sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Estação Estácio do Metrô do Rio

Estação Estácio metrô
A Estação Estácio do Metrô do Rio de Janeiro foi inaugurada em 17 de março de 1980. Durante cerca de dois anos e meio, apenas a Linha 1 funcionou ali. Em 19 de novembro de 1982, a Linha 2 começou a operar na Estação Estácio.


Estação Estácio Construída para Receber Trens da Linha 1 e da Linha 2

Seu projeto arquitetônico foi desenhado por PAAL (Projeto Arquitetos Associados Ltda) em 1977.

A Estação Estácio deveria ser a segunda maior da Linha 1, atrás apenas da Estação Carioca. No entanto, apenas dois acessos foram construídos. O acesso A fica na direção da prefeitura. Sua proximidade à sede do prefeito na Cidade Nova é tão próximo que não faz nenhum sentido existir a Estação Cidade Nova da Linha 1A. O acesso B fica na direção do elevado Paulo de Frontin.

Nos horários de pico, passam por ali cerca de 80 mil pessoas por hora. No entanto, hoje, com a inauguração da Linha 1A, a plataforma da Linha 2 fica fechada quase todo dia. É raro pegar um trem que pare na plataforma da Linha 2, mesmo em finais de semana.


Estação Estácio terminal rodoviario
Estação Estácio Deveria Receber um Terminal de Ônibus

Quando projeto metroviário foi concebido no final dos anos 1960 e aprimorado durante os anos 1970, engenheiros projetaram a Estação Estácio para receber um terminal de ônibus municipais. Ele pode ser visto nesta maquete no lado inferior direito.

A ideia dos engenheiros de transportes era desafogar o trânsito no Centro da cidade. Assim, o passageiro desceria dos ônibus na Estação Estácio e seguiriam suas viagens de metrô. Se o terminal tivesse sido construído, teriam sido tirados diversos veículos do Centro.


Estação Estácio e sua Localização Estratégica

Além da Prefeitura do Rio de Janeiro, a Estação Estácio fica próxima à Universidade Estácio de Sá, à Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, à UniCarioca, ao Terminal Rodoviário Novo Rio e ao Centro de Tradições Nordestinas.

Três linhas de ônibus fazem a integração com o metrô na Estação carioca: 209A, 401A e 401B.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Estação Gávea Pode Desbloquear Outras Expansões do Metrô

mapa expansao metro rio 2024
Segundo o Governador Cláudio Castro, a conclusão da Estação Gávea - o que ele considera conclusão - deve desbloquear outros investimentos visando a expansão do metrô fluminense.


Prioridade Levar a Linha 2 à Praça XV

A prioridade do Governador Cláudio Castro seria atender um antigo desejo da concessionária Metrô Rio e o projeto original do metrô fluminense: a tão sonhada conclusão da Linha 2 no Centro do Rio de Janeiro.

A obra é simples. São poucos quilômetros de túnel e uma parte considerável das estações já estão construídas. É o caso da Estação Estácio, cem por cento pronta. A Estação Carioca já tem 70% de sua obra concluída. Análises também chegaram a ser feitas na Estação Praça da Cruz Vermelha. Uma pequena parte do túnel entre a Estação Estácio e a Estação Catumbi também foi escavada. Do zero mesmo, somente a Estação Catumbi e a Estação Praça XV.

A independência da Linha 2 da Linha 1 faria com que o metrô pudesse transportar oito carros entre a Estação Praça XV e a Estação Pavuna. Além disso, a Linha 2 receberia o público das Barcas e ficaria pronta para seguir viagem em direção a Niterói numa próxima expansão.


Linha 3 Também Discutida

Levar o metrô do Centro do Rio de Janeiro a Niterói e São Gonçalo deveria ser uma ambição de qualquer governador. É uma obra de infraestrutura fundamental para uma grande metrópole como a Cidade Maravilhosa. No entanto, é uma obra mais complexa e mais cara, sobretudo se a fizerem direito, com túnel por baixo das águas da Baía de Guanabara.


Outras Obras em Pauta

A Linha 1 circular, a Linha 4 até a Estação Alvorada, a Linha 5 para a Ilha do Governador e a Linha 6 através da Zona Oeste também são lembradas, junto com linhas para a Região Oceânica de Niterói, Deodoro, Méier e muito mais.

