sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Estação Gávea Pode Desbloquear Outras Expansões do Metrô

mapa expansao metro rio 2024
Segundo o Governador Cláudio Castro, a conclusão da Estação Gávea - o que ele considera conclusão - deve desbloquear outros investimentos visando a expansão do metrô fluminense.


Prioridade Levar a Linha 2 à Praça XV

A prioridade do Governador Cláudio Castro seria atender um antigo desejo da concessionária Metrô Rio e o projeto original do metrô fluminense: a tão sonhada conclusão da Linha 2 no Centro do Rio de Janeiro.

A obra é simples. São poucos quilômetros de túnel e uma parte considerável das estações já estão construídas. É o caso da Estação Estácio, cem por cento pronta. A Estação Carioca já tem 70% de sua obra concluída. Análises também chegaram a ser feitas na Estação Praça da Cruz Vermelha. Uma pequena parte do túnel entre a Estação Estácio e a Estação Catumbi também foi escavada. Do zero mesmo, somente a Estação Catumbi e a Estação Praça XV.

A independência da Linha 2 da Linha 1 faria com que o metrô pudesse transportar oito carros entre a Estação Praça XV e a Estação Pavuna. Além disso, a Linha 2 receberia o público das Barcas e ficaria pronta para seguir viagem em direção a Niterói numa próxima expansão.


Linha 3 Também Discutida

Levar o metrô do Centro do Rio de Janeiro a Niterói e São Gonçalo deveria ser uma ambição de qualquer governador. É uma obra de infraestrutura fundamental para uma grande metrópole como a Cidade Maravilhosa. No entanto, é uma obra mais complexa e mais cara, sobretudo se a fizerem direito, com túnel por baixo das águas da Baía de Guanabara.


Outras Obras em Pauta

A Linha 1 circular, a Linha 4 até a Estação Alvorada, a Linha 5 para a Ilha do Governador e a Linha 6 através da Zona Oeste também são lembradas, junto com linhas para a Região Oceânica de Niterói, Deodoro, Méier e muito mais.

Difícil é acreditar. Sempre que um governador ou candidato fala de metrô, ele promete expandi-lo mas muito pouco ou nada sai do papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário