão por mês.terça-feira, 15 de novembro de 2016
Investimento na Sinalização Automática
A concessionária Metrô Rio está instalando a sinalização automática e este investimento deve estar pronto até fevereiro de 2017.
A Estação General Osório e a Estação Uruguai da Linha 1; e a Estação Cidade Nova da Linha 1A já estão operando com o novo sistema.
Nos próximos meses a Estação Nossa Senhora da Paz, a Estação Jardim de Alah, a Estação Antero de Quental, a Estação São Conrado e a Estação Jardim Oceânico também ganharão a automatização.
terça-feira, 8 de novembro de 2016
O Maior Metrô Abandonado do Mundo: Cincinnati (EUA)
Metrô de Cincinnati Foi Planejado em 1910
Ele foi planejado na década de 1910, após muitos projetos para solucionar a mobilidade urbana falharam no município. Em 1916, a Câmara de Vereadores aprovou um empréstimo para o projeto e a população o aprovou através de um plebiscito em 1917. Só que com a entrada dos Estados Unidos na I Guerra Mundial, as obras foram adiadas. Com custos e juros mais altos após a guerra, os trabalhos finalmente foram iniciados em 1920.
Crise Financeira Adia Inauguração do Metrô de Cincinnati
A Lei Seca do final dos anos 1920 impactou severamente as finanças da cidade. Para acabar de vez com a obra do metrô tivemos a Grande Depressão de 1929. O Prefeito Murray Seasongood dispensou a Comissão do Metrô fazendo com que seu próprio gabinete assumisse a responsabilidade pelo projeto e suspendeu as obras até a melhora da economia.Nos anos 1930 e 1940 alguns projetos foram apresentados para concluir a obra mas nunca saíram do papel. O empréstimo dos anos 1910 e 1920 foram finalmente quitados em 1966. Nos anos 1960, os túneis armazenavam vinhos e recebiam turistas interessados em conhecer a produção de álcool. Nos anos 1970, surgiram projetos de transformar alguns túneis em boates. Finalmente, nos anos1980, começou-se a alugar os espaços para filmes.
Metrô Vive de Receita de Turistas
Hoje, a receita do metrô de Cincinnati se resume à presença de turistas. Há um novo projeto em discussão para a implementação de VLTs na cidade que usariam parte dos túneis já construídos.Em 2008, um estudo de engenharia classificou a estrutura construída como ótima. O custo anual de manutenção do sistema já construído está calculado em US$ 2,6 milhões. Se quiserem colocar terra e fechar os túneis, o custo chega a US$ 19 milhões. Finalmente, se quiserem concluir o metrô com o que já foi construído, custa US$ 100,5 milhões.
Os túneis hoje em dia servem de abrigo para mendigos e também para a passagem de água pluvial e algumas fibras óticas.
terça-feira, 1 de novembro de 2016
Projeto Gávea - Carioca Segue Suspenso
O projeto Gávea - Carioca segue suspenso, segundo a última atualização no site da Casa Civil data de novembro de 2014.
Confira o link abaixo.
Fonte
Confira o link abaixo.
Fonte
terça-feira, 25 de outubro de 2016
terça-feira, 18 de outubro de 2016
terça-feira, 11 de outubro de 2016
Metrô até a Barra, a Partir de Amanhã, é Para Todos
Metrô até a Barra, a Partir de Amanhã, é Para Todos. Assim O Globo publicou em 18 de setembro de 2016.
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
Vistoria Ignorada
Após a denúncia da TV PUC que o blog compartilhou no link abaixo, o jornal O Globo publicou matéria similar: "Vistoria Ignorada".
A matéria saiu na edição de 01 de outubro de 2016.
A matéria saiu na edição de 01 de outubro de 2016.
terça-feira, 4 de outubro de 2016
Afinal, Quem Fiscaliza o Metrô na Superfície?
Quem Fiscaliza o Metrô na Superfície? Toda a lógica diz que a Prefeitura é a responsável. Mas ela nega, apesar de cancelar as multas do serviço em questão. Confiram a matéria.
Fonte
Fonte
terça-feira, 27 de setembro de 2016
Ônibus do Metrô Operam Irregularmente
Reportagem da TV PUC denuncia que os ônibus do "Metrô na Superfície" operam irregularmente, com vistorias vencidas e excessos de multas. Fora isso, a frota que poderia durar um máximo de dez anos está vencida.
Para piorar, Prefeitura e Estado não assumem a responsabilidade sobre estes ônibus.
Esta é a Cidade Olímpica!
FontePara piorar, Prefeitura e Estado não assumem a responsabilidade sobre estes ônibus.