Difícil é acreditar. Sempre que um governador ou candidato fala de metrô, ele promete expandi-lo mas muito pouco ou nada sai do papel.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Cláudio Castro Assina Documento para Retomada das Obras da Estação Gávea

Retomada das Obras da Estação Gávea
Em 02 de outubro de 2024, o Governador Cláudio Castro assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que permite a retomada das obras da Estação Gávea. O mandachuva garantiu que as obras recomeçam antes do final do ano.

Leia mais sobre a Estação Gávea aqui.


O que Diz o Termo de Ajustamento de Conduta?

A concessionária Metrô Rio se comprometeu a investir R$ 600 milhões que caberiam ao consórcio construtor Rio-Barra. A contrapartida da Metrô Rio e a extensão do seu contrato de concessão por mais dez anos. Já o Governo Estadual terá que investir R$ 97 milhões.

Além da construção da Estação Gávea (incluindo a instalação de trilhos, bilheterias, tubulações de água e energia, luz, entre outros), cerca de 40 metros de túnel entre a Estação Gávea e o túnel que liga a Gávea a São Conrado precisa ser concluído.

Os acabamentos também são necessários como a instalação das aduelas no túnel após a retirada de toda aquela água do túnel metroviário.


TCE Aprovou TAC

A assinatura do TAC veio depois que o Tribunal de Contas do Estado aprovara este acordo.


Trecho Leblon - Gávea e Tatuzão Seguirão Abandonados

Como publicado aqui em maio de 2024, para ser ir do Leblon à Gávea ou vice-versa, será necessário ir primeiro a São Conrado.  Totalmente absurdo!

O TAC prevê apenas uma solução temporária para a Estação Gávea. O túnel entre os bairros do Leblon e da Gávea, com cerca de 1,2 quilômetros de cumprimento, não será escavado. Isto quer dizer que o tatuzão permanecerá desligado.

Em outras palavras, do Leblon para a Gávea será necessário primeiro chegar à Estação São Conrado, desembarcar, trocar de trem e aí, sim, chegar à Estação Gávea. Ou seja, em muitos momentos do dia, o passageiro poderá chegar mais rápido de ônibus do que de metrô ao seu destino. O mesmo vale para quem vai da Gávea para o Leblon.


Dinheiro da Corrupção Sumido

A paralisação das obras da chamada Linha 4 se deu porque roubaram cerca de R$ 3 bilhões em superfaturamento e desvios de verba. A demora na retomada das obras da Estação Gávea se deu porque o Ministério Público Estadual e o TCE exigiam a devolução deste dinheiro. Com a assinatura do TAC, os cidadãos do Rio de Janeiro ficarão sem ver este dinheiro que poderia ser utilizado para outras obras do metrô.


Políticos Não Cansam de Fazer Gambiarras no Metrô do Rio de Janeiro

O Metrô Rio foi de exemplo de um sistema moderno, limpo e rápido para um sistema vergonhoso, sujo e infeficaz. Como? Com muitas gambiarras.

Botafogo era para ter três estações de metrô e ficou com uma. A obra da Estação Morro de São João está abandonada há pelo menos vinte anos.

Copacabana era para ter cinco estações, mas ficou com apenas três.

O que falar da Linha 2 que nunca chegou ao seu destino final? Nem numa ponta, nem na outra.

Da Linha 4 fizeram apenas duas estações e dizem que as novas da Linha 1 são da Linha 4.

Os políticos colocaram até os trens da Linha 2 por onde deveriam circular apenas as composições da Linha 1.

E não para por aí. Lembra que temos duas estações General Osório? Uma não é mais utilizada apesar de ser nova. A Estação Estácio também só se usa metade dela, assim como a Estação Carioca. Na relação de estações parcialmente construídas, mas não concluídas ou utilizadas ainda temos a Estação Morro de São João e a Estação Praça da Cruz Vermelha. A elas, se juntará em alguns anos a Estação Gávea.

Outra gambiarra foram ter construído a Estação Uruguai fora de sua localização projetada, à Rua Uruguai. Ela foi construída onde funcionava o pátio de manobras da Linha 1 na Zona Norte.

A consequência de todos estes erros com fins políticos foi a redução da capacidade metrovária fluminense em cerca de 80%