Ao contrário dos que muitos pensam, a Linha 4 original, chamada de Linha 5 pelo atual Governador Pezão, não vai terminar na Estação Carioca. Na verdade, apenas a primeira parte da obra vai terminar lá. O projeto da Linha 5 prevê que ela seja estendida.
Linha 5 trabalhou com duas possibilidades de conclusão
O projeto conceitual da Linha 5 trabalhou com duas possibilidades de conclusão, lembrando que o primeiro trecho é composto de: Estação Jockey Club Brasileiro, Estação Jardim Botânico, Estação Humaitá, Estação Largo dos Leões, Estação Dona Marta, Estação Laranjeiras, Estação Santa Teresa e Estação Carioca.1ª Possibilidade: Porto do Rio de Janeiro
O metrô passaria pelos eixos da Avenida Passos e Rua Carmerino e sua estação terminal seria no largo em frente ao Hospital dos Servidores do Estado (HSE).2ª Possibilidade: Traçado Alternativo da Linha 4 original
Neste caso, após a Estação Santa Teresa, o metrô seguiria para a Estação Praça da Cruz Vermelha e dali para a Estação Cidade do Samba, que seria a estação terminal.No entanto, como espera-se que se finalize a Linha 2 com a construção do trecho Estação Estácio - Estação Catumbi - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Carioca - Estação Praça XV, o mais provável é que o metrô ganhe o rumo do porto carioca.