Esta é a Cidade Olímpica!
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
Governo Decide: Gávea Sai do Papel
No começo da semana aconteceu uma reunião entre o Governador em exercício Francisco Dornelles, o Secretário Estadual de Transportes Rodrigo Vieira, o consórcio construtor Rio Barra, a concessionária Metrô Rio e o BNDES. Ficou decidido que é mais barato construir a Estação Gávea do que manter o buraco da estação e desmontar o tatuzão no Leblon.
Falta Meio Bilhão para Terminar a Estação Gávea
Terminar a Estação Gávea custa R$ 489 milhões. Falta escavar 56% da estação e o tatuzão perfurar o túnel entre Leblon e Gávea.O Estado já pagou pelas aduelas do túnel entre Leblon e Gávea e o consórcio Rio Barra já construiu o túnel entre São Conrado e Gávea. Se não terminar a obra agora, além destes gastos, o Estado terá que se responsabilizar pelo buraco aberto. Fecha-o ou o mantém aberto? Mantê-lo aberto implica em manter o local com vigias e iluminação, indenizar a Pontifícia Universidade Católica, a quem pertence o terreno da estação, e indenizar o Consórcio Rio Barra. Se fechar, haverá os custos de fechá-lo.
Tatuzão Também Gera Despesa
Se não bastasse tudo isso, há o custo de desmontar o tatuzão, que está localizado numa caverna no Leblon. Desmontá-lo na posição em que se encontra implica em utilizar uma solda para quebrá-lo, pois a máquina não foi feita para ser desmontada por trás. Ela deverá ser desmontada pela frente. O tatuzão custou cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos e servirá para construir outros túneis. Desmontá-lo onde está pode afetar também a circulação de trens da Linha 4.Todos estes custos e imprevistos não eram previstos, pois quando se começa uma obra, a previsão é de terminá-la.
Dinheiro Está com o BNDES
Segundo fontes, o Banco de Desenvolvimento Nacional Econômico e Social tem os R$ 489 milhões para concluir a obra. Como o Estado do Rio está inadimplente, o banco não pode depositar este dinheiro na conta do Rio de Janeiro. Seria preciso depositá-lo diretamente na conta do Consórcio Rio Barra. Para isso acontecer, é preciso que o Governo Federal autorize esta movimentação.terça-feira, 20 de setembro de 2016
O que É Linha 2? E da Onde Veio a Linha 3?
Em 1968, quando um estudo definitivo do metrô fluminense foi publicado, a Linha 2 começaria na Estação Pavuna e terminaria em São Gonçalo. Seu estudo detalhado, incluindo a localização das estações terminou na Estação Praça Araribóia. A ligação entre o Rio de Janeiro e o outro lado da Baía de Guanabara seria feito por túnel subterrâneo, tão comum em metrôs do mundo inteiro. Alguns dos sistemas mais antigos do mundo, como Londres e Paris cruzam rios o tempo todo por baixo de terra.
Metrô Fluminense Teria Apenas 3 Linhas
Pelo projeto dos anos 1960, o metrô fluminense teria apenas três linhas, de acordo com as zonas de alta intensidade demográfica da época. A Linha 1 ligaria a Estação Praça Nossa Senhora da Paz à Estação Uruguai; a Linha 3 seria a atual Linha 6, cruzando toda a Zona Oeste (a Linha 2 foi descrita no parágrafo anterior).A cidade evoluiu, cresceu, mas o metrô não acompanhou a nova demanda populacional. A "nova" Linha 1, deveria ser circular passando pelas zonas Norte, Centro e Sul. A Linha 2 deveria começar em Belford Roxo, cruzaria os municípios de São João de Meriti, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e terminaria em Itaboraí. A Linha 6 (antiga Linha 3) deveria ser maior chegando até a Ilha do Governador. O metrô também ganharia a Linha 4 (ligando as zonas Oeste, Sul e Centro) e a Linha 5 (ligando a Ilha do Governador ao Centro). Isso sem falar em expansões metroviárias para a Avenida Brasil, o Méier e Icaraí.
Como Esta Linha 3 Surgiu?
