O contrato de concessão não prevê nenhuma obrigatoriedade para que a concessionária faça obras de expansão do sistema metroviário. Ela tem a opção de fazer algumas delas, como a Estação Morro de São João e a conclusão da Linha 2 no seu eixo Centro.
Por que Investir na Linha 2?
Segundo O Globo, Veja Rio e Diário do Rio, a concessionária tem interesse na conclusão da Linha 2. O repentino interesse da concessionária em terminar a Linha 2 é mercadológico. O grupo empresarial deseja atingir a marca de 1 milhão de passageiros por dia ao mesmo tempo que o sistema seja desafogado. Todos sabem que a Linha 2 "Pavuna - Botafogo" é uma improvisação e, que por causa dela, os trens da Linha 2 são injetados na Linha 1, causando um engarrafamento de trens.
Outra melhoria seria que os trens da Linha 2 poderiam ser compostos por oito carros, em vez dos atuais seis, dando mais conforto aos passageiros.
Obras Necessárias para Terminar a Linha 2
A obra a ser feita começaria da Estação Estácio. Cerca de 80 metros de túnel já foram escavados por um antigo tatuzão da Camargo Corrêa. Dali, seria preciso construir a Estação Catumbi. Na sequência, viria a Estação Praça da Cruz Vermelha, cujas fundações foram feitas também nos anos 1980. Mais adiante, o túnel chegaria à Estação Carioca, já construída e cuja plataforma ganhou o apelido de "Plataforma Fantasma", pois ela está fechada ao público há décadas. Para terminar, a Linha 2 chegaria à Estação Praça XV, onde faria a integração com as Barcas.
O Governo do Estado, responsável pelas obras de expansão do metrô, tocou no assunto da Linha 2 pela última vez em 2015. São cerca de apenas 3 quilômetros de obras, que poderiam aumentar o fluxo em 450 mil passageiros por dia.