Mais discreta que a Linha 4 pois não visa os Jogos Olímpicos, a concessionária Metrô Rio segue tocando as obras da Estação Uruguai da Linha 1, na Tijuca. Vejam as fotos de Marcos Villela e Pedro (Quero Metrô!).
As fotos abaixo são da esquina da Conde de Bonfim com:
Visconde de Cabo Frio:
Itacuruçá:
José Higino:
Clóvis Belivacqua:
sábado, 30 de julho de 2011
sábado, 23 de julho de 2011
Falta Política para a Conclusão da Linha 2 do Metrô do Rio
Segundo carta de Rosa Cassar, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais, publicada na revista Veja Rio de 22 de Junho de 2011, "a concessionária nunca descartou a possibilidade de extensão Estácio/Carioca/Praça Quinze". Em outras palavras, falta apenas o desejo político de concluir a Linha 2 em direção ao Centro.
Linha 2 Não Para na Estação Estácio
Após a Estação Estácio, a Linha 2 deveria seguir pelas seguintes paradas, de acordo com os projetos dos anos 1960 e 1970: Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Carioca (já pronta). Há um enorme desejo dos cariocas, desde os anos 2000, que após a Estação Carioca, a Linha 2 chegue também à Estação Praça Quinze.terça-feira, 19 de julho de 2011
Mapa dos Transportes do Rio em 2016
A imagem mostra o mapa de como o Governo do estado está desenhando o Sistema de Transportes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no cenário pós-2016.
Aparecem ainda outros projetos que mal há detalhamento, como os teleféricos que devem ligar algumas das favelas da cidade, como Rocinha, Providência, as do Complexo da Tijuca, além do (já existente) Complexo do Alemão, às redes de trem e metrô.
Outros Projetos, como o VLT do Porto, que irá da Leopoldina à Marina da Glória também aparecem.
O mapa mostra como ficarão as Linhas 1, 2, 3 e 4 do metrô.
Estações da Transoeste Definidas
Interessante observar que as estações da Transoeste já estão definidas, de Santa Cruz ao Jardim Oceânico, inclusive com os nomes das paradas.Aparecem ainda outros projetos que mal há detalhamento, como os teleféricos que devem ligar algumas das favelas da cidade, como Rocinha, Providência, as do Complexo da Tijuca, além do (já existente) Complexo do Alemão, às redes de trem e metrô.
Outros Projetos, como o VLT do Porto, que irá da Leopoldina à Marina da Glória também aparecem.
O mapa mostra como ficarão as Linhas 1, 2, 3 e 4 do metrô.
sábado, 16 de julho de 2011
Macaé Receberá R$ 48 Milhões
O Ministério das Cidades publicou no Diário Oficial que o Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana vai destinar R$ 47.894.400,00 para a implantação do Metrô de Macaé. A Prefeitura de Macaé informou que a primeira composição chegará à cidade em Março de 2012.
As composições do VLT já foram adquiridas pelo município que em 2010 assinou o contrato com a empresa Bom Sinal, garantido tecnologia 100% nacional no processo de montagem do equipamento. Para este segundo semestre estão previstas a realização das licitações dos processos complementares como estações, sistemas de comunicação, controle de passagens de nível e via permanente.
Fonte: Assessoria Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana
Obras do Metrô de Macaé Começaram em 2009
As obras do Metrô de Macaé estão em andamento desde 2009. A implantação do VLT ocorrerá em duas fases: na primeira Centro-Imboassica e na segunda Centro-Lagomar. Para a primeira fase está prevista a construção de sete estações, sendo cinco intermediárias e uma em cada extremidade, facilitando o deslocamento em um dos eixos de maior atração de pessoas, o polo offshore.As composições do VLT já foram adquiridas pelo município que em 2010 assinou o contrato com a empresa Bom Sinal, garantido tecnologia 100% nacional no processo de montagem do equipamento. Para este segundo semestre estão previstas a realização das licitações dos processos complementares como estações, sistemas de comunicação, controle de passagens de nível e via permanente.
