domingo, 19 de julho de 1998

Depois da Eleição, Buracos e Tapumes do Metrô

Depois da Eleição, Buracos e Tapumes do Metrô
Em 19 de julho de 1998, o Globo publicou o que seria o início de uma briga política para expandir o sistema metroviário fluminense.


Cada Político Defende o Seu

Havia quem defendia a expansão do sistema e havia gente que dizia que era muito caro.

Também havia os projetos particulares de cada político.

sexta-feira, 3 de julho de 1998

Próxima Parada: Siqueira Campos

Próxima Parada: Siqueira Campos
Em 03 de julho de 1998, O Globo conta tudo sobre a grande festa acontecida na véspera em Copacabana. O metrô finalmente chegou ao bairro mais famoso do mundo. A Estação Cardeal Arco-Verde foi finalmente inaugurada e a população tomou conta da nova estação.


Estação Siqueira Campos pela Frente

No mesmo dia, o governo anunciava a extensão da linha 1 até a futura Estação Siqueira Campos.

É bom lembrar, como já limos no blog, que Copacabana era para ter recebido cinco estações de metrô e ficou com apenas três.

quinta-feira, 2 de julho de 1998

Estação Cardeal Arcoverde

estação cardeal arcoverdeO metrô chegou a Copacabana em julho de 1998. A Estação Cardeal Arco Verde foi a primeira do bairro.


Obras da Estação Cardeal Arcoverde Começaram nos Anos 1980

Suas obras começaram nos anos 1980 e só terminaram quase vinte anos depois. Ela é considerada uma das mais belas e modernas estações do país. Ao longo dos 48m de profundidade, os clientes se deparam com instalações modernas e coloridas e uma arquitetura diferente. Nela transitam aproximadamente 60 mil pessoas por dia.

A Estação Cardeal Arcoverde foi inaugurada em 02 de julho de 1998.


Localização da Estação Cardeal Arcoverde

A Estação Cardeal Arco Verde fica entre as ruas Tonelero e Barata Ribeiro e possui dois acessos: um através da Praça Cardeal Arcoverde e outro pela Rua Tonelero.

No futuro, ela deverá receber o metrô da Linha 1B, vindo da Estação Princesa Isabel e indo em direção à Estação Constante Ramos.


Quem Foi Cardeal Arcoverde?

Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti (1850-1930) foi o primeiro cardeal católico romano da América Latina. Após sua morte, seu nome substituiu o antigo nome desta praça em Copacabana, que era batizada de Praça Sacopenapã.