terça-feira, 20 de outubro de 1987

Extensão da Linha 2 Começará em Janeiro

Extensão da Linha 2 Começará em Janeiro
Em 20 de outubro de 1987, o jornal O Globo publicou uma matéria em seu Jornal de Bairros da Tijuca falando sobre o início das obras de expansão da Linha 2, que deveriam começar em janeiro de 1988.


Da Saens Peña à Cruz Vermelha em 18 Minutos

O passageiro que pegasse o trem na Estação Praça Saens Peña chegaria à Estação Praça da Cruz Vermelha em 18 minutos e em 21 estaria na Estação Praça XV.

Estudos da época mostram que a Linha 2 desafogaria o trânsito, a Linha 1 e a única estação de baldeação construída até então: a Estação Estácio. A obra deveria ficar pronta em 1991.

quarta-feira, 7 de outubro de 1987

Barat Defende Ampliação da Linha 2

Barat Defende Ampliação da Linha 2
O então Secretário de Transportes do Rio de Janeiro falou ao O Globo em 07 de Outubro de 1987.

Nesta reportagem, fica clara a importância da ampliação da Linha 2 entre a Baixada e a Estação Praça XV (também chamada de Estação Barcas).

sexta-feira, 2 de outubro de 1987

Siqueira Anuncia que Metrô Chegará a Niterói

Siqueira Anuncia que Metrô Chegará a Niterói
Em 02 de outubro de 1987, O Globo publicou que Marcelo Siqueira, então presidente do Metrô do Rio de Janeiro, em conversa com o Prefeito de Niterói, Adílson Lopes, anunciou que expandiria o metrô a Niterói e Itaboraí.


Ponte Rio-Niterói Não dava Vazão

A Ponte Rio-Niterói já não dava vazão. O projeto original de 1968 previa que a Linha 2 sairia de São João de Meriti, passaria pelo Centro do Rio e seguiria até Niterói.

Em 2002, o tema foi novamente apresentado pela então Governadora Rosinha Garotinho. No entanto, a ligação Rio-Niterói sob a Baía de Guanabara, ganhou a denominação de Linha 3.

quinta-feira, 24 de setembro de 1987

Metrô Define onde Ficarão Estações da Linha 2

Metrô Define onde Ficarão Estações da Linha 2
Em 24 de setembro de 1987, o Globo publicou uma matéria sobre a definição das futuras estações da Linha 2 que até hoje, 26 anos depois, ainda aguardamos serem construídas.

O metrô aboliria de vez a Estação Catumbi, mas a Linha 2 ganharia a Estação Praça da Cruz Vermelha, a Estação Carioca e a Estação Praça XV.


Rio Teria Tatuzão

Outro ponto interessante da matéria é que pela primeira vez se usuaria um tatuzão para a construção do metrô fluminense. O trecho entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha seria construído pelo tatuzão. Já os trechos entre a Estação Praça da Cruz Vermelha e a Estação Carioca; e Estação Carioca e Estação Praça XV seriam feitos pelo cut and cover.

terça-feira, 28 de julho de 1987

Metrô Conclui em Agosto as Obras de Ampliação da Estação Carioca

Metrô Conclui em Agosto as Obras de Ampliação da Estação Carioca
Em 28 de julho de 1987, O Globo publicou uma interessante matéria sobre a estação mais misteriosa do metrô fluminense.


Metrô Constrói Plataformas Laterias

A Estação Carioca foi inaugurada tendo apenas a plataforma central. O embarque e desembarque de passageiros era tumultuado (qualquer coincidência com os dias de hoje é mera coincidência). A pedido dos usuários, o metrô construiu as plataformas laterais. Assim, o desembarque seria feito por um lado e o embarque por outro. Novamente, a importância da Estação Carioca é relatado, pois ela servirá de baldeação entre as linhas 1 e 2.


Zona Sul Luta por Mais Metrô

Em outra matéria, as associações de moradores de moradores de Copacabana exigiam um debate sobre a construção do metrô no bairro. Enquanto isso, as associações de moradores de Urca, Praia Vermelha, Botafogo, além do Rio Sul e UFRJ, faziam um abaixo-assinado exigindo a construção da Estação Morro de São João entre as estações Botafogo e Cardeal Arco Verde.

terça-feira, 21 de julho de 1987

Metrô Define Acessos para Estações na Zona Sul

Metrô Define Acessos para Estações na Zona Sul
Em 21 de julho de 1987, O Globo publicou uma matéria relatando a definição dos locais de quatro estações que serviriam à Copacabana e Ipanema.


Metrô em Copacabana

Lembramos que, originalmente, Copacabana deveria ter ganho cinco estações de metrô. A Estação Anita Garibaldi teve seu nome trocado para Estação Siqueira Campos e a Estação Sá Ferreira foi renomeada Estação General Osório. A localização das estações também sofreu alterações.

construçao do rabicho deve terminar em 1989

Linha 2 Chegaria a Belford Roxo

Outro ponto interessante desta reportagem é que a Linha 2 seria construída até 1989 unindo Belford Roxo à Praça XV. Até hoje se espera o fim das obras desta linha.


Rabicho da Tijuca Também em Pauta

No Jornal de Bairros, que circulou no mesmo dia na Tijuca, há uma matéria sobre o início das obras do "rabicho da Tijuca".

O metrô passou por uma grave crise política e financeira ao longo dos anos 1980. BNDES, Governo Estadual e Governo Federal não se entenderam sobre o investimento no metrô fluminense e pouco se construiu. Não vamos reproduzir neste blog tais matérias.