O
Movimento Metrô que o Rio Precisa defende a construção de uma malha metroviária para o Rio de Janeiro. A saber:
Linha 1
Conclusão do anel circular da Linha 1 com as estações: Estação Uruguai (obras em andamento), Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Antero de Quental e Estação Gávea. Também defende a conclusão das obras da Estação Morro de São João, em Botafogo.
Linha 2
Conclusão da Linha 2 sentido Centro com as Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV. Expansão da Linha 2 em direção à Baixada Fluminense com a Estação Vila Rosali, Estação Agostinho Porto, Estação Coelho da Rocha e Estação Belford Roxo.
Linha 4
Construção das seguintes estações: Estação Carioca, EstaçãoLaranjeiras, Estação Largo dos Leões, Estação Humaitá, Estação Jardim Botânico, Estação Gávea, Estação São Conrado, Estação Jardim Oceânico, Estação Downtown, Estação Città América, Estação Barra Shopping, Estação Nova Ipanema e Estação Alvorada.
O movimento não esqueceu das outras linhas e bairros, mas como a prioridade do governo é levar o metrô à Barra da Tijuca por causa das Olimpíadas, tornou-se necessária a discussão do metrô na área metropolitana do Rio de Janeiro, até porque, não podemos deixar que a Linha 1 seja extendida eternamente até a Barra formando assim um "linhão". Também há de se levar em conta que a Linha 3 tem uma verba independente da Linha 4 e suas obras não começaram por suspeita de superfaturamento no orçamento.