O blog que luta por um metrô para todos no Grande Rio.
Páginas
▼
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
"Metrô que o Rio Precisa" Ganha Força
O Movimento Metrô que o Rio Precisa ganha cada vez mais força, apoio de políticos, de engenheiros e espcialistas. Novas ações do movimento para mobilizar a sociedade estão sendo marcadas.
Sejamos realistas: à essa altura do campeonato (com os governantes que temos atualmente,faltando menos de 5 anos para os Jogos), já estaria de bom tamanho se houvesse uma extensão direta Jardim Oceânico-Alvorada, com espaço para construção das estações de permeio no futuro. Já foi uma vitória surpreendente do movimento a conquista da construção da estação Gávea em 2 níveis. Espero que não nos enganem neste ponto...
George, o MP entrou com uma ação para paralizar a obra da Linha 4. Entende-se que o trecho licitado é o que deveria ser feito: Botafogo <-> Jardim Oceânico.
Nao podemos deixar é construir uma nova Gen Osório sem proposito nenhum.A linha 1 tem que ir até a Uruguai passando por um dos niveis da Gavea a linha 4 tem q ser alvorada -Carioca .Todos estao querendo isso e esse é o melhor projeto ,só esse governo corrupto e essa concessionaria maldita é que querem a tripa loca.
Parabéns a todos pela luta a favor de um Metrô inteligente! Mas, faço a ressalva de que discordo da ligação direta entre Cosme Velho/Laranjeiras e a estação Carioca. Seria também uma improvisação, que prejudicaria a complementação da Linha 2, o trecho Estácio-Carioca, altamente necessário, e sua extensão futura para Niteroi. Proponho que seja adotada a sugestão de ligar/cruzar a Linha 4 com a Linha 1 na Estação Glória, conforme detalho no blog http://rioguina.blogspot.com Dali, a nova linha do Metrô continuaria pela orla, circulando a cidade, atendendo à área do Porto Maravilha e chegando à Rodoviária, com futuras extensões para (e conexões com) a Zona Norte. Sem isto o Metrô não atenderá às necessidades da população carioca.
Guina, a questão é que a Estação Glória é muito pequena e menos central que a Estação Carioca. A Estação Carioca nasceu pequena. Por ali, deveriam ou deverão passar diversas linhas projetadas, como a 1, 2, 3, 4 e 5.
A questão é como expandir uma estação já existente e em operação para receber novos túneis e plataformas. A obra é complexa e será trabalhosa e custosa em qualquer estação já existente.
Excluir Laranjeiras e Cosme Velho de uma integração com o Centro seria deixar estes bairros fora do metrô para sempre.
Praguinho, queremos sim. O autor do panfleto no entanto prefere focar na Linha 4, pois é o que o governo está construindo para as Olimpíadas e é o que tem licitado.
Gostaria de dar meu apoio a esta iniciativa, sem dúvida por "n" razões já claramente aqui identificadas. Com relação a construção de estações, as plataformas devem preferencialmente serem construídas no perfil retilineo, pois facilita a construção e uniformiza a distância com o trem, lembrando que um trem é como uma linha poligonal aberta, faceando uma curva, que provoca inúmeras imperfeições dificultando os ajustes, portanto é melhor deixar as linhas curvas nos locais onde não existem plataformas. Você esta me devendo os resultados dos possiveis locais onde poderam ser istalados trens expressos de velocidade até 160km/h no Rio, e aquela pesquisa da linha 4, e caso resolva colocar o assunto de bitolas recomendo consultar os textos mencionados.
Há alguns anos atrás, escolhemos governantes que diziam que mudariam o Rio para melhor. Passado estes anos, o que posso dizer, ao menos da área de transportes, é que nossas esperanças se foram. Caos. Incompetência. Descaso. Falta de compromisso, e isso apenas na área de transportes. Eu apoio a causa, não somente para melhorar o transporte no Rio, mas para provar que os nossos governantes não podem ignorar a razão. O que foi determinado através de um pensamento racional, sólido, com bons argumentos e que foi provado empiricamente, sem contradições que faz ter-se uma melhor compreensão sobre o real valor de se locomover com dignidade nas grandes metrópoles. A racionalidade está em falta na política de transporte fluminense. Tempos sombrios esses, onde qualquer sinal da razão é plenamente criticado e relegado ao esquecimento. Isto tem que mudar.
A ligação Uruguai - Gávea é tão - ou mais - importante do que a Linha 4 Original. Ela é fundamental para dar fluidez ao sistema metroviário. Infelizmente ainda é rejeitada por questões bairristas, o eterno medo da zona sul se conectar com a zona norte. Francamente...
Vejo todos ai comentarem sobre o metrô da Zona sul e barra. E o metrô para a zona norte, Ilha e Baixada? Não precisa, ne? Afinal o Rio é só zona sul, centro e barra. Hipocrisia
Diogo, não é que não precise, mas é que sequer há um projeto. Aliás, se vc lesse o blog, vc iria ler sobre o metrô nos outros pontos da cidade, como as Linhas 2 e 5.
Sejamos realistas: à essa altura do campeonato (com os governantes que temos atualmente,faltando menos de 5 anos para os Jogos), já estaria de bom tamanho se houvesse uma extensão direta Jardim Oceânico-Alvorada, com espaço para construção das estações de permeio no futuro. Já foi uma vitória surpreendente do movimento a conquista da construção da estação Gávea em 2 níveis. Espero que não nos enganem neste ponto...
ResponderExcluirGeorge, o MP entrou com uma ação para paralizar a obra da Linha 4. Entende-se que o trecho licitado é o que deveria ser feito: Botafogo <-> Jardim Oceânico.
ResponderExcluirA extensão até Alvorada seria um bônus.
Isso porque a chegada à Alvorada não foi licitada.
ResponderExcluirTampouco foi licitada a continuidade de Botafogo até o Centro via Laranjeiras.
ResponderExcluirNao podemos deixar é construir uma nova Gen Osório sem proposito nenhum.A linha 1 tem que ir até a Uruguai passando por um dos niveis da Gavea a linha 4 tem q ser alvorada -Carioca .Todos estao querendo isso e esse é o melhor projeto ,só esse governo corrupto e essa concessionaria maldita é que querem a tripa loca.
ResponderExcluirConcordo, Atílio!
ResponderExcluirParabéns a todos pela luta a favor de um Metrô inteligente!
ResponderExcluirMas, faço a ressalva de que discordo da ligação direta entre Cosme Velho/Laranjeiras e a estação Carioca.
Seria também uma improvisação, que prejudicaria a complementação da Linha 2, o trecho Estácio-Carioca, altamente necessário, e sua extensão futura para Niteroi.
Proponho que seja adotada a sugestão de ligar/cruzar a Linha 4 com a Linha 1 na Estação Glória, conforme detalho no blog http://rioguina.blogspot.com
Dali, a nova linha do Metrô continuaria pela orla, circulando a cidade, atendendo à área do Porto Maravilha e chegando à Rodoviária, com futuras extensões para (e conexões com) a Zona Norte.
Sem isto o Metrô não atenderá às necessidades da população carioca.
Guina, a questão é que a Estação Glória é muito pequena e menos central que a Estação Carioca. A Estação Carioca nasceu pequena. Por ali, deveriam ou deverão passar diversas linhas projetadas, como a 1, 2, 3, 4 e 5.
ResponderExcluirA questão é como expandir uma estação já existente e em operação para receber novos túneis e plataformas. A obra é complexa e será trabalhosa e custosa em qualquer estação já existente.
Excluir Laranjeiras e Cosme Velho de uma integração com o Centro seria deixar estes bairros fora do metrô para sempre.
Abraços!
Não querem mais a ligação Gávea-Uruguai?
ResponderExcluirPraguinho, queremos sim. O autor do panfleto no entanto prefere focar na Linha 4, pois é o que o governo está construindo para as Olimpíadas e é o que tem licitado.
ResponderExcluirNovas ações estao sendo marcadas??Vai ter alguma manifestaçao ainda esse mês??? Preciso muito ir!!!
ResponderExcluirAssim que marcarmos alguma coisa, eu te aviso.
ResponderExcluirObrigado ,meu e-mail :atilio1200@hotmail.com
ResponderExcluirvaleu!
ResponderExcluirBoa noite Miguel,
ResponderExcluirGostaria de dar meu apoio a esta iniciativa, sem dúvida por "n" razões já claramente aqui identificadas.
Com relação a construção de estações, as plataformas devem preferencialmente serem construídas no perfil retilineo, pois facilita a construção e uniformiza a distância com o trem, lembrando que um trem é como uma linha poligonal aberta, faceando uma curva, que provoca inúmeras imperfeições dificultando os ajustes, portanto é melhor deixar as linhas curvas nos locais onde não existem plataformas.
Você esta me devendo os resultados dos possiveis locais onde poderam ser istalados trens expressos de velocidade até 160km/h no Rio, e aquela pesquisa da linha 4, e caso resolva colocar o assunto de bitolas recomendo consultar os textos mencionados.
ok!
ExcluirHá alguns anos atrás, escolhemos governantes que diziam que mudariam o Rio para melhor. Passado estes anos, o que posso dizer, ao menos da área de transportes, é que nossas esperanças se foram. Caos. Incompetência. Descaso. Falta de compromisso, e isso apenas na área de transportes. Eu apoio a causa, não somente para melhorar o transporte no Rio, mas para provar que os nossos governantes não podem ignorar a razão. O que foi determinado através de um pensamento racional, sólido, com bons argumentos e que foi provado empiricamente, sem contradições que faz ter-se uma melhor compreensão sobre o real valor de se locomover com dignidade nas grandes metrópoles. A racionalidade está em falta na política de transporte fluminense. Tempos sombrios esses, onde qualquer sinal da razão é plenamente criticado e relegado ao esquecimento. Isto tem que mudar.
ResponderExcluirInfelizmente o povo reelegeu Cabral e Paes.
Excluira ligação uruguai-gávea saiu daí?
ResponderExcluirEste é o Movimento Linha 4 que o Rio Precisa. A hipotética ligação entre Gávea e Uruguai faria parte da Linha 1.
Excluirridículo retirar a ligação uruguai-gávea
ResponderExcluirJamais houve um projeto oficial para esta ligação.
ExcluirA ligação Uruguai - Gávea é tão - ou mais - importante do que a Linha 4 Original. Ela é fundamental para dar fluidez ao sistema metroviário. Infelizmente ainda é rejeitada por questões bairristas, o eterno medo da zona sul se conectar com a zona norte. Francamente...
ResponderExcluirEste projeto não é rejeitado por estas questões. Jamais houve um projeto de engenharia para a construção deste trecho.
ExcluirInfelizmente acabo de tirar meu apoio ao projeto por ver nele uma visão extremamente bairrista. Pedro, acho que você deveria fazer o mesmo. Abs
ResponderExcluirVocê conhece o projeto da Linha 4?
ExcluirVejo todos ai comentarem sobre o metrô da Zona sul e barra. E o metrô para a zona norte, Ilha e Baixada? Não precisa, ne? Afinal o Rio é só zona sul, centro e barra.
ResponderExcluirHipocrisia
Diogo, não é que não precise, mas é que sequer há um projeto. Aliás, se vc lesse o blog, vc iria ler sobre o metrô nos outros pontos da cidade, como as Linhas 2 e 5.
Excluir