Apesar do recente vídeo divulgado pelo Governo de Sérgio Cabral sobre a Linha 3, em entrevista ao jornal O São Gonçalo, publicada em 25 de setembro de 2011, apenas uma parte da Linha 3 será construída agora. Até 2014, serão apenas seis estações a um custo de R$ 874 milhões. Ou seja: Sérgio Cabral desmente seu próprio governo estadual.
Linha 3: as paradas iniciais
Em entrevista exclusiva a O SÃO GONÇALO, o
governador Sérgio Cabral revelou quais serão as seis primeiras estações da Linha 3 do Metrô, que ligará Niterói a Itaboraí, passando por São Gonçalo, a serem construídas. De acordo com o chefe do Executivo estadual, a primeira etapa vai contemplar as duas principais cidades do Leste Fluminense, onde serão erguidas as estações Arariboia, Jansen de Melo e Barreto, em Niterói. Em São Gonçalo serão Neves, Vila Lage e Paraíso. O governador garantiu que elas estarão prontas até 2014 e que terão um custo de R$ 874 milhões.
- Mudanças - Há cerca de um mês, o governador assinou uma portaria determinando que a construção da Linha 3 passasse para a Secretaria de Obras, saindo da Secretaria de Transportes. Com isso, o projeto original também sofreu mudanças. Anteriormente, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, havia anunciado a construção de oito estações na primeira fase dos trabalhos. Agora são seis. Procurada, a Secretaria de Obras não revelou o que a levou optar pela diminuição do número de estações.
- Recursos - Além dos R$ 62,5 milhões já existentes em caixa, o governo Sérgio Cabral intensificou as negociações com a Petrobras para que os R$ 400 milhões, referentes a contrapartidas ambientais pela construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comper), em Itaboraí, sejam usados na última parte do projeto, entre o município e São Gonçalo. Integrantes do Executivo fluminense revelaram a possibilidade da Linha 3 também ser usada para transportar materiais pesados para o COMPERJ.
- Niterói - De acordo com o cronograma oficial, a primeira estação a ser construída da Linha 3 será a Araribóia. Além de fazer a ligação subaquática com a Estação da Carioca, no centro do Rio, a parada inicial em Niterói vai integrar três tipos de transportes modais no país (metrô, barcas e ônibus), ocupando uma área de 24 mil metros quadrados. Outra característica marcante da futura estação é o traço moderno de Oscar Niemeyer, que passará a fazer parte do Caminho Niemeyer. Por falar no arquiteto mais famoso do Brasil e um dos mais conhecidos em todo o planeta, a sua equipe também foi a responsável pelo projeto arquitetônico das paradas em Niterói e São Gonçalo.
Se a Estação Araribóia será caracterizada pela união do ineditismo com modernismo, as outras duas, em Niterói, vão combinar o futuro com o passado. É que na Estação Jansen de Melo, no Centro, o projeto de Niemeyer vai ajudar na revitalização do desativado Porto de Niterói, que, em décadas passadas, possuia o principal terminal ferroviário da cidade.
Mais adiante, a Linha 3 do Metrô vai passar pela Estação Barreto. Além de recuperar a gare ferroviária que existia no bairro, o projeto prevê a reurbanização no entorno do local e a construção de uma grande área para os reparos nos trens do metrô.
- Números - O governo Sérgio Cabral mais uma vez reafirmou que as obras da Linha 3 vão gerar 1,6 mil empregos diretos e mais de seis mil indiretos. Segundo ele, a previsão é que 350 mil pessoas utilizem o metrô diariamente.
Fonte: O São Gonçalo