domingo, 29 de agosto de 2010
Reformas na Estação Largo do Machado
A concessionária Metrô Rio prometeu e reformou a Estação Largo do Machado. Ela trabalha agora na reforma da Estação Botafogo.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Linha 3 do Metrô do Rio Desobstruída
domingo, 22 de agosto de 2010
Novas Placas do Metrô de Tóquio
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Já se Pode Visitar o Metrô de Macaé
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Metrô É muito mais do que um Meio de Transporte em Nova Déli
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Cariocas Desafiam Ditadura
Ninguém mais agüenta o Sérgio Cabral e seus demandos. Ele parece decidido a destruir o metrô do Rio de Janeiro. Conseguiu, em parte, com a construção da Linha 1A antes de terminar a Linha 2 (Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV eram promessa de campanha).
A Linha 4 prometida pelo ditador - isto é Governador - é a extensão da Linha 1 de Ipanema até a Barra da Tijuca.
Ele não contava com a união entre associações de moradores de diversos bairros da zona sul e zona oeste, com a Rio Trilhas, com o Sindicato dos Metroviários e com engenheiros e especialistas nos transportes de massa.
Os cariocas querem a Linha 4 original. Em outras palavras: a ligação da Estação Carioca à Estação Alvorada, através de Botafogo, mesmo que apenas parte deste trecho tenha sido licitado em 1998.
O segundo passo é terminar as obras do trecho licitado fazendo as seguintes estações: Estação Jardim Oceânico, Estação São Conrado, Estação Gávea, Estação Jardim Botânico, Estação Humaitá e Estação Botafogo (esta última precisa ser ampliada, pois ela só recebe atualmente trens da Linha 1).
A etapa seguinte é a extensão da Linha 4 até a Estação Alvorada passando pela Estação Downtown, Estação Barra Shopping e Estação Alvorada (que deverá ser grande para receber futuramente os trens da Linha 6 e os ônibus do corredor T5).
Finalmente, na outra direção, é preciso fazer a Estação Laranjeiras e a ampliação da Estação Carioca para que esta estação central receba os trens da Linha 4. Nesta obra, é importante que as obras da Linha 2 já tenham sido concluídas.
A demora do governo em executar a obra, segundo o jornal O Globo fez com que a obra da Linha 4 saltasse de R$ 880 milhões para 5 bilhões. Suas obras começaram com 11 anos e 4 meses de atraso em relação à licitação.
Por que Cabral defende tanto este "linhão" que ninguém quer e ninguém acha bom?
A Linha 4 prometida pelo ditador - isto é Governador - é a extensão da Linha 1 de Ipanema até a Barra da Tijuca.
Ele não contava com a união entre associações de moradores de diversos bairros da zona sul e zona oeste, com a Rio Trilhas, com o Sindicato dos Metroviários e com engenheiros e especialistas nos transportes de massa.
Os cariocas querem a Linha 4 original. Em outras palavras: a ligação da Estação Carioca à Estação Alvorada, através de Botafogo, mesmo que apenas parte deste trecho tenha sido licitado em 1998.
O que precisa ser feito
Em primeiro lugar, é necessário que o Governo defina onde será a Estação Gávea: PUC ou Praça Santos Dumont? Por que não as duas? É importante lembrar que no futuro a Gávea terá também a Linha 1 passando por ela em direção à futura Estação Rua Uruguai (que deverá ser construída entre 2012 e 2014).O segundo passo é terminar as obras do trecho licitado fazendo as seguintes estações: Estação Jardim Oceânico, Estação São Conrado, Estação Gávea, Estação Jardim Botânico, Estação Humaitá e Estação Botafogo (esta última precisa ser ampliada, pois ela só recebe atualmente trens da Linha 1).
A etapa seguinte é a extensão da Linha 4 até a Estação Alvorada passando pela Estação Downtown, Estação Barra Shopping e Estação Alvorada (que deverá ser grande para receber futuramente os trens da Linha 6 e os ônibus do corredor T5).