Então da onde surgiu a tal Linha 3 entre São Gonçalo e Rio de Janeiro? Este termo surgiu no Governo Rosinha Garotinho. A Governadora publicou um projeto para utilizar a plataforma abandonada da Linha 2 na Estação Carioca. Dali o metrô sairia diretamente para a Estação Praça Araribóia e seguiria até a Estação Guaxindiba, em São Gonçalo. Não haveria a Estação Praça XV, nem a Estação Catumbi, nem a Estação Praça da Cruz Vermelha e a Linha 2 terminaria mesmo na Estação Estácio.Esse é o motivo de grande confusão entre os termos Linha 2 e Linha 3. Na verdade, repito: esta linha é uma só, da Estação Belford Roxo até a Estação Visconde de Itaboraí:
O Projeto da Linha 2
- Estação Belford Roxo - Estação Coelho da Rocha - Estação Agostinho Porto - Estação Vila Rosali - Estação Pavuna - Estação Engenheiro Rubens Paiva - Estação Acari/Fazenda Botafogo - Estação Coelho Neto - Estação Colégio - Estação Irajá - Estação Vicente de Carvalho - Estação Tomás Coelho - Estação Engenho da Rainha - Estação Inhaúma - Estação Del Castilho - Estação Maria da Graça - Estação Triagem - Estação Maracanã - Estação São Cristóvão - Estação Estácio - Estação Catumbi - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Carioca - Estação Praça XV - Estação Praça Araribóia - Estação Jansen de Mello - Estação Barreto - Estação Neves - Estação Vila Laje - Estação Paraíso - Estação Parada Quarenta - Estação Zé Garoto - Estação Mauá - Estação Antonina - Estação Nova Cidade - Estação Alcântara - Estação Jardim Catarina - Estação Guaxindiba - Estação Itambi - Estação Visconde de Itaboraí.
terça-feira, 13 de setembro de 2016
O Que Está Sendo Feito?
O que está sendo feito no metrô do Rio de Janeiro? Triste relato do metrô fluminense!
O Que Está Sendo Construído?
- Linha 1: Nada.
- Linha 2: A construção do trecho Estácio - Praça XV está em estudo.
- Linha 3: Nada.
- Linha 4: A Estação Gávea está com sua obra paralisada.
- Linha 5: Nada.
- Linha 6: Nada.
terça-feira, 6 de setembro de 2016
Barra Precisa de Outra Linha de Metrô
Discute-se regularmente as expansões das Linhas 1, 2, 4 e as construções das Linhas 3, 5, 6, para o Méier e para Icaraí.
Pouco se fala que a Barra da Tijuca precisa de outra linha de metrô mais próxima da praia. Isso, se querem mesmo retirar carros e ônibus de nossas ruas.
Se no futuro tivermos a Estação Barra Shopping, da praia neste ponto até o centro comercial são 2,8 quilômetros de caminhada e o pedestre vai levar 35 minutos.
Como este tempo enorme de caminhada, já se pode prever que os moradores próximos à praia, não vão caminhar para pegar o metrô. Uma grande parte de seus dias seria perdida caminhando na ida e na volta de seus compromissos.
É preciso criar alternativas. O prefeito gosta de falar em bicicletas. Em dias de chuva, vento e sol fortes do Rio de Janeiro, elas podem ser muito desconfortáveis. Além disso, há sempre o risco de roubo ao deixá-la no bicicletário.
A Barra da Tijuca precisa de outra linha de metrô, que se conecte futuramente à Estação Alvorada e que se conecte com a Estação Jardim Oceânico.
Pouco se fala que a Barra da Tijuca precisa de outra linha de metrô mais próxima da praia. Isso, se querem mesmo retirar carros e ônibus de nossas ruas.
Longa Distância da Orla para a Avenida das Américas
Segundo o Google Maps, caminhar da praia da Barra, na menor distância possível, até a Estação Jardim Oceânico, leva 27 minutos e a pessoa vai caminhar 2,2 quilômetros.Se no futuro tivermos a Estação Barra Shopping, da praia neste ponto até o centro comercial são 2,8 quilômetros de caminhada e o pedestre vai levar 35 minutos.
Como este tempo enorme de caminhada, já se pode prever que os moradores próximos à praia, não vão caminhar para pegar o metrô. Uma grande parte de seus dias seria perdida caminhando na ida e na volta de seus compromissos.
É preciso criar alternativas. O prefeito gosta de falar em bicicletas. Em dias de chuva, vento e sol fortes do Rio de Janeiro, elas podem ser muito desconfortáveis. Além disso, há sempre o risco de roubo ao deixá-la no bicicletário.
A Barra da Tijuca precisa de outra linha de metrô, que se conecte futuramente à Estação Alvorada e que se conecte com a Estação Jardim Oceânico.
terça-feira, 30 de agosto de 2016
terça-feira, 23 de agosto de 2016
Como Seria Sua Vida com a Linha 3?
O especialista em transportes, Atílio Flegner, estudou e recentemente publicou as distâncias e o tempo gasto pelo passageiro entre as estações da Linha 3.
