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Estação Estácio do Metrô do Rio de Janeiro foi
inaugurada em 17 de março de 1980. Durante cerca de dois anos e meio, apenas a Linha 1 funcionou ali. Em 19 de novembro de 1982, a Linha 2 começou a operar na Estação Estácio.
Estação Estácio Construída para Receber Trens da Linha 1 e da Linha 2
Seu projeto arquitetônico foi desenhado por PAAL (Projeto Arquitetos Associados Ltda) em 1977.
A Estação Estácio deveria ser a segunda maior da Linha 1, atrás apenas da Estação Carioca. No entanto, apenas dois acessos foram construídos. O acesso A fica na direção da prefeitura. Sua proximidade à sede do prefeito na Cidade Nova é tão próximo que não faz nenhum sentido existir a Estação Cidade Nova da Linha 1A. O acesso B fica na direção do elevado Paulo de Frontin.
Nos horários de pico, passam por ali cerca de 80 mil pessoas por hora. No entanto, hoje, com a inauguração da Linha 1A, a plataforma da Linha 2 fica fechada quase todo dia. É raro pegar um trem que pare na plataforma da Linha 2, mesmo em finais de semana.
Estação Estácio Deveria Receber um Terminal de Ônibus
Quando projeto metroviário foi concebido no final dos anos 1960 e aprimorado durante os anos 1970, engenheiros projetaram a Estação Estácio para receber um terminal de ônibus municipais. Ele pode ser visto nesta maquete no lado inferior direito.
A ideia dos engenheiros de transportes era desafogar o trânsito no Centro da cidade. Assim, o passageiro desceria dos ônibus na Estação Estácio e seguiriam suas viagens de metrô. Se o terminal tivesse sido construído, teriam sido tirados diversos veículos do Centro.
Estação Estácio e sua Localização Estratégica
Além da Prefeitura do Rio de Janeiro, a Estação Estácio fica próxima à Universidade Estácio de Sá, à Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, à UniCarioca, ao Terminal Rodoviário Novo Rio e ao Centro de Tradições Nordestinas.
Três linhas de ônibus fazem a integração com o metrô na Estação carioca: 209A, 401A e 401B.