No dia 09 de julho de 2025, o Governo detalhou um plano de investimento na expansão do metrô do Rio de Janeiro. O plano de investimentos é o seguinte:
- 31 estações
- 44 quilômetros de trilhos.
- R$ 28,8 bilhões
- Conclusão em 2032.
- Via PPP (Parceria-Público-Privada)
Investimento Começaria pela Linha 3
Cerca de R$ 14,6 bilhões (mais da metade) seriam destinados á construção da Linha 3 (que nada mais é que a expansão da Linha 2). O Rio de Janeiro ganharia a Estação Praça XV. Dali, o metrô seguiria para a Estação Praça Araribóia, em Niterói, através de um túnel sob a Baía de Guanabara. A partir de Niterói, os trens iriam a até a Estação Guaxindiba, em São Gonçalo. Neste projeto, seriam 22 quilômetros de trilhos.
Linha 4 Até o Recreio dos Bandeirantes
O projeto de expansão da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes não está definido por este governo. Tudo o que foi anunciado é que pelo menos cinco estações novas seriam construídas, incluindo a Estação Alvorada. Aqui seriam investidos cerca de R$ 9,8 bilhões.
Conclusão da Linha 2 no Centro
As conclusões da Estação Carioca, Estação Praça da Cruz Vermelha, além da construção da Estação Catumbi estão nos planos. É o meio correto de se integrar o metrô que vai a Niteroi. Da Estação Carioca, o passageiro poderá seguir viagem para a Estação Praça XV.
Licitações em 2026
Com aporte do BNDES, as primeiras licitações da expansão metroviária devem acontecer no começo de 2026. O primeiro trecho a ser licitado deve ser a conclusão da Linha 2, num valor estimado de cerca de R$ 4,4 bilhões.
Anúncio de investimento em metrô sempre acende uma pequena esperança, mas não dá pra deixar apontar as falhas toscas e intencionais de prioridade.
ResponderExcluirTerminar a linha 2, correto.
Fazer a linha 3, ok. Alta demanda e descongestionamento da ponte Rio-Niterói.
A próxima prioridade ou ao mesmo tempo da primeira tem q ser a linha 1 circular que é basicamente furar Rocha sem urbanização sensível a frente. A linha circular com dois sentidos é imprescindível e absurdamente na retomada da Estação Gávea a ligação Antero de Quental x Gávea não será feita agora. É inacreditável.
Próxima prioridade linha 4 original pelo fazendo o trecho até Alvorada e levar da Gávea a Botafogo via Jd Botânico e Humaitá, antes q o Paes coloque um VLT dos novos parceiros dele no trecho, parando por aí momentaneamente antes de seguir para o Carioca ou Praça Harmonia.
Depois disso, antes de levar até o Recreio uma das duas "linhas 6", a que o Paes fez em 80% do traçado o BRT Transcarioca e a nova "linha 6" via Freguesia e Linha amarela. A antiga pra mim, deveria ser feita primeiro ou chegando até Irajá pelo menos conectando com a linha 2. Seria uma mão na roda para a massa que trabalha na Barra e Jacarepaguá, uma área em crescimento populacional e do caos viário. E fazer tbm a nova via Linha Amarela que é mais tranquilo por andar debaixo da via expressa podendo avançar primeiro até o Tom Jobim pelo menos, antes de adentrar a Ilha.
No mesmo tempo que se começa a fazer a primeira linha 6 iniciar a linha 5 com Tom Jobim x Santos Dumont com bifurcação no TIG/Novo Rio, fazendo por elevado o trecho Tom Jobim x Caju e o restante subterrâneo via Feira de São Cristóvão, TIG/ Novo Rio onde haverá a bifurcação para a Leopoldina, Estácio, Rio Comprido, Cosme Velho, Botafogo chegando até a estação Urca/Leme dentro do morro que divide os bairros. Porém seria feito inicialmente até o Rio Comprido. E a outra direção para o Santos Dumont do Novo Rio seguiria tbm em subterrâneo por Santo Cristo, Gamboa, Harmonia, Praça Mauá, Candelária, Carioca e Santos Dumont. O problema de acesso aos aeroportos e entre eles seria quase 100% resolvido.
E aí sim, para mim vem a expansão para o Recreio e começar a fazer a ligação metroviária Taquara x Central via Pechincha, Freguesia, Três Rios, Lins, Grajaú, Vila Isabel, Maracanã, Quinta da Boa Vista, TIG/ Novo Rio e Central. E junto, a ligação Saens Pena x Nova América via Barão de Mesquita, Méier e Cachambi.
E prosseguindo a ligação Campo Grande x Recreio via Guaratiba e término.
Pra mim essa seria a ordem de prioridade de novos projetos que contando com a melhora da economia, troca de governo e um estilo Tarcísio aqui trabalhando em três frentes com tatuado da prazer até 2040 e claro a outros como metrô Nova Iguaçu x Duque de Caxias na baixada, muito necessário.
Fora isso no mesmo período, vejo possível e tbm necessário converter os ramais de trem em metrô total ou parcialmente com trechos subterrâneos em alguns bairros subcentrais e centros municipais da RMRJ. O custo seria pago em grande parte pelo Novo concessionário como pagamento de outorga.
Independentemente da realização ou não do Pan 2031, iniciaria pela conclusão da Linha 2 até a Praça XV, que aumentaria a demanda pela barcas e diminuiria a propensão à linhas de ônibus direta vindas especialmente de São Gonçalo para o Centro do Rio, e seu consequente engarrafamento da Ponte e caos de pontos finais pelas ruas e/ou terminais. Outro ponto, seria fazer a Linha 3 com primeiro trecho entre a Praça Arariboia e o Rodo de São Gonçalo ou Praça Zé Garoto, com as mesmas implicações da linha anterior. E por fim, estender a Linha 4 para o Terminal Alvorada.
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