terça-feira, 24 de maio de 2011

Onde Seria a Estação Laranjeiras da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro?

metro rio em laranjeirasMuito se fala no metrô chegando a Laranjeiras pela Linha 4. Afinal, onde seria a Estação Laranjeiras do Metrô Rio?


Preferência dos Moradores pela Praça Ben Gurion

A preferência dos moradores de Laranjeiras é que a Estação Laranjeiras seja construída na Praça Ben Gurion, próxima à Rua General Glicério.

No entanto, porém, há quem defenda que a Estação Laranjeiras seja construída no Cosme Velho perto do trem do Corcovado para que turistas façam uma rápida baldeação para visitar uma das principais atrações turísticas da cidade.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Movimento Metrô que o Rio Precisa Defende Expansão do Metrô do Rio de Janeiro

mapa metro que o rio precisaO Movimento Metrô que o Rio Precisa defende a construção de uma malha metroviária para o Rio de Janeiro. A saber:


Linha 1

Conclusão do anel circular da Linha 1 com as estações: Estação Uruguai (obras em andamento), Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Antero de Quental e Estação Gávea. Também defende a conclusão das obras da Estação Morro de São João, em Botafogo.


Linha 2

Conclusão da Linha 2 sentido Centro com as Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV. Expansão da Linha 2 em direção à Baixada Fluminense com a Estação Vila Rosali, Estação Agostinho Porto, Estação Coelho da Rocha e Estação Belford Roxo.


Linha 4

Construção das seguintes estações: Estação Carioca, EstaçãoLaranjeiras, Estação Largo dos Leões, Estação Humaitá, Estação Jardim Botânico, Estação Gávea, Estação São Conrado, Estação Jardim Oceânico, Estação Downtown, Estação Città América, Estação Barra Shopping, Estação Nova Ipanema e Estação Alvorada.

O movimento não esqueceu das outras linhas e bairros, mas como a prioridade do governo é levar o metrô à Barra da Tijuca por causa das Olimpíadas, tornou-se necessária a discussão do metrô na área metropolitana do Rio de Janeiro, até porque, não podemos deixar que a Linha 1 seja extendida eternamente até a Barra formando assim um "linhão". Também há de se levar em conta que a Linha 3 tem uma verba independente da Linha 4 e suas obras não começaram por suspeita de superfaturamento no orçamento.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Estrutura da Estação Botafogo

estrutura projeto Estação Botafogo metrô rioAo lado, o projeto estrutural da Estação Botafogo. Repare que ela foi concebida para receber os trens vindos da Estação Morro de São João, que jamais foi construída.

sábado, 14 de maio de 2011

TCU Pode Aprovar a Linha 3

linha 3 niteroi a sao gonçaloPara o jornal O Dia, o Senador Marcelo Crivella declarou que o Tribunal de Contas da União está próximo de aprovar as novas contas do Governo Estadual para construir o primeiro trecho da Linha 3 do metrô.


Ligação Entre Niterói e São Gonçalo  

Diferente das últimas notícias publicadas aqui, o trecho 1 a ser construído seria o que o Governo Estadual queria inicialmente, com 14 estações ligando Niterói a São Gonçalo.

Há dois anos o Governo Federal transferiu para o Governo fluminense R$ 62,5 milhões para o início da obra.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Calamidade em Santa Teresa

bonde santa tereza calamidadeO bonde de Santa Teresa remete os cariocas à nostalgia, encanta turistas e dá um ar de interior ao bairro de Santa Teresa. Está na moda andar de bonde, passa na novela, tiram fotos dele e gera repercussão internacional. Apesar disso, os governos do Rio não só não deram atenção aos bondes, como tentaram e tentam acabar com eles.


Venda das Peças da Fábrica

Uma das últimas agressões foi o governo estadual ter vendido - irregularmente - as máquinas de fazer peças dos bondinhos para o ferro-velho Balprensa, na Pavuna.

Antes porém, os governos Garotinho e Cabral conseguiram transformar oito dos catorze bondinhos históricos sobreviventes em VLTs. Estes VLTs, de péssima qualidade, custaram R$ 1 milhão cada e fazem um barulho de 105 decibéis. O dinheiro pago para cada VLT daria para ter consertado três bondinhos históricos, que fazem muito menos ruído.

Atualmente, o bairro tem apenas dois ou três VLTs funcionando e talvez dois bondinhos históricos. Os demais estão parados na garagem à espera de conserto.


SETRANS Rompe com AMAST

Por causa das denúncias, a SETRANS não discute, nem negocia mais com A Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (AMAST). Funcionários que operam os bondinhos, dizem que há dois dos históricos precisando de poucos reparos, cujo orçamento é de R$ 600 mil para voltarem a funcionar.


Governo Estadual Condenado

Em fevereiro, o Governo Estadual foi condenado ao perder o recurso que havia apresentado contra a Ação Civil Pública ajuizada pela 3ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Histório do Rio de Janeiro/AMAST.

Perderam também em segunda instância. O Governo do Estado do Rio de Janeiro foi condenado por desrespeitar o seu dever de prestador de serviço de passageiros, por descumprimento do seu Plano Estadual de Transportes (PET). A sentenção determina a restauração de todo o sistema: bondes, via permanente (trilhos), a oficina da Rua Carlos Brant, a rede aérea, o gradil dos Arcos da Lapa, além das reformas da Estação Carioca e Estação Curvelo.

Pela péssima conservação dos trilhos - e os poucos bondes em funcionamento, o bonde já não faz todo o percurso que fazia há quinze anos pelo bairro. Os passageiros são obrigados a saltar bem antes de seus destinos finais.

sábado, 7 de maio de 2011

Deveria Ser Democrático

Deveria ser democrático. Consulta popular já!

Abaixo os desmandos do governador!

Eu quero votar para o traçado do metrô do Rio!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Metrô do Rio: Três Quilômetros da Discórdia

A distância da Estação Estácio para a planejada Estação Praça da Cruz Vermelha é de 1,9 quilômetros aproximadamente e a distância entre a Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Carioca é de 1,3 quilômetros.

Não se pode esquecer da Estação Catumbi.

Destes 3,2 quilômetros, apenas 100 metros foram construídos.

A conclusão da obra estaria pronta se por ano, desde 1985, apenas 100 metros fossem construídos.