Da Estação Guaxindiba até a Estação Carioca, nada de engarrafamentos, calor, chuva, frio, vento e duas horas e meia de deslocamento. O trajeto seria feito em pouco mais de trinta minutos.
É bom sempre deixar claro para o leitor, que pelo projeto original do metrô fluminense, a Linha 2 começaria em Belford Roxo e terminaria em São Gonçalo. O conceito de Linha 3 surgiu em no Governo Rosinha Garotinho. A Estação Praça Araribóia receberia trens vindos de Icaraí (Linha 7). Posteriormente, a Linha 3 ganhou no papel uma nova extensão entre São Gonçalo e Visconde de Itaboraí.
Independente do número da linha, como seria sua vida se a Linha 3 estivesse em funcionamento?
Da Estação Guaxindiba até a Estação Carioca, nada de engarrafamentos, calor, chuva, frio, vento e duas horas e meia de deslocamento. O trajeto seria feito em pouco mais de trinta minutos.
É bom sempre deixar claro para o leitor, que pelo projeto original do metrô fluminense, a Linha 2 começaria em Belford Roxo e terminaria em São Gonçalo. O conceito de Linha 3 surgiu em no Governo Rosinha Garotinho. A Estação Praça Araribóia receberia trens vindos de Icaraí (Linha 7). Posteriormente, a Linha 3 ganhou no papel uma nova extensão entre São Gonçalo e Visconde de Itaboraí.
Independente do número da linha, como seria sua vida se a Linha 3 estivesse em funcionamento?
terça-feira, 16 de agosto de 2016
O Metrô do Rio de Janeiro Precisa Expandir
O Metrô do Rio de Janeiro precisa expandir.
As seis estações em construção do metrô serão inauguradas em agosto, antes dos Jogos Olímpicos. São elas: Estação General Osório II, Estação Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Antero de Quental, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico.
Mas o metrô não pode parar aí. A nova malha metroviária, que nada mais é do que uma expansão da Linha 1, é muito pequena para atender ao Grande Rio. Novas obras precisam dar continuidade à expansão do metrô na metrópole.
Mas o metrô não pode parar aí. A nova malha metroviária, que nada mais é do que uma expansão da Linha 1, é muito pequena para atender ao Grande Rio. Novas obras precisam dar continuidade à expansão do metrô na metrópole.
Linha 2
O Centro da cidade passou por muitas obras nos últimos anos por causa dos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos. O trânsito de veículos mudou, as linhas de ônibus sofreram diversas alterações e os bondes voltaram à paisagem carioca. Neste contexto, em novembro de 2015, o Governo anunciou a contratação de um projeto técnico detalhado junto ao Metrô Rio por R$ 25 milhões para a conclusão do trecho Centro da Linha 2. Este trecho é importantíssimo para desafogar toda a rede metroviária da cidade. A Estação Estácio e a Estação Carioca estão prontas. A Estação Cruz Vermelha já teve as fundações feitas. Um pequeno pedaço de túnel entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha também foi feito. Faltariam construir do zero a Estação Catumbi e a Estação Praça XV. A finalização deste trecho permitiria a expansão do metrô para Belford Roxo no trecho norte e para Niterói, São Gonçalo e Itaboraí na outra direção. O método recomendado para esta escavação no Centro é do cut & cover.
Linha 1
Para desafogar o metrô, uma vez que a Estação Gávea seja inaugurada, é preciso fazer urgentemente a ligação com a Estação Uruguai por baixo do maciço da Tijuca. O método recomendado para esta obra é da utilização de explosivos. Trata-se de uma obra simples e não é necessário construir nenhuma estação intermediária. Para concluir a Linha 1 também é necessário construir a Estação Morro de São João, que está semi-pronta entre a Estação Botafogo e a Estação Cardeal Arco Verde.
Linha 4
O Estado do Rio adquiriu um tatuzão caríssimo. É preciso colocá-lo para funcionar. Seria ótimo colocá-lo na Estação Jardim Oceânico e colocá-lo para escavar até a Estação Alvorada. Ali, o metrô seguiria em linha reta e num terreno de solo homogêneo. O trânsito pouco seria afetado. Os canteiros de obras das estações poderiam se localizar nos estacionamentos dos centros comerciais, que ganhariam uma entrada para o metrô. Afinal, estão previstas a Estação Downtown, Estação Città América, Estação Parque das Rosas, Estação Barra Shopping, Estação Nova Ipanema e Estação Alvorada.
