Em 05 de março de 1979 (O Globo)
“Nunca mais ando nessa joça. Parece o trem de Japeri.” A queixa foi
registrada no dia 5 de março de 1979. E a voz de protesto era de uma das
milhares de pessoas que aproveitaram a hora do almoço daquela
segunda-feira para passear de graça no metrô do Rio de Janeiro, nas
primeiras viagens para o público depois da solenidade de inauguração.
Prevista para o meio-dia, a viagem inicial só ocorreu 45 minutos mais
tarde, quando uma composição saiu da estação Praça Onze com destino à
Glória, levando cerca de 250 passageiros. O último trem do dia partiu às
15h15m, no mesmo sentido, sob protesto dos usuários, que queriam andar
mais no metrô, apesar da superlotação que originou a queixa acima.
Viagem Inaugural na Hora do Almoço
A
viagem inaugural, de fato, aconteceu pouco depois de meio-dia, quando
um trem com quatro carros levou o presidente Ernesto Geisel, o
governador Faria Lima e uma comitiva de 400 pessoas. Foram uma hora e
cinco minutos para percorrer 5,1 quilômetros da Praça Onze à Glória, com
solenidades nas cinco estações que entraram em funcionamento, após
quatro anos de obras: Praça Onze, Central do Brasil, Presidente Vargas,
Cinelândia e Glória. O maior problema ocorreu na Central, pois o
equipamento de ar-condicionado da estação pifou na hora da inauguração.
Nos
quatro primeiros meses, foram postos em operação quatro composições,
com quatro carros cada e capacidade para 1.200 passageiros, das 9h às
15h. E no primeiro mês, os usuários viajaram de graça. Em dezembro de
1979, o horário passou a ser das 9h às 23h. As estações Uruguaiana e
Estácio foram abertas no ano seguinte.
Em 1981, foram concluídas as
estações Carioca, Catete, Morro Azul (Flamengo) e Botafogo, todas na
Linha 1. Em novembro de 1981, foi inaugurada a Linha 2, com as estações
São Cristóvão e Maracanã. Em dezembro, a estação Largo do Machado
completou o trecho da Linha 1 na Zona Sul. No ano seguinte, entraram em
operação as estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña.