O contrato de concessão não prevê nenhuma obrigatoriedade para que a concessionária faça obras de expansão do sistema metroviário. Ela tem a opção de fazer algumas delas, como a Estação Morro de São João e a conclusão da Linha 2 no seu eixo Centro.
Por que Investir na Linha 2?
Segundo O Globo, Veja Rio e Diário do Rio, a concessionária tem interesse na conclusão da Linha 2. O repentino interesse da concessionária em terminar a Linha 2 é mercadológico. O grupo empresarial deseja atingir a marca de 1 milhão de passageiros por dia ao mesmo tempo que o sistema seja desafogado. Todos sabem que a Linha 2 "Pavuna - Botafogo" é uma improvisação e, que por causa dela, os trens da Linha 2 são injetados na Linha 1, causando um engarrafamento de trens.
Outra melhoria seria que os trens da Linha 2 poderiam ser compostos por oito carros, em vez dos atuais seis, dando mais conforto aos passageiros.
Obras Necessárias para Terminar a Linha 2
A obra a ser feita começaria da Estação Estácio. Cerca de 80 metros de túnel já foram escavados por um antigo tatuzão da Camargo Corrêa. Dali, seria preciso construir a Estação Catumbi. Na sequência, viria a Estação Praça da Cruz Vermelha, cujas fundações foram feitas também nos anos 1980. Mais adiante, o túnel chegaria à Estação Carioca, já construída e cuja plataforma ganhou o apelido de "Plataforma Fantasma", pois ela está fechada ao público há décadas. Para terminar, a Linha 2 chegaria à Estação Praça XV, onde faria a integração com as Barcas.
O Governo do Estado, responsável pelas obras de expansão do metrô, tocou no assunto da Linha 2 pela última vez em 2015. São cerca de apenas 3 quilômetros de obras, que poderiam aumentar o fluxo em 450 mil passageiros por dia.
A prefeitura do Rio deveria comprar a briga de peitar a expansão do metrô. Essa conclusão da linha 2 ainda traria mais valorização a uma área degradada e esquecida do centro que poderia viver uma revitalização.
ResponderExcluirA prefeitura é inimiga do metrô. Ela investe apenas em ônibus e bondes.
ExcluirAcho que entre a estação Cruz Vermelha e a Carioca, poderiam construir uma estação na Lapa, nas imediações da Rua do Lavradio, que é um corredor turístico da cidade.
ResponderExcluirA Estação Lapa é da Linha 4.
ExcluirMiguel, como é esse trajeto da Linha 4, que vai contemplar a Lapa.
ResponderExcluirEdmar, clique aqui no blog em "Linha 4" e você verá outros detalhes.
ExcluirComo ficaria a estação da Cidade Nova com a expansão da linha 2?
ResponderExcluirEsta pergunta deve ser feita ao Governo do Estado. A Estação Cidade Nova poderia ser desativada. Esta parte do Centro seria bem atendida pela Estação Estácio e pela futura Estação Catumbi.
ExcluirTem que ser feito, afinal seria 3 estações indispensaveis para o Metrô do Rio
ResponderExcluirEsperamos que um dia seja feito.
ExcluirBoa tarde Miguel. Se é somente dois quilometros de escavação para concluir a extensão da linha dois, daria para usar o tatuzão da linha 4? E o tatuzão que foi usado até a estação Estácio? Continua enterrado no local?
ResponderExcluirO atual tatuzao é gigantesco. Uma compra totalmente exagerada e desnecessária. Sobre o tatuzao antigo você pode ler mais aqui. https://metrodorio.blogspot.com/2013/11/o-fim-do-tatuzao-antigo.html
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirViu as notícias sobre a linha 3 que saíram recentemente? Adoro seu blog
ResponderExcluirNão há nada novo.
Excluirse esse plano sair do papel, como ficaria a estaçao cidade nova, pq a ligaçao seria estacio para sao cristovao?
ResponderExcluirEspero que seja desativada.
Excluir