sábado, 23 de julho de 2011
Falta Política para a Conclusão da Linha 2 do Metrô do Rio
Segundo carta de Rosa Cassar, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais, publicada na revista Veja Rio de 22 de Junho de 2011, "a concessionária nunca descartou a possibilidade de extensão Estácio/Carioca/Praça Quinze". Em outras palavras, falta apenas o desejo político de concluir a Linha 2 em direção ao Centro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Miguel, o problema é que o Lote 29 sozinho não resolve completamente o problema e só abranda.
ResponderExcluirA necessidade de algo como a Linha 1A ainda existiria com a conclusão da Linha 2, por causa do problema de se levar o pessoal da Supervia para a Zona Sul.
Esse problema seria ainda pior com a Linha 3 chegando no Rio com uma boa porcentagem do Leste Fluminense indo para a Zona Sul, que sabemos que é o atual "centro secundário" do Rio, com muitas atrações de trabalho e estudo.
Infelizmente nem as associações de moradores estão vendo que esse é o maior gargalo dos transportes no Rio e clamam por um metrô "que o Rio precisa" que só atende Zona Sul e Barra, ligando a linha 4 à estação Carioca, sem pensar que outra linha Centro-Sul seria perfeita para mitigar de vez com essa sobreposição de linhas, aumentando a capacidade de TODAS as linhas.
Esse é o único motivo que não estou emparelhado com o movimento do "Metrô que o Rio precisa", porque defendo sim o metrô na margem norte da Lagoa, uma linha 4 chegando ao Centro e o metrô até a Alvorada, abrindo caminho para Jacarepaguá. Mas não consigo entender essa escolha inútil pela centralização do sistema (Carioca com 4 linhas), desencadeando um maior caos no centro do Rio.
Só me parece que, nesse caso, estão pensando apenas nos próprios botões, ignorando toda a Zona Norte e o maior gargalo do Rio: a Central do Brasil.
Um abraço, Pedro Geaquinto
Concordo com você, Pedro. Mas a conclusão da Linha 2 aliviaria a Linha 1.
ResponderExcluir