Finalmente, na outra direção, é preciso fazer a Estação Laranjeiras e a ampliação da Estação Carioca para que esta estação central receba os trens da Linha 4. Nesta obra, é importante que as obras da Linha 2 já tenham sido concluídas.
Defesa ao Projeto Original
As associações de moradores de Recreio, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, São Conrado, Gávea, Botafogo, Humaitá, Laranjeiras, Ipanema e Leblon defendem o projeto original da Linha 4, assim como engenheiros de transportes, Rio Trilhos, os metroviários e o candidato a Governador Gabeira.A demora do governo em executar a obra, segundo o jornal O Globo fez com que a obra da Linha 4 saltasse de R$ 880 milhões para 5 bilhões. Suas obras começaram com 11 anos e 4 meses de atraso em relação à licitação.
Por que Cabral defende tanto este "linhão" que ninguém quer e ninguém acha bom?
sábado, 7 de agosto de 2010
Obras a todo Vapor na Estação Central de Macaé
Riverton Mussi, Prefeito de Macaé, tem acompanhado de perto as obras da futura Estação Central do Metrô de Macaé. Esta será a principal estação do sistema e a base operacional do metrô, que está previsto para ser inaugurado em 2012.
A equipe da prefeitura envolvida no projeto está se mudando para salas na Estação Central para ficarem focadas no projeto. Escritórios da Secretaria de Mobilidade Urbana, Guarda Municipal e Subsecretaria de Educação no Trânsito estão sendo feitos.
A área no entorno do local está valorizada com a chegada do metrô. Um protótipo VLT deve chegar em breve a Macaé e ficará instalado na Estação Central.
A equipe da prefeitura envolvida no projeto está se mudando para salas na Estação Central para ficarem focadas no projeto. Escritórios da Secretaria de Mobilidade Urbana, Guarda Municipal e Subsecretaria de Educação no Trânsito estão sendo feitos.
A área no entorno do local está valorizada com a chegada do metrô. Um protótipo VLT deve chegar em breve a Macaé e ficará instalado na Estação Central.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Videos da Linha 3 do Metrô do Rio
Graças a Felipe, que comentou neste blog recentemente, descobri e resolvi publicar dois videos para se ter uma ideia da Linha 3 do nosso metrô.
A antiga ferrovia Niterói - Itaboraí foi desativada em 2004 para passageiros e parou de funcionar por completo em 2008. Vocês podem ver nas imagens abaixo, o completo estado de abandono das estações, do trem e da linha férrea.
Colada na ferrovia, podemos ver milhares de casas construídas irregularmente ao longo da via. Com elas vieram muito lixo, carros e até cavalos.
Este video de Latuff mostra o trem indo de Niterói à Itaboraí:
Este video de Latuff mostra o trem chegando à estação de Niterói:
Lembro apenas que apenas um trecho da Linha 3 (14 estações) foi prometida por Sérgio Cabral (a promessa ainda está no papel). Este trecho ligaria Niterói a São Gonçalo. O trecho São Gonçalo - Itaboraí é o terceiro, que só deverá ser construído após a ligação de Niterói com a futura Estação Praça XV.
A antiga ferrovia Niterói - Itaboraí foi desativada em 2004 para passageiros e parou de funcionar por completo em 2008. Vocês podem ver nas imagens abaixo, o completo estado de abandono das estações, do trem e da linha férrea.
Colada na ferrovia, podemos ver milhares de casas construídas irregularmente ao longo da via. Com elas vieram muito lixo, carros e até cavalos.
Este video de Latuff mostra o trem indo de Niterói à Itaboraí:
Este video de Latuff mostra o trem chegando à estação de Niterói:
Lembro apenas que apenas um trecho da Linha 3 (14 estações) foi prometida por Sérgio Cabral (a promessa ainda está no papel). Este trecho ligaria Niterói a São Gonçalo. O trecho São Gonçalo - Itaboraí é o terceiro, que só deverá ser construído após a ligação de Niterói com a futura Estação Praça XV.
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