quinta-feira, 30 de junho de 2005

Os Planos da Concessionária em 2005

Em 2005, a concessionária Metrô Rio publicou em seu site os seus planos de expansão para tornar as Linhas 1 e 2 as mais rentáveis possíveis.


Linha 1 Mais Rentável na Zona Norte

Neste projeto, a Linha 1 ganharia a Estação Morro de São João, a Estação General Osório, a Estação Uruguai, a Estação Praça Sachet, a Estação Grajaú, a Estação Barão do Bom Retiro e a Estação Méier. Destas, até o momento, apenas a Estação General Osório e a Estação Uruguai foram construídas.


Linha 1A Desejada

A Linha 1A já fazia planos da concessionária, colocando os trens da Linha 2 na Linha 1. Isso foi feito e também construíram a Estação Cidade Nova, como previsto no mapa em anexo.


Grande Expansão para Lucrar com a Linha 2

No projeto de 2005, apesar da Linha 1A, a concessionária também pretendia levar a Linha 2 até as barcas. Seriam construídas a Estação Praça da Cruz Vermelha, a Estação Carioca e a Estação Praça XV. Nada disso foi feito. Na outra ponta, ela desejava construir a Estação Vila Rosali, a Estação Agostinho Porto, a Estação Coelho da Rocha e a Estação Belford Roxo. Nada foi feito.


Linha 2A Seria Complementar

A concessionária também pretendia construir a Linha 2A. A Estação Colégio seria ampliada para receber outra plataforma. Também seriam construídas a Estação Avenida Brasil e a Estação Trevo das Margaridas. Nada disso foi feito.

domingo, 13 de março de 2005

Expansão Deixa Metrô a 750 Metros de Ipanema

Expansão Deixa Metrô a 750 Metros de Ipanema
Em 13 de março de 2005, o Globo anunciava que faltava um ano para a inauguração da Estação Cantagalo da Linha 1. O metrô ficaria assim a apenas 750 metros do bairro de Ipanema.


Linha Prioritária Ainda Incompleta

Aproveito para lembrar que a Linha Prioritária, prevista para ser inaugurada em 1979, era composta do trecho Estação Saens Peña - Estação General Osório, mas a Linha 1 deveria ser Estação Uruguai - Estação Nossa Senhora da Paz.

Somente em 2014, após a inauguração da Estação Uruguai, que a linha prioritária foi concluída mas mesmo assim Copacabana tem apenas três estações (contra cinco do projeto original) e Botafogo uma (contra duas do projeto original).