O
Rio de Janeiro vai conseguir o que parecia impossível:
piorar sua malha metroviária. Começou a construção de uma segunda estação General Osório. Esta será dedicada exclusivamente à Linha 4 e o passageiro que quiser continuar viagem em direção ao restante de Ipanema ou à Copacabana terá que fazer baldeação para seguir em frente.
Deverá ser o único metrô do mundo em que você fará uma baldeação não para mudar de linha ou direção, mas para seguir em frente. Ou seja, você vem de Copacabana, desce na Estação General Osório, anda muito, entra em outro trem na mesma estação e vai em frente para a Estação Nossa Senhora da Paz.
Desapropriações
Na Zona Oeste milhares foram desapropriados para a construção das pistas de BRTs. Na Zona Sul, 4 prédios de 290 apartamentos não podem ser desapropriados para a passagem do metrô.
Baldeação
O atual Governo Estadual construiu a Linha 1A em vez da Linha 2 para acabar com a baldeação na Estação Estácio e para evitar uma nova baldeação na Estação Carioca. Sacrificou assim a Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Praça XV.
Linha 4
A Linha 4 que está sendo construída é na verdade um linhão entre Pavuna e Jardim Oceânico. Só não será direto por causa da baldeação na Estação General Osório. Como não haverá cruzamento de linhas, o metrô já estará lotado ao longo do trajeto em dezenas de estações. Ir sentado? Nem pensar! A Linha 4 ganhará ainda a Estação Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Antero de Quental, Estação Gávea, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico.
Obras
As obras em Ipanema deverão interromper por pelo menos 6 meses o acesso à Estação General Osório.
Estação Gávea
Não está certo que a Estação Gávea será construída para a Olimpíada. Se for construída, tampouco está confirmado se terá uma ou duas plataformas, para ser utilizada por outra linha no futuro.
Alvorada
A princípio, a Linha 4 que está sendo construída vai somente até o início da Barra da Tijuca, na Estação Jardim Oceânico.
Gráfico: Jornal O Globo (20/07/2011)