Páginas

domingo, 21 de maio de 2023

Expansão da Linha 2 no Centro Volta aos Jornais

expansao linha 2
A concessão da operação do Metrô Rio completou 25 anos na última semana. O usuário do metrô não tem nenhum motivo para comemorar. Os lucros ficam todos com a concessionária que chegou a transportar 900 mil passageiros por dia antes da pandemia - agora transporta cerca de 650 mil.

O contrato de concessão não prevê nenhuma obrigatoriedade para que a concessionária faça obras de expansão do sistema metroviário. Ela tem a opção de fazer algumas delas, como a Estação Morro de São João e a conclusão da Linha 2 no seu eixo Centro.


Por que Investir na Linha 2?

Segundo O Globo, Veja Rio e Diário do Rio, a concessionária tem interesse na conclusão da Linha 2. O repentino interesse da concessionária em terminar a Linha 2 é mercadológico. O grupo empresarial deseja atingir a marca de 1 milhão de passageiros por dia ao mesmo tempo que o sistema seja desafogado. Todos sabem que a Linha 2 "Pavuna - Botafogo" é uma improvisação e, que por causa dela, os trens da Linha 2 são injetados na Linha 1, causando um engarrafamento de trens.

Outra melhoria seria que os trens da Linha 2 poderiam ser compostos por oito carros, em vez dos atuais seis, dando mais conforto aos passageiros.


Obras Necessárias para Terminar a Linha 2

A obra a ser feita começaria da Estação Estácio. Cerca de 80 metros de túnel já foram escavados por um antigo tatuzão da Camargo Corrêa. Dali, seria preciso construir a Estação Catumbi. Na sequência, viria a Estação Praça da Cruz Vermelha, cujas fundações foram feitas também nos anos 1980. Mais adiante, o túnel chegaria à Estação Carioca, já construída e cuja plataforma ganhou o apelido de "Plataforma Fantasma", pois ela está fechada ao público há décadas. Para terminar, a Linha 2 chegaria à Estação Praça XV, onde faria a integração com as Barcas.

O Governo do Estado, responsável pelas obras de expansão do metrô, tocou no assunto da Linha 2 pela última vez em 2015. São cerca de apenas 3 quilômetros de obras, que poderiam aumentar o fluxo em 450 mil passageiros por dia.


Pontos de Interesse da Linha 2

Hemorio, Hospital Espanhol, Hospital Municipal Souza Aguiar, Instituto Estadual do Cérebro, Instituto Nacional o Câncer, Laboratório Central Noel Nutels, Colégio Cruzeiro, IBGE, UNIRIO, UFRJ, Folha Dirigida, Petrobras, TRT, Sindicato dos Empregados do Comércio do Rio, Sambódromo, bohemia da Lapa, grande área residencial do Catumbi, Lapa, Cidade Nova, maior facilidade de integração com o VLT, barcas, bondinho de Santa Teresa e Linha 1 do metrô. 

17 comentários:

  1. A prefeitura do Rio deveria comprar a briga de peitar a expansão do metrô. Essa conclusão da linha 2 ainda traria mais valorização a uma área degradada e esquecida do centro que poderia viver uma revitalização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prefeitura é inimiga do metrô. Ela investe apenas em ônibus e bondes.

      Excluir
  2. Acho que entre a estação Cruz Vermelha e a Carioca, poderiam construir uma estação na Lapa, nas imediações da Rua do Lavradio, que é um corredor turístico da cidade.

    ResponderExcluir
  3. Miguel, como é esse trajeto da Linha 4, que vai contemplar a Lapa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edmar, clique aqui no blog em "Linha 4" e você verá outros detalhes.

      Excluir
  4. Como ficaria a estação da Cidade Nova com a expansão da linha 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta pergunta deve ser feita ao Governo do Estado. A Estação Cidade Nova poderia ser desativada. Esta parte do Centro seria bem atendida pela Estação Estácio e pela futura Estação Catumbi.

      Excluir
  5. Tem que ser feito, afinal seria 3 estações indispensaveis para o Metrô do Rio

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Miguel. Se é somente dois quilometros de escavação para concluir a extensão da linha dois, daria para usar o tatuzão da linha 4? E o tatuzão que foi usado até a estação Estácio? Continua enterrado no local?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O atual tatuzao é gigantesco. Uma compra totalmente exagerada e desnecessária. Sobre o tatuzao antigo você pode ler mais aqui. https://metrodorio.blogspot.com/2013/11/o-fim-do-tatuzao-antigo.html

      Excluir
  7. Viu as notícias sobre a linha 3 que saíram recentemente? Adoro seu blog

    ResponderExcluir
  8. se esse plano sair do papel, como ficaria a estaçao cidade nova, pq a ligaçao seria estacio para sao cristovao?

    ResponderExcluir