Linha 3
O trecho em elevado entre a Estação Praça Araribóia e a Estação Guaxindiba é relativamente barato. Pode-se acrescentar a este trecho a expansão até Itaboraí. O traçado do metrô ficaria pronto neste eixo para a futura ligação com a Estação Praça XV. Na verdade, a linha entre Belford Roxo e Itaboraí é uma só. Trata-se da Linha 2, que precisa ser concluída.
Linha 5
Prometida para 2007, até hoje a Linha 5 não saiu do papel. Nem um estudo detalhado foi feito. Trata-se de uma linha importantíssima que conectaria a população a diferentes modais e facilitaria a mobilidade em áreas de difícil acesso. Ela começaria na Estação Cocotá e passaria pela Estação Jardim Guanabara, Estação Aeroporto Internacional (conexão com a Linha 6), Estação UFRJ Campus Fundão, Estação Rodoviária Novo Rio, Estação Carioca (conexão com as Linhas 1 e 2) e terminaria na Estação Aeroporto Santos Dumont.
Linha 6
A Linha 6 foi substituída (temporariamente esperamos) pelo sistema de ônibus BRT. O ex-Secretário Estadual de Transportes, Carlos Osório, chegou a discutir o traçado com moradores da região do final de 2015 até março de 2016. A linha começaria na Estação Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (conexão com a Linha 5) e iria até a Estação Alvorada, na Barra da Tijuca, passando pela Estação Irajá (conexão com a Linha 2) e diversos centros comerciais como Madureira Shopping, Casa Shopping e o Via Parque.
Méier
Apesar do bairro do Méier contar com uma estação de trem, os moradores do Méier e arredores revindicam o metrô no bairro. Deveria ser feito para beneficiar diversos bairros da Grande Tijuca. Só não pode é interromper a Linha 1 Circular.
terça-feira, 9 de agosto de 2016
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
Video Mostra MVs da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro
Obrigado a Douglas Vinícius por compartilhar conosco um vídeo mostrando os MVs da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro.
quinta-feira, 28 de julho de 2016
A Viagem da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro
Confira a matéria do RJTV exibida em 02 de julho de 2016 que mostra uma viagem na Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro.
Fonte
Fonte
terça-feira, 26 de julho de 2016
Gávea, Cruz Vermelha, São João e Carioca
Os Governadores Pezão/Dornelles, o Secretário Estadual de Transportes Rodrigo Vieira, a presidente da Rio Trilhos Tatiana Carius e o Presidente do Metrô Rio, Flávio Almada afirmam que a Estação Gávea será inaugurada em 2018.
Tatuzão Desligado e Estação Gávea Abandonada
Você acredita nisso? Muitos leitores deste blog não. E eles têm razão. Como é público e notório, o estado está quebrado. A obra da Linha 4, que deveria ter custado cerca de R$ 5 bilhões, já passou dos R$ 10 bilhões. O tatuzão encontra-se desligado e precisa ser remontado para escavar um novo túnel por baixo do Leblon até a futura Estação Gávea, cujas obras estão paradas há cerca de dois anos.Muitas outras autoridades prometeram no passado concluir estações das Linhas 1 e 2 cujas obras foram inicidas e nunca terminadas.
Outras Obras Interrimpidas no Metrô do Rio de Janeiro
A Estação Praça da Cruz Vermelha e a plataforma da Linha 2 da Estação Carioca tiveram suas obras iniciadas nos anos 1980 e 1970 respectivamente.Na Cruz Vermelha, o remanejamento da rede de serviços públicos foi feito. O tatuzão escavou cerca de 80 metros no bairro do Estácio. Na Estação Carioca, grande parte dos custos da plataforma da Linha 2 já foram contabilizados. A plataforma está ali (foto), aguardando o trem chegar. A conclusão da Linha 2 também beneficiaria a Estação Catumbi e a Estação Praça XV cujas obras nunca saíram do papel. O último capítulo desta estória aconteceu no final de 2015, quando Carlos Osório, então Secretário de Transportes, declarou que o Governo pagou R$ 25 milhões para que a Metrô Rio entregasse o projeto técnico de engenharia para a conclusão desta obra. Até agora, nada e o dinheiro público....
Já a Estação Morro de São João, muitas vezes chamada de Estação Rio Sul, também emperrou, apesar de vermos sua caverna quando pegamos o trem da Estação Cardeal Arco Verde em direção à Estação Botafogo. A BRASCAN, dona do Rio Sul, negociou mas não fechou com o Governo Estadual nos anos 1990. Apenas uma plataforma foi construída. Moradores e trabalhadores de Botafogo já entregaram abaixos-assinados exigindo a conclusão da obra mas o Governo ignora dizendo sempre que "um dia, a gente retoma esta obra".
