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sábado, 26 de novembro de 2011

O Estado Mente

estudos linha 4 metroO Movimento Metrô Que o Rio Precisa pediu, a imprensa pediu, a Vereadora Andréa Gouvea Vieira pediu no RJTV. Em todas as oportunidades, o Estado enrolou e não entregou. Agora o jornal Destak cobrou: afinal, cadê os estudos que provam por A + B que a Linha 4 por Ipanema e Leblon é mais rentável que seu projeto original?


Ônibus no Lugar do Metrô

Em Botafogo, os ônibus do "Metrô sobre Rodas" - a qualquer hora do dia, na ida e na volta - estão lotadíssimos e dezenas de pessoas descem a cada ponto da parada: Largo dos Leões, Humaitá, Maria Angélica, Jardim Botânico, Praça Santos Dumont e PUC.

Se não há estudos, por que o estado alterou a Linha 4? Se há estudos porque não os publicam?

sábado, 19 de novembro de 2011

Curitiba Ganhará Metrô

O Governo Federal vai bancar a construção da Linha Azul do Metrô de Curitiba, capital do Paraná. Serão 21 estações ligando Santa Cândida à CIC/Sul, num total de 22,4 quilômetros.


Investimento de Mais de R$ 1 Bilhão em Curitiba

O Governo Federal vai entrar com R$ 1,25 bilhões e o governo estadual com R$ 300 milhões.

Curitiba cresceu e o sistema de ônibus rápidos não dá mais conta do transporte de milhares de pessoas.

sábado, 12 de novembro de 2011

Elitistas não Querem Metrô em Ipanema

protesto ipanema contra metrôParte de Ipanema protestou no último dia 22 de outubro contra a construção de uma estação de metrô na Praça Nossa Senhora da Paz.


Protesto Elitista em Ipanema

O protesto é elitista e visa que "gente diferenciada" caminhe pelo bairro. A desculpa usada para que o protesto não pareça preconceituoso é que a praça será destruída.

Mas como? Você já viu praças em Paris, Moscou, Tóquio ou Nova Iorque destruídas por causa do metrô?

Lamentável!

sábado, 5 de novembro de 2011

Cabral Desmente seu próprio Governo

Apesar do recente vídeo divulgado pelo Governo de Sérgio Cabral sobre a Linha 3, em entrevista ao jornal O São Gonçalo, publicada em 25 de setembro de 2011, apenas uma parte da Linha 3 será construída agora. Até 2014, serão apenas seis estações a um custo de R$ 874 milhões. Ou seja: Sérgio Cabral desmente seu próprio governo estadual.


Linha 3: as paradas iniciais

Em entrevista exclusiva a O SÃO GONÇALO, o governador Sérgio Cabral revelou quais serão as seis primeiras estações da Linha 3 do Metrô, que ligará Niterói a Itaboraí, passando por São Gonçalo, a serem construídas. De acordo com o chefe do Executivo estadual, a primeira etapa vai contemplar as duas principais cidades do Leste Fluminense, onde serão erguidas as estações Arariboia, Jansen de Melo e Barreto, em Niterói. Em São Gonçalo serão Neves, Vila Lage e Paraíso. O governador garantiu que elas estarão prontas até 2014 e que terão um custo de R$ 874 milhões.

  • Mudanças - Há cerca de um mês, o governador assinou uma portaria determinando que a construção da Linha 3 passasse para a Secretaria de Obras, saindo da Secretaria de Transportes. Com isso, o projeto original também sofreu mudanças. Anteriormente, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, havia anunciado a construção de oito estações na primeira fase dos trabalhos. Agora são seis. Procurada, a Secretaria de Obras não revelou o que a levou optar pela diminuição do número de estações.
  • Recursos - Além dos R$ 62,5 milhões já existentes em caixa, o governo Sérgio Cabral intensificou as negociações com a Petrobras para que os R$ 400 milhões, referentes a contrapartidas ambientais pela construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comper), em Itaboraí, sejam usados na última parte do projeto, entre o município e São Gonçalo. Integrantes do Executivo fluminense revelaram a possibilidade da Linha 3 também ser usada para transportar materiais pesados para o COMPERJ.
  • Niterói - De acordo com o cronograma oficial, a primeira estação a ser construída da Linha 3 será a Araribóia. Além de fazer a ligação subaquática com a Estação da Carioca, no centro do Rio, a parada inicial em Niterói vai integrar três tipos de transportes modais no país (metrô, barcas e ônibus), ocupando uma área de 24 mil metros quadrados. Outra característica marcante da futura estação é o traço moderno de Oscar Niemeyer, que passará a fazer parte do Caminho Niemeyer. Por falar no arquiteto mais famoso do Brasil e um dos mais conhecidos em todo o planeta, a sua equipe também foi a responsável pelo projeto arquitetônico das paradas em Niterói e São Gonçalo.

Se a Estação Araribóia será caracterizada pela união do ineditismo com modernismo, as outras duas, em Niterói, vão combinar o futuro com o passado. É que na Estação Jansen de Melo, no Centro, o projeto de Niemeyer vai ajudar na revitalização do desativado Porto de Niterói, que, em décadas passadas, possuia o principal terminal ferroviário da cidade.

Mais adiante, a Linha 3 do Metrô vai passar pela Estação Barreto. Além de recuperar a gare ferroviária que existia no bairro, o projeto prevê a reurbanização no entorno do local e a construção de uma grande área para os reparos nos trens do metrô.

  • Números - O governo Sérgio Cabral mais uma vez reafirmou que as obras da Linha 3 vão gerar 1,6 mil empregos diretos e mais de seis mil indiretos. Segundo ele, a previsão é que 350 mil pessoas utilizem o metrô diariamente.


Fonte: O São Gonçalo

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"Metrô que o Rio Precisa" Ganha Força

O Movimento Metrô que o Rio Precisa ganha cada vez mais força, apoio de políticos, de engenheiros e espcialistas. Novas ações do movimento para mobilizar a sociedade estão sendo marcadas.