Fonte: Assessoria Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana
terça-feira, 12 de julho de 2011
Maricá Sonha com Metrô
O Prefeito de Maricá Washington Quaquá iniciou a busca por recursos para implementar um sistema de VLTs ligando as duas extremidades do município. A ideia é vista com bons olhos pela população e o governo já se reuniu pelo menos duas vezes com o BNDES.
Projeto de VLTs em Maricá Não Está Pronto
O projeto do VLT em Maricá ainda não está pronto. O próximo passo é a secretaria de transportes definir a quantidade de quilômetros e de estações. No entanto, a ideia é que a linha de VLT seja paralela à RJ-106 começando pelo bairro de Inoã e passando por Ponta Negra, Boqueirão, Barra e depois passará pela orla.sábado, 9 de julho de 2011
Ilustração da Linha 1 Circular e Linha 4
terça-feira, 5 de julho de 2011
Manifestação pela Linha 4 na Gávea
sábado, 2 de julho de 2011
Revelado Projeto Original da Linha 2
Uma visita à sede da Rio Trilhos do nosso amigo e defensor de uma grande rede metroviária eficiente para a nossa cidade Ricardo Lafayette foi reveladora. Na parede, além de fotos e mapas da Linha 1, também podem ser vistos os mapas da Linha 2.
Projeto Original da Linha 2
O projeto original da Linha 2 era da Estação Pavuna à Estação Carioca. Infelizmente, a obra parou na Estação Estácio. Estavam previstas três estações intermediárias. As paradas seguintes seriam em ordem: Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Carioca.Projeto Moderno Defende Estação Praça XV
Com o crescimento da cidade, é quase unânime a defesa dos cariocas que a Linha 2 deveria terminar na Estação Praça XV, após a Estação Carioca.
Linha 2 Poderia Começar em Belford Roxo
Na outra ponta da Linha 2, o Governo Estadual atual (prometeu e não cumpriu) além de governos anteriores, defendem que o trilho só pare em Belford Roxo. Nesta direção faltariam construir a Estação Vila Rosali, Estação Agostinho Porto, Estação Coelho da Rocha e Estação Belford Roxo.Afinal, o que foi Construído?
O que de fato foi construído? Ninguém sabe ao certo, mas há suposições próximas da realidade. Após a Estação Estácio, cerca de 80 metros de túnel foram escavados em direção à Estação Catumbi (primeira imagem). Diz a lenda que o tatuzão da Camargo Corrêa foi abandonado no local, pois era mais barato deixá-lo lá do que tirá-lo dali. Os engenheiros esperavam que as obras recomeçassem a qualquer momento.Estação Catumbi na Apoteose
A segunda imagem mostra onde seria a Estação Catumbi, em frente à Apoteose. Seria um meio caminho entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha, que está na terceira imagem.Esta parada não seria exatamente na Praça Cruz Vermelha, mas em um terreno logo depois, onde hoje se constroem prédios gigantescos. É certo que nos anos 1980, parte das fundações desta estação foram feitas. Nos anos 1990, o Governo retomou as fundações e preparou o terreno da Avenida Chile para a conclusão da Linha 2. Mas as obras não saíram do desejo do governador.
Nenhuma obra em direção à Praça XV ou Belford Roxo foi feita.
Linha 2 Chega à Estação Carioca
A última imagem mostra a Linha 2 desembocando na Estação Carioca. Aliás, como já disse e já mostrei aqui várias vezes, a plataforma da Linha 2 na Estação Carioca foi feita. Está pronta! Porém, nunca foi utilizada. Muitos usuários do metrô esqueceram ou não se lembram disso. Mas a Estação Carioca foi feita para receber tanto os trens da Linha 1, quanto os da Linha 2. Como o trilho do metrô nunca chegou ali, esta plataforma foi escondida do público com uma parede falsa.Nenhuma obra em direção à Praça XV ou Belford Roxo foi feita.
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