domingo, 31 de agosto de 2025

Estação Muda

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A Estação Muda será de suma importância  para atender a população carioca numa futura Linha 1 circular conectando a Zona e a Zona Norte (passando pelo Centro). O túnel entre a Estação Gávea e a Estação Uruguai precisa ser construído. Entre eles, defendemos que a Estação Muda também seja construída.


Vantagens da Estação Muda

  1. Atende os bairros de Muda, Usina, Alto da Boa Vista, Grajaú e Tijuca.
  2. Desafogaria o trânsito na Rua Conde de Bonfim.
  3. Desafogaria o volume de passageiros na Estação Uruguai.
  4. Possível futura expansão.


Quanto Custaria a Construção da Estação Muda?

Isso depende de uma série de fatores. Considerando apenas a construção da estação (sem contar o túnel, os trilhos, etc) seria preciso saber se a Estação Muda teria uma ilha ou duas plataformas laterias. A profundidade da mesma é outro ponto a ser considerado (a média do metrô do Rio de Janeiro é de 20 a 30 metros).

A área bruta da estação também impacta. Ela será apenas uma estação da Linha 1 ou vai se construir ali também outra plataforma para a Linha 1C em direção ao bairro do Méier?

O método construtivo da estação é outro fator a ser considerado e estudado. Finalmente, qual o volume de obras civis necessário para construir a Estação Muda?

A Estação Muda pode custar qualquer coisa entre R$ 250 milhões e R$ 1,4 bilhão.


Localização da Estação Muda

A Estação Muda precisa ficar a uma distância razoável da Estação Uruguai numa localização de fácil acesso para o túnel vindo da Estação Gávea.

Consideramos a localização próxima à Rua Conde de Bonfim na altura da Rua Mário de Alencar a melhor opção. Ela ficaria a cerca de 1,5km da Estação Uruguai e há terrenos disponíveis ali para sua construção.

Uma Outra opção que vimos foi construir a estação na Praça Xavier de Brito. No entanto, ela ficaria muito próxima à Estação Uruguai.

Também estudamos a Rua Garibaldi e a Rua Trompowski. Em ambos os casos, temos um comércio intenso com pouco espaço para se colocar as entradas da estação. Isso quer dizer que construir uma estação nestes locais exigiria desapropriações, o que encareceria a obra.

domingo, 3 de agosto de 2025

Governo Promete Investir R$ 28 Bi no Metrô do Rio de Janeiro

No dia 09 de julho de 2025, o Governo detalhou um plano de investimento na expansão do metrô do Rio de Janeiro. O plano de investimentos é o seguinte:

  • 31 estações
  • 44 quilômetros de trilhos.
  • R$ 28,8 bilhões
  • Conclusão em 2032.
  • Via PPP (Parceria-Público-Privada)

Investimento Começaria pela Linha 3

Cerca de R$ 14,6 bilhões (mais da metade) seriam destinados á construção da Linha 3 (que nada mais é que a expansão da Linha 2). O Rio de Janeiro ganharia a Estação Praça XV. Dali, o metrô seguiria para a Estação Praça Araribóia, em Niterói, através de um túnel sob a Baía de Guanabara. A partir de Niterói, os trens iriam a até a Estação Guaxindiba, em São Gonçalo. Neste projeto, seriam 22 quilômetros de trilhos.

Linha 4 Até o Recreio dos Bandeirantes

O projeto de expansão da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes não está definido por este governo. Tudo o que foi anunciado é que pelo menos cinco estações novas seriam construídas, incluindo a Estação Alvorada. Aqui seriam investidos cerca de R$ 9,8 bilhões.

Conclusão da Linha 2 no Centro

As conclusões da Estação Carioca, Estação Praça da Cruz Vermelha, além da construção da Estação Catumbi estão nos planos. É o meio correto de se integrar o metrô que vai a Niteroi. Da Estação Carioca, o passageiro poderá seguir viagem para a Estação Praça XV.

Licitações em 2026

Com aporte do BNDES, as primeiras licitações da expansão metroviária devem acontecer no começo de 2026. O primeiro trecho a ser licitado deve ser a conclusão da Linha 2, num valor estimado de cerca de R$ 4,4 bilhões.