segunda-feira, 14 de novembro de 1983

1983: Jornal do Brasil e Márcio Braga Lideram Campanha contra Estação Morro Azul

plebiscito estação flamengo
Em 14 de novembro de 1983, o Jornal do Brasil publicou em sua edição diária uma cédula para um plebiscito inusitado e não-oficial. O carioca deveria votar se a Estação Morro Azul da Linha 1 deveria continuar com este nome ou se ela deveria se chamar Estação Flamengo.


Plebiscito, Abaixo-Assinado e Flamengo Pressionam

Pelo regulamento do próprio jornal, o carioca deveria enviar pelo correio seu voto a uma das 27 agências do Jornal do Brasil. Outra opção seria depositar a cédula numa urna colocada na Estação Morro Azul.

Um dos líderes da campanha de mudança do nome foi Márcio Braga, presidente do Club de Regatas do Flamengo, que em 07 de novembro de 1983 se manifestou publicamente a favor da mudança de nome.

A Estação Morro Azul foi inaugurada em 18 de setembro de 1981. Seu nome causou grande confusão entre os cariocas. Morro Azul é uma pequena favela no bairro do Flamengo. Numa época que não existia celulares ou internet, muita gente não conseguia chegar ao bairro do Flamengo, pois não identificava Morro Azul. Muitos passageiros saltavam na Estação Botafogo.

estação morro azul
A Associação de Moradores e Amigos do Flamengo promoveu um abaixo-assinado. O movimento pela mudança de nome ganhou a simpatia do presidente do Metrô Carlos Theóphilo.

sábado, 12 de novembro de 1983

1983: Estação Maracanã Será Anunciada no Placar Eletrônico

estaçao maracana metro anunciada no placarA inauguração da Estação Maracanã (em 19 de novembro de 1983) será divulgada no placar eletrônico do estádio do Maracanã.


Parceria Metrô com Estádio do Maracanã

O anúncio foi feito pelo Presidente do Metrô Carlos Theóphilo no dia 12 de novembro de 1983 e publicado pelo Jornal do Brasil em 13 de novembro de 1983.

O Estádio do Maracanã também ganharia um estacionamento para 600 vagas de automóveis. O objetivo seria retirar carros das ruas que engarrafam a Praça da Bandeira em dias de jogos e grandes eventos no estádio e na UFRJ.

Junto com a Estação Maracanã também no dia 19 de novembro seria inaugurada a Estação São Cristóvão. A Linha 2 finalmente ganharia forma. O tempo de viagem estimado entre a Estação Maracanã e a Estação Estácio seria de em torno de três a quatro minutos.


Placar Eletrônico Também Era Novo

placar eletrônico maracana
O placar eletrônico do Maracanã ainda era uma novidade em 1983, tendo sido ele inaugurado em 1979, 29 anos depois da abertura do estádio para a Copa do Mundo de 1950.

quinta-feira, 30 de junho de 1983

Deu na Imprensa em 1983: Linha 2 Ai Aumentar Movimento do Metrô em 50 Mil Passageiros / Dia

A Linha 2 vai aumentar o movimento do Metrô em 50 mil passageiros por dia.

Pelo menos a Linha 2 chegou até a Pavuna!

A matéria foi publicada pelo Jornal do Brasil em 1983.



































domingo, 13 de março de 1983

Metrô Chega ao Subúrbio Após Seis Anos de Obras

O metrô finalmente deixou a Zona Norte e seguiu em direção ao subúrbio. Foi assim que O Globo noticiou a inauguração de mais estações da Linha 2 em 13 de março de 1983.

Aliás, 1983 foi o primeiro de uma sequência de vacas magras para o metrô do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro já não era a capital do Brasil há mais de vinte anos. O Governo Federal e o BNDES não deram mais empréstimos para que o estado continuasse a obra de seu metrô. 
cloraldinho: rio terá melhor sistema de transporte

sábado, 12 de março de 1983

Estação Irajá

Estação Irajá linha 2A história da Estação Irajá do metrô começa em 1883. O local era uma antiga estação de trem, aberta pela Estrada de Ferro Rio d'Ouro.


Metrô Chega a Irajá em 1998

A Estação Irajá foi inaugurada em 1998. Ela é uma das estações da Linha 2 e fica no encontro das avenidas Pastor Martin Luter King Jr. e Monsenhor Félix, as mais importantes do bairro.

A Estação Irajá conta com dois acessos: o acesso A é pela Avenida Monsenhor Félix e o acesso B está localizado na Estrada Padre Roser.

Ela foi inaugurada em 12 de março de 1983.


Estação Irajá Deverá Ter Plataforma da Linha 6

Além da Linha 2, ela aguarda receber o metrô da Linha 6. Sob a plataforma da Linha 2, deve ser construída a plataforma para receber a Linha 6. Na Linha 2, ela está entre a Estação Vicente de Carvalho e a Estação Colégio. Na Linha 6, ela ficará entre a Estação Vaz Lobo e a Estação Brás de Pina.

Inaugurações de 1983 do Metrô Rio

estaçao maria da graçaO metrô do Rio de Janeiro ganhou mais quatro estações em 1983. Todas elas da Linha 2.

Todas as quatro estações foram inauguradas em 12 de março de 1983: Estação Maria da Graça, Estação Inhaúma, Estação Del Castilho e Estação Irajá.

A foto mostra a Estação Maria da Graça, ainda com os trens antigos do metrô. Era o chamado "Pré-Metrô" e seus usuários faziam baldeação nesta estação.


Inaugurações de 1983

  • Estação Maria da Graça
  • Estação Del Castilho
  • Estação Inhaúma
  • Estação Irajá