O tatuzão parado custa R$ 3 milhões por mês!
Uma obra de metrô não é barata. Pelo menos, quando estiver pronta, a população usufrui de seu excelente serviço.
Uma obra de metrô parada tampouco é barata. No caso específico da Linha 4, ela tem custos de se manter e proteger buracos abertos da Estação Gávea, de fazer a manutenção diária no tatuzão, de pagar funcionários empregados pelo consórcio construtor, iluminação, manutenção e vigilância das aduelas prontas no Centro, entre outros. Isso sem contar, com o risco de possíveis furtos de equipamentos.
Obras em Outras Estações Paralisadas
Pior é saber que a Estação Gávea não é a única nesta situação. É bom lembrar que o Rio tem a Estação Morro de São João e a Estação Carioca 2 com 80% de suas estruturas prontas.
Em 05 de março de 2017, o Globo publicou a matéria "Verba Que Vai para o Buraco". Ela foi escrita por Guilherme Ramalho. Segundo a reportagem, listamos os custos abaixo:
* Custo Total das Obras paradas há dois anos: R$ 34,2 milhões.
Sendo que
- Custo Total da manutenção do Tatuzão: R$ 29,2 milhões.
- Custo Total dos Canteiros de Obras: R$ 5 milhões.
- Custo Mensal da manutenção do Tatuzão: R$ 2,9 milhões.
- Custo Mensal dos Canteiros de Obras: R$ 222.968,57.
Lembrando que
- Custo da Compra do Tatuzão em 2011: R$ 100 milhões.
- TCE Encontrou Sobrepreços na obra da Linha 4 na ordem de: R$ 2,3 bilhões.
- Custo Estimado da Linha 4: R$ 5 bilhões.
- Custo Total da Linha 4: R$ 9,7 bilhões.
- Verba que falta para a conclusão da Estação Gávea: R$ 500 milhões.
É bom lembrar ao leitor também que a Linha 4, incluindo a Estação Gávea, tinha a previsão inicial de ser inaugurada em janeiro de 2016. Ela foi inaugurada somente em agosto de 2016 sem a Estação Gávea.