Ao lado segue um mapa bastante razoável do metrô no Rio de Janeiro. Ele inclui as linhas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e exclui as Linhas secundárias: 1B, 1C, 2A e 4A.
Ele tampouco mostra a Estação Barcas (Linhas 2 e 3), a expansão da Linha 2 até Belford Roxo, nem a Linha 7 (Niterói - Itaipu).
Mas é um mapa bastante bom.
Um sonho de metrô para o Grande Rio!
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domingo, 25 de