O tatuzão parado custa R$ 3 milhões por mês!
Uma obra de metrô parada tampouco é barata. No caso específico da Linha 4, ela tem custos de se manter e proteger buracos abertos da Estação Gávea, de fazer a manutenção diária no tatuzão, de pagar funcionários empregados pelo consórcio construtor, iluminação, manutenção e vigilância das aduelas prontas no Centro, entre outros. Isso sem contar, com o risco de possíveis furtos de equipamentos.
Obras em Outras Estações Paralisadas
Pior é saber que a Estação Gávea não é a única nesta situação. É bom lembrar que o Rio tem a Estação Morro de São João e a Estação Carioca 2 com 80% de suas estruturas prontas.Em 05 de março de 2017, o Globo publicou a matéria "Verba Que Vai para o Buraco". Ela foi escrita por Guilherme Ramalho. Segundo a reportagem, listamos os custos abaixo:
* Custo Total das Obras paradas há dois anos: R$ 34,2 milhões.
Sendo que
- Custo Total da manutenção do Tatuzão: R$ 29,2 milhões.
- Custo Total dos Canteiros de Obras: R$ 5 milhões.
- Custo Mensal da manutenção do Tatuzão: R$ 2,9 milhões.
- Custo Mensal dos Canteiros de Obras: R$ 222.968,57.
Lembrando que
- Custo da Compra do Tatuzão em 2011: R$ 100 milhões.
- TCE Encontrou Sobrepreços na obra da Linha 4 na ordem de: R$ 2,3 bilhões.
- Custo Estimado da Linha 4: R$ 5 bilhões.
- Custo Total da Linha 4: R$ 9,7 bilhões.
- Verba que falta para a conclusão da Estação Gávea: R$ 500 milhões.
Miguel, estudo na PUC-Rio e todos os dias venho pela Marquês de São Vicente. Logo no começo dela, tem uma daquelas placas da "Rio Walk" e está já com o símbolo da Metrô Rio, com alguma frase que indica que ficará pronto em 2018. Apesar de não acreditar muito, fico aqui na esperança. Isso melhoraria a vida de muita gente, assim como o término do Lote 29.
ResponderExcluirGiulia, infelizmente as obras estão paradas há dois anos. Não há previsão de retomada. Calculo que sejam necessários 18 meses para a Estação Gávea ficar pronta.
ExcluirImaginar que as estações gávea e morro de são João são as mais "fáceis" de se terminar me da até uma raiva do governo. A estação carioca 2 mesmo que pronta, iria demorar pra ser utilizada, graças a burrada do governo em não ter construído o lote 29, na época que tinha recurso pra isso.
ResponderExcluirSobre obras grandes: Qual é a mais barata de se fazer? o Lote 29 ou o túnel gávea - uruguai?
Se o túnel Gávea - Uruguai puder ser escavado por detonação em rocha, será muito mais barato do que o lote 29.
ExcluirPedro, a Estação Morro de São João, só precisa construir o mezanino e as entradas, além de fazer o acabamento da plataforma. O metrô já passa por dentro dela.
ExcluirO túnel para a Gávea ainda precisa chegar lá. O de saída, em direção a São Conrado já está pronto.
O túnel Gávea-Uruguai é mais barato.
Flávio, não há porque não se utilizar explosivos e neste caso, sim, seria mais barato e rápido. Não é necessário obstruir ruas, nem desviar a rede de serviços públicos e nem construir estações.
ExcluirApesar disso, eu defendo uma Estação Muda entre Gávea e Uruguai.
Da uma raiva do nosso governo nessas horas. Moro na Uruguai e estudo na PUC, com governantes decentes eu provavelmente teria como ir direto da Uruguai até a Gávea em alguns minutos, mas tenho que ir até Botafogo e pegar um ônibus. A situação atual é muito desanimadora...
ResponderExcluirE Meu Amigo Miguel Der Uma Olha Nisso Aqui
ResponderExcluirhttps://www.metrorio.com.br/Noticias?cod_noticia=3138
Já sabia, obrigado.
ExcluirFelipe, realmente dá esta raiva. Já éramos para ter tudo isso desde há muitas décadas.
ExcluirAlguem sabe explicar porque se construiu uma segunda estação na General Osório??? Já que não tem nenhuma conexão prevista???
ResponderExcluirLeandro, você deveria visitar mais vezes o blog. Já escrevemos sobre isso.
ResponderExcluirhttp://metrodorio.blogspot.com.br/2013/09/o-projeto-original-da-estacao-general.html
http://metrodorio.blogspot.com.br/2011/06/estacao-general-osorio-foi-mal-feita.html
Mas como vai ficar com a interação? Trens que vão para a barra descem na estação de baixo, trens que param em Ipanema na de cima?
ExcluirLinha 1 vai usar as plataformas novas e a Linha 2 vai usar as plataformas antigas, sendo necessária a baldeação.
ExcluirVamos deixar o que é mais barato ou caro. Enquanto os políticos só pensaram em se manter nos cargos e não largarem o osso vai continuar essa desordem e burrices. Moro em Nova Iguaçu e aqui nem sinal de BRT e muito menos metrô.
ResponderExcluirPelo menos Nova Iguaçu tem trem.
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