Em 05 de março de 1979 (O Globo)
“Nunca mais ando nessa joça. Parece o trem de Japeri.” A queixa foi registrada no dia 5 de março de 1979. E a voz de protesto era de uma das milhares de pessoas que aproveitaram a hora do almoço daquela segunda-feira para passear de graça no metrô do Rio de Janeiro, nas primeiras viagens para o público depois da solenidade de inauguração. Prevista para o meio-dia, a viagem inicial só ocorreu 45 minutos mais tarde, quando uma composição saiu da estação Praça Onze com destino à Glória, levando cerca de 250 passageiros. O último trem do dia partiu às 15h15m, no mesmo sentido, sob protesto dos usuários, que queriam andar mais no metrô, apesar da superlotação que originou a queixa acima.
“Nunca mais ando nessa joça. Parece o trem de Japeri.” A queixa foi registrada no dia 5 de março de 1979. E a voz de protesto era de uma das milhares de pessoas que aproveitaram a hora do almoço daquela segunda-feira para passear de graça no metrô do Rio de Janeiro, nas primeiras viagens para o público depois da solenidade de inauguração. Prevista para o meio-dia, a viagem inicial só ocorreu 45 minutos mais tarde, quando uma composição saiu da estação Praça Onze com destino à Glória, levando cerca de 250 passageiros. O último trem do dia partiu às 15h15m, no mesmo sentido, sob protesto dos usuários, que queriam andar mais no metrô, apesar da superlotação que originou a queixa acima.
Viagem Inaugural na Hora do Almoço
A viagem inaugural, de fato, aconteceu pouco depois de meio-dia, quando um trem com quatro carros levou o presidente Ernesto Geisel, o governador Faria Lima e uma comitiva de 400 pessoas. Foram uma hora e cinco minutos para percorrer 5,1 quilômetros da Praça Onze à Glória, com solenidades nas cinco estações que entraram em funcionamento, após quatro anos de obras: Praça Onze, Central do Brasil, Presidente Vargas, Cinelândia e Glória. O maior problema ocorreu na Central, pois o equipamento de ar-condicionado da estação pifou na hora da inauguração.Nos quatro primeiros meses, foram postos em operação quatro composições, com quatro carros cada e capacidade para 1.200 passageiros, das 9h às 15h. E no primeiro mês, os usuários viajaram de graça. Em dezembro de 1979, o horário passou a ser das 9h às 23h. As estações Uruguaiana e Estácio foram abertas no ano seguinte.
Em 1981, foram concluídas as
estações Carioca, Catete, Morro Azul (Flamengo) e Botafogo, todas na
Linha 1. Em novembro de 1981, foi inaugurada a Linha 2, com as estações
São Cristóvão e Maracanã. Em dezembro, a estação Largo do Machado
completou o trecho da Linha 1 na Zona Sul. No ano seguinte, entraram em
operação as estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña.
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