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terça-feira, 30 de agosto de 2011

Socchi 10, Rio de Janeiro 0

socchi versus rio de janeiroSocchi está ganhando um novo aeroporto internacional, enquanto o Rio parece ter consertado o ar-condicionado do seu. Ainda temos esteiras defeituosas, quase nenhum estacionamento e muitas filas.


Socchi Constrói Aeroporto, Metrô e Trem

Socchi está ganhando três linhas de trem e metrô ecológicas ligando aeroporto, parque olímpico e centro da cidade. O Rio está ganhando o Linhão e várias pistas de ônibus.

Socchi terá seu legado; o Rio problemas a resolver nas próximas décadas.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Início do Fim do Sonho de uma Malha Metroviária

obras general osorio 2 metro rioAs obras da construção da estação terminal da Linha 4, a popular "Estação General Osório 2" já começaram.

Aparentemente nada pode impedir Sérgio Cabral de destruir o metrô do Rio de uma vez por todas.

sábado, 20 de agosto de 2011

Estação São Conrado Começa a Ganhar Forma

estaçao sao conrado ganha forma A Estação São Conrado começa a sair do papel. Diariamente as escavações do túnel da Linha 4 e da própria estação começam às 07:00 e vão até às 22:00.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O X da Zona Norte do Metrô do Rio

metro zona norte rioVocê conhece o X do metrô Rio da Zona Norte?


Estação Uruguai Nasce Pequena

A Estação Uruguai está nascendo pequena, como já foi abordado outras vezes neste blog. No mínimo, esta estação deveria ser construída para abrigar duas linhas de metrô, mas vai nascer para uma linha apenas.

O projeto da Estação Uruguai é tão ruim que ela nem na Rua Uruguai será. Isso se deve ao fato da concessionária Metrô Rio aproveitar o que já tinha sido escavado pelo estado nos anos 1970 e 1980 e fazer no local do antigo estacionamento, a estação de metrô. O certo teria sido completar a escavação até a Rua Uruguai. Mas como tornaria a obra muito mais cara, foi logo descartado. Mal ou bem, a Estação Uruguai estava prevista para ser inaugurada em 1979, mas deverá finalmente sair do papel em 2013, com 34 anos de atraso.
 

metro zona norte rio

Zona Norte Merece Mais Metrô

Como a cidade cresceu, a Zona Norte ficou muito mais populosa e é claro que todos os residentes no Rio gostariam de ver o metrô em seus bairros. Por isso, há quem defenda o metrô para a Usina, o metrô para o Méier, etc. Cada projeto destes ganha força conforme o resultado de cada eleição e a opinião de vereadores, deputados, prefeitos e governadores.


Por uma Linha 1 Circular  

Fato é que para desafogar o trânsito da cidade é necessário fazer uma nova ligação metroviária entre as Zonas Norte e Sul. A Linha 1 circular é de vital importância para a cidade do Rio de Janeiro. Ela deveria ligar a Estação Uruguai com a futura Estação Gávea para fechar o anel da Linha 1. Caso contrário, o passageiro que pegar o metrô na Zona Sul, tem que cortar toda a Zona Sul, o Centro e a Zona Norte para chegar ao destino final.

A localização da Estação Uruguai é bem no meio da Tijuca e seus sub-bairros. Por isso, ela é o centro de um "X" metroviário na Zona Norte. Descobrimos recentemente que um dos anexos da renovação do contrato de concessão do metrô do Rio de Janeiro dá a opção da empresa de estender o metrô da Estação Uruguai até a futura Estação Méier. Não se fala na extensão para a Gávea, nem para a direção de Muda e Usina.


Expansão para o Méier

No caso da expansão até a Estação Méier, o Estado exige que também sejam construídas a Estação Praça Sachet, a Estação Grajaú e a Estação Barão do Bom Retiro.

sábado, 13 de agosto de 2011

O Pior Metrô do Mundo Pode Piorar

O Rio de Janeiro vai conseguir o que parecia impossível: piorar sua malha metroviária. Começou a construção de uma segunda estação General Osório. Esta será dedicada exclusivamente à Linha 4 e o passageiro que quiser continuar viagem em direção ao restante de Ipanema ou à Copacabana terá que fazer baldeação para seguir em frente.

Deverá ser o único metrô do mundo em que você fará uma baldeação não para mudar de linha ou direção, mas para seguir em frente. Ou seja, você vem de Copacabana, desce na Estação General Osório, anda muito, entra em outro trem na mesma estação e vai em frente para a Estação Nossa Senhora da Paz.


