quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"Metrô que o Rio Precisa" Ganha Força

O Movimento Metrô que o Rio Precisa ganha cada vez mais força, apoio de políticos, de engenheiros e espcialistas. Novas ações do movimento para mobilizar a sociedade estão sendo marcadas.


28 comentários:

  1. Sejamos realistas: à essa altura do campeonato (com os governantes que temos atualmente,faltando menos de 5 anos para os Jogos), já estaria de bom tamanho se houvesse uma extensão direta Jardim Oceânico-Alvorada, com espaço para construção das estações de permeio no futuro. Já foi uma vitória surpreendente do movimento a conquista da construção da estação Gávea em 2 níveis. Espero que não nos enganem neste ponto...

    ResponderExcluir
  2. George, o MP entrou com uma ação para paralizar a obra da Linha 4. Entende-se que o trecho licitado é o que deveria ser feito: Botafogo <-> Jardim Oceânico.

    A extensão até Alvorada seria um bônus.

    ResponderExcluir
  3. Isso porque a chegada à Alvorada não foi licitada.

    ResponderExcluir
  4. Tampouco foi licitada a continuidade de Botafogo até o Centro via Laranjeiras.

    ResponderExcluir
  5. Nao podemos deixar é construir uma nova Gen Osório sem proposito nenhum.A linha 1 tem que ir até a Uruguai passando por um dos niveis da Gavea a linha 4 tem q ser alvorada -Carioca .Todos estao querendo isso e esse é o melhor projeto ,só esse governo corrupto e essa concessionaria maldita é que querem a tripa loca.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todos pela luta a favor de um Metrô inteligente!
    Mas, faço a ressalva de que discordo da ligação direta entre Cosme Velho/Laranjeiras e a estação Carioca.
    Seria também uma improvisação, que prejudicaria a complementação da Linha 2, o trecho Estácio-Carioca, altamente necessário, e sua extensão futura para Niteroi.
    Proponho que seja adotada a sugestão de ligar/cruzar a Linha 4 com a Linha 1 na Estação Glória, conforme detalho no blog http://rioguina.blogspot.com
    Dali, a nova linha do Metrô continuaria pela orla, circulando a cidade, atendendo à área do Porto Maravilha e chegando à Rodoviária, com futuras extensões para (e conexões com) a Zona Norte.
    Sem isto o Metrô não atenderá às necessidades da população carioca.

    ResponderExcluir
  7. Guina, a questão é que a Estação Glória é muito pequena e menos central que a Estação Carioca. A Estação Carioca nasceu pequena. Por ali, deveriam ou deverão passar diversas linhas projetadas, como a 1, 2, 3, 4 e 5.

    A questão é como expandir uma estação já existente e em operação para receber novos túneis e plataformas. A obra é complexa e será trabalhosa e custosa em qualquer estação já existente.

    Excluir Laranjeiras e Cosme Velho de uma integração com o Centro seria deixar estes bairros fora do metrô para sempre.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Não querem mais a ligação Gávea-Uruguai?

    ResponderExcluir
  9. Praguinho, queremos sim. O autor do panfleto no entanto prefere focar na Linha 4, pois é o que o governo está construindo para as Olimpíadas e é o que tem licitado.

    ResponderExcluir
  10. Novas ações estao sendo marcadas??Vai ter alguma manifestaçao ainda esse mês??? Preciso muito ir!!!

    ResponderExcluir
  11. Assim que marcarmos alguma coisa, eu te aviso.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado ,meu e-mail :atilio1200@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Miguel,

    Gostaria de dar meu apoio a esta iniciativa, sem dúvida por "n" razões já claramente aqui identificadas.
    Com relação a construção de estações, as plataformas devem preferencialmente serem construídas no perfil retilineo, pois facilita a construção e uniformiza a distância com o trem, lembrando que um trem é como uma linha poligonal aberta, faceando uma curva, que provoca inúmeras imperfeições dificultando os ajustes, portanto é melhor deixar as linhas curvas nos locais onde não existem plataformas.
    Você esta me devendo os resultados dos possiveis locais onde poderam ser istalados trens expressos de velocidade até 160km/h no Rio, e aquela pesquisa da linha 4, e caso resolva colocar o assunto de bitolas recomendo consultar os textos mencionados.

    ResponderExcluir
  14. Há alguns anos atrás, escolhemos governantes que diziam que mudariam o Rio para melhor. Passado estes anos, o que posso dizer, ao menos da área de transportes, é que nossas esperanças se foram. Caos. Incompetência. Descaso. Falta de compromisso, e isso apenas na área de transportes. Eu apoio a causa, não somente para melhorar o transporte no Rio, mas para provar que os nossos governantes não podem ignorar a razão. O que foi determinado através de um pensamento racional, sólido, com bons argumentos e que foi provado empiricamente, sem contradições que faz ter-se uma melhor compreensão sobre o real valor de se locomover com dignidade nas grandes metrópoles. A racionalidade está em falta na política de transporte fluminense. Tempos sombrios esses, onde qualquer sinal da razão é plenamente criticado e relegado ao esquecimento. Isto tem que mudar.

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Este é o Movimento Linha 4 que o Rio Precisa. A hipotética ligação entre Gávea e Uruguai faria parte da Linha 1.

      Excluir
  16. ridículo retirar a ligação uruguai-gávea

    ResponderExcluir
  17. A ligação Uruguai - Gávea é tão - ou mais - importante do que a Linha 4 Original. Ela é fundamental para dar fluidez ao sistema metroviário. Infelizmente ainda é rejeitada por questões bairristas, o eterno medo da zona sul se conectar com a zona norte. Francamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este projeto não é rejeitado por estas questões. Jamais houve um projeto de engenharia para a construção deste trecho.

      Excluir
  18. Infelizmente acabo de tirar meu apoio ao projeto por ver nele uma visão extremamente bairrista. Pedro, acho que você deveria fazer o mesmo. Abs

    ResponderExcluir
  19. Vejo todos ai comentarem sobre o metrô da Zona sul e barra. E o metrô para a zona norte, Ilha e Baixada? Não precisa, ne? Afinal o Rio é só zona sul, centro e barra.
    Hipocrisia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, não é que não precise, mas é que sequer há um projeto. Aliás, se vc lesse o blog, vc iria ler sobre o metrô nos outros pontos da cidade, como as Linhas 2 e 5.

      Excluir