E a Estação Gávea? Largada para escanteio em 2014, ela que deveria ser a mais importante da Linha 4, pois teria duas plataformas, ou seja, receberia duas linhas de metrô. O Governo diz que vai retomar esta obra depois dos Jogos Paralímpicos. O povo não acredita.
É bom lembrar que este Governo foi reeleito em 2015 prometendo metrô para o Méier, para Jacarepaguá, para Alvorada e Recreio, fazer a linha Gávea - Carioca e também a conclusão da Linha 2 no Centro. Mentira eleitoral não é crime?
Já a Estação Morro de São João, muitas vezes chamada de Estação Rio Sul, também emperrou, apesar de vermos sua caverna quando pegamos o trem da Estação Cardeal Arco Verde em direção à Estação Botafogo. A BRASCAN, dona do Rio Sul, negociou mas não fechou com o Governo Estadual nos anos 1990. Apenas uma plataforma foi construída. Moradores e trabalhadores de Botafogo já entregaram abaixos-assinados exigindo a conclusão da obra mas o Governo ignora dizendo sempre que "um dia, a gente retoma esta obra".
E a Estação Gávea? Largada para escanteio em 2014, ela que deveria ser a mais importante da Linha 4, pois teria duas plataformas, ou seja, receberia duas linhas de metrô. O Governo diz que vai retomar esta obra depois dos Jogos Paralímpicos. O povo não acredita.
É bom lembrar que este Governo foi reeleito em 2015 prometendo metrô para o Méier, para Jacarepaguá, para Alvorada e Recreio, fazer a linha Gávea - Carioca e também a conclusão da Linha 2 no Centro. Mentira eleitoral não é crime?
quinta-feira, 21 de julho de 2016
Tapumes do Metrô no Leblon Serão Retirados dia 16
O Globo deu esta manchete no dia 01 de julho de 2016: "Tapumes do Metrô no Leblon Serão Retirados Dia 16".
A matéria fala que a construtura adiantou R$ 350 milhões ao Estado que deve um total de R$ 980 milhões para completar a obra.
Isso tudo sem contar a Estação Gávea que está ameaçada de não ser concluída, conforme matéria.
A matéria fala que a construtura adiantou R$ 350 milhões ao Estado que deve um total de R$ 980 milhões para completar a obra.
Isso tudo sem contar a Estação Gávea que está ameaçada de não ser concluída, conforme matéria.
terça-feira, 19 de julho de 2016
TCE Cobra Explicações
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) cobra explicações do Governo do Estado sobre as obras da Linha 4.
Segundo o TCE, a obra prevista em 1998 custaria R$ 392 milhões ao Governo, que acabou investindo R$ 8,4 bilhões entre 2010 e 2016. Uma diferença gigantesca, mesmo se você corrigir o valor de 1998 com a inflação.
Com a mudança no traçado da Linha 4 (em vez de sair de Botafogo, o metrô sairá de Ipanema), a utilização de novas tecnologias (tatuzão) e novos preços para a obra e para o bilhete do passageiro, uma nova licitação deveria ter sido feita antes do início das obras em 2010.
O que o Governo fez foi assinar um aditivo ao contrato da obra de 1998 com o mesmo consórcio vencedor da licitação original, a fim de indenizá-lo.
Fonte (a partir do minuto 33)
Segundo o TCE, a obra prevista em 1998 custaria R$ 392 milhões ao Governo, que acabou investindo R$ 8,4 bilhões entre 2010 e 2016. Uma diferença gigantesca, mesmo se você corrigir o valor de 1998 com a inflação.
Com a mudança no traçado da Linha 4 (em vez de sair de Botafogo, o metrô sairá de Ipanema), a utilização de novas tecnologias (tatuzão) e novos preços para a obra e para o bilhete do passageiro, uma nova licitação deveria ter sido feita antes do início das obras em 2010.
O que o Governo fez foi assinar um aditivo ao contrato da obra de 1998 com o mesmo consórcio vencedor da licitação original, a fim de indenizá-lo.
Fonte (a partir do minuto 33)
quinta-feira, 14 de julho de 2016
Corrida para Obter Verba e Concluir Metrô a Tempo
Esta matéria foi publicada pelo O Globo em 30 de junho de 2016.
O Estado do Rio corre para obter recursos federais para concluir a Linha 4. Isso porque os custos previstos iniciais eram da casa dos R$ 5 bilhões e agora estão em R$ 10,2 bilhões sem contar a Estação Gávea.
O Estado do Rio corre para obter recursos federais para concluir a Linha 4. Isso porque os custos previstos iniciais eram da casa dos R$ 5 bilhões e agora estão em R$ 10,2 bilhões sem contar a Estação Gávea.
Atualização
Em 05 de julho de 2016, o Estado pagou R$ 350 milhões que faltavam para concluir o metrô olímpico.O Estado precisa pagar R$ 639 milhões para fazer a Estação Gávea e também o túnel de ligação entre Leblon e a Gávea.
quarta-feira, 13 de julho de 2016
De Azul para Amarelo
Segundo todos os mapas do PDTU dos anos 1980, 1990 e 20000, a Linha 4 do Metrô do Rio era para ser azul.
No entanto, a Metrô Rio optou pelo amarelo.
Tem mais que ser amarelo de vergonha, pois a Linha 4 nada mais é do que a Linha 1 ampliada.
Agora teremos um trilho só recebendo trens das Linhas 1, 2 e 4.
Os turistas perguntam: se temos as linhas 1, 2 e 4, cadê a Linha 3?
A foto é de Bruno Jesus.
terça-feira, 12 de julho de 2016
Por Onde Entramos na Estação Fantasma
Há diversos acessos à plataforma da Linha 2 na Estação Carioca. Quando visitamos a misteriosa, em 13 de novembro de 2015, entramos pela entrada de serviço. Na imagem ao lado, esta entrada seria na plataforma do trem sentido Estação Glória, do lado do desembarque.
Durante a visita, subimos uma das escadas principais que deveriam ser utilizadas pelos passageiros. Na mesma figura ao lado ela está no centro da imagem, entre as duas vias. O vídeo que fizemos mostra exatamente este acesso (foto abaixo). Há outras escadas já construídas.
Uma delas, a menor, quase que no centro da imagem, fica na entrada de uma academia de ginástica que está em funcionamento no local.
Como há pouca circulação de pessoas no andar de baixo da estação, há pouco comércio ali. O centro comercial só vai funcionar a todo vapor quando o fluxo de passageiros entre as duas linhas funcionar para valer.
Visitamos também as outras escadas da imagem, mas não abrimos todas as portas, pois estavam trancadas. Algumas ainda têm vigas impedindo a passagem e esperando acabamento.
Quando o Secretário de Transportes Carlos Osório fez a coletiva de imprensa na plataforma da Linha 2, os jornalistas usaram a escada central, que está no centro da imagem. Seu acesso a partir da Estação Carioca está localizado a esquerda por quem desce as escadas vindo da Avenida Chile.
A previsão de demanda (feita em 1968) para 1990 era de que 980 mil pessoas passassem por dia pela Estação Carioca. Hoje, esta demanda deve chegar a 1,5 milhão de pessoas, considerando o grande fluxo de pessoas chegando à Estação Praça XV pelas Barcas e uma provável ligação com o sistema de bondes de Santa Teresa os modernos VLTs.
Há mais sobre a Linha 2 neste blog. Basta clicar em "Linha 2".
Durante a visita, subimos uma das escadas principais que deveriam ser utilizadas pelos passageiros. Na mesma figura ao lado ela está no centro da imagem, entre as duas vias. O vídeo que fizemos mostra exatamente este acesso (foto abaixo). Há outras escadas já construídas.
Uma delas, a menor, quase que no centro da imagem, fica na entrada de uma academia de ginástica que está em funcionamento no local.
Estação Carioca Deveria Ter Teatro
Na segunda imagem, temos o projeto de um teatro, que nunca foi inaugurado. Ele faria parte da chamada "Cidade Subterrânea", que nada mais seria do que um centro comercial. O teatro teria capacidade para 500 pessoas e ficaria ao lado de um cinema, também para 500 pessoas. O detalhamento do projeto vai além: a estação teria bares, restaurantes, lojas, uma agência dos correios, área de telefonia e comunicação externa e uma área para descanso dos passageiros.Como há pouca circulação de pessoas no andar de baixo da estação, há pouco comércio ali. O centro comercial só vai funcionar a todo vapor quando o fluxo de passageiros entre as duas linhas funcionar para valer.
Plataforma da Linha 2 Visitada
O terceiro diagrama, mostra a plataforma da Linha 2. Nós utilizamos a escada do canto de baixo à direita para fazermos a "baldeação com a Linha 1" (foto). Ela dará acesso direto a quem for seguir viagem na direção Estação Praça da Cruz Vermelha. A escada de baixo do canto esquerdo é para quem desembarcar vindo da Estação Praça da Cruz Vermelha.Visitamos também as outras escadas da imagem, mas não abrimos todas as portas, pois estavam trancadas. Algumas ainda têm vigas impedindo a passagem e esperando acabamento.
Quando o Secretário de Transportes Carlos Osório fez a coletiva de imprensa na plataforma da Linha 2, os jornalistas usaram a escada central, que está no centro da imagem. Seu acesso a partir da Estação Carioca está localizado a esquerda por quem desce as escadas vindo da Avenida Chile.
A previsão de demanda (feita em 1968) para 1990 era de que 980 mil pessoas passassem por dia pela Estação Carioca. Hoje, esta demanda deve chegar a 1,5 milhão de pessoas, considerando o grande fluxo de pessoas chegando à Estação Praça XV pelas Barcas e uma provável ligação com o sistema de bondes de Santa Teresa os modernos VLTs.
Há mais sobre a Linha 2 neste blog. Basta clicar em "Linha 2".
quinta-feira, 7 de julho de 2016
Estação Jardim Oceânico Pronta
A Estação Jardim Oceânico teve suas obras terminadas em 29 de junho de 2016 e foi entregue à concessionária Metrô Rio no dia 30 de junho de 2016.
Trata-se da terceira estação da Linha 4 entregue. Ainda faltam concluir a Estação Jardim de Alah, a Estação Antero de Quental e a plataforma da Linha 4 na Estação General Osório.
Trata-se da terceira estação da Linha 4 entregue. Ainda faltam concluir a Estação Jardim de Alah, a Estação Antero de Quental e a plataforma da Linha 4 na Estação General Osório.
Estação Gávea em Xeque
O Estado demitiu 4 mil operários que poderiam ter sido deslocados para concluir a obra da Estação Gávea. Sem esta mão-de-obra parece mesmo que a Estação Gávea ficará anos sem ser concluída, como a Estação Morro de São João, Estação Praça da Cruz Vermelha, etc.quinta-feira, 23 de junho de 2016
quinta-feira, 16 de junho de 2016
Segurança em Xeque
No final de maio já havíamos tocado no assunto da segurança do Metrô do Rio. De qualquer maneira, os órgãos oficiais começaram a se mexer.
Metrô Inaugurado sem Testes
É bom tomar cuidado ao andar pelo novo trecho do metrô. Não há tempo de se testar tudo. O Rio de Janeiro terá o primeiro metrô do mundo inaugurado quase que praticamente sem testes. Em meados de junho, apenas a Estação Nossa Senhora da Paz foi concluída 100% As demais continuam em obras.Os trens da Linha 4 foram testados através das Linhas 1 e 2. São quinze trens em circulação desde 2015. Todo o restante da estrutura precisa ser testada.
A matéria do O Globo foi publicada em 09 de junho de 2016.
terça-feira, 14 de junho de 2016
VLT do Rio de Janeiro Inaugurado
No domingo, 05 de junho de 2016, foi inaugurada a primeira linha de bondes modernos do Rio. Esta linha liga a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont e tem 18 quilômetros.
Esta linha de bonde foi construída onde deveria circular a Linha 5 do metrô desde 2007.
VLT não é solução para o transporte de massa de nenhuma grande metrópole.
Esta linha de bonde foi construída onde deveria circular a Linha 5 do metrô desde 2007.
VLT não é solução para o transporte de massa de nenhuma grande metrópole.
quinta-feira, 9 de junho de 2016
Estação Nossa Senhora da Paz Pronta
Consórcio Rio Barra entregou Estação Nossa Senhora da Paz à concessionária Metrô Rio no dia 27 de maio de 2016.
Metrô Rio agora se prepara para realizar os testes com trens, instalar as bilheterias e roletas, testar situações de emergência, elevadores, escadas rolantes, etc
A Praça Nossa Senhora da Paz teve os tapumes retirados e foi devolvida à população no dia 28 de maio.
Metrô Rio agora se prepara para realizar os testes com trens, instalar as bilheterias e roletas, testar situações de emergência, elevadores, escadas rolantes, etc
A Praça Nossa Senhora da Paz teve os tapumes retirados e foi devolvida à população no dia 28 de maio.
terça-feira, 7 de junho de 2016
Superlotação, um Problema para Quem Usa o Metrô
Esta foi a manchete utilizada pelo O Globo em 20 de dezembro de 2015. A matéria mostra como de 2012 a 2015, o metrô passou de 695 mil usuários diários para 850 mil., um crescimento de 22% As obras no Centro e a não conclusão da Linha 2 são as razões da superlotação dos trens do metrô.