Desapropriações

Na Zona Oeste milhares foram desapropriados para a construção das pistas de BRTs. Na Zona Sul, 4 prédios de 290 apartamentos não podem ser desapropriados para a passagem do metrô.


Baldeação

O atual Governo Estadual construiu a Linha 1A em vez da Linha 2 para acabar com a baldeação na Estação Estácio e para evitar uma nova baldeação na Estação Carioca. Sacrificou assim a Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Praça XV.


Linha 4

A Linha 4 que está sendo construída é na verdade um linhão entre Pavuna e Jardim Oceânico. Só não será direto por causa da baldeação na Estação General Osório. Como não haverá cruzamento de linhas, o metrô já estará lotado ao longo do trajeto em dezenas de estações. Ir sentado? Nem pensar! A Linha 4 ganhará ainda a Estação Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Antero de Quental, Estação Gávea, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico.


Obras

As obras em Ipanema deverão interromper por pelo menos 6 meses o acesso à Estação General Osório.


Estação Gávea

Não está certo que a Estação Gávea será construída para a Olimpíada. Se for construída, tampouco está confirmado se terá uma ou duas plataformas, para ser utilizada por outra linha no futuro.


Alvorada

A princípio, a Linha 4 que está sendo construída vai somente até o início da Barra da Tijuca, na Estação Jardim Oceânico.



Gráfico: Jornal O Globo (20/07/2011)

sábado, 6 de agosto de 2011

Linha 2 do Metrô do Rio Foi Licitada nos Anos 1980

O trecho final planejado pelo Estado do Rio de Janeiro e Rio Trilhos para a Linha 2 do metrô do Rio de Janeiro foi licitado nos anos 1980 pelo então governador Moreira Franco (1987-1990).


Queiroz Galvão e Paranapanema Ganharam a Licitação

Queiroz Galvão e Paranapanema ganharam esta licitação mas apenas 80 metros depois da Estação Estácio foram escavados. A obra parou e a Queiroz Galvão abandonou seu tatuzão ali. A plataforma da Linha 2 ficou pronta.

O túnel do metrô porém jamais chegou à Estação Carioca, nem à Estação Praça da Cruz Vermelha e nem sequer à Estação Catumbi. Aliás, estas duas últimas estações tampouco foram construídas.


Linha 2 Precisa Ser Terminada

Com o crescimento da região metropolitana do Rio de Janeiro, o ideal hoje é que a Linha 2 depois da Estação Carioca fosse até a Estação Praça XV integrar com as barcas. Na outra direção, depois da Estação Pavuna, a Linha 2 deveria passar pela Estação Vila Rosali, Estação Agostinho Porto, Estação Coelho da Rocha e Estação Belford Roxo.


Extensão É a Linha 3

Quanto à ligação do Rio de Janeiro para Niterói, a Linha 3 pode ser uma continuidade da Linha 2 ou não, dependendo do projeto do governo estadual. A Linha 3 chegando ao Rio de Janeiro, seja na Estação Praça XV, seja na Estação Carioca, ela precisa estar com uma profundidade de pelo menos 45 metros para ficar sob o leito da Baía de Guanabara. Se fizerem a obra como continuação da Linha 2, a Linha 2 já deverá estar nesta profundidade na estação de ligação com a Linha 3.

Caso ela seja independente da Linha 2, nada impede que a Linha 2 siga seu curso normal até a Estação Praça XV e a Linha 3 chegue à Estação Carioca, que deveria então ganhar uma nova plataforma, numa maior profundidade das Linhas 1 e 2.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Protesto na Gávea

protesto metro gaveaDiversos presidentes de associações de moradores, cariocas e alguns políticos se reuniram na Praça Santos Dumont, na Gávea, para exigir a construção da Estação Gávea.


Metrô Que o Rio Precisa Presente

O grupo "Metrô que o Rio Precisa" defende a construção da Estação Gávea com duas plataformas, uma para a Linha 1 circular e outra para a Linha 4.

O resultado da manifestação foi que o Secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, já discursou falando na possibilidade de se construir a Estação Gávea em dois níveis até 2016.


Próximo Protesto na Estação Alvorada

O próximo protesto deverá ser na estação rodoviária da Alvorada, onde os cariocas defendem que deva ser o ponto final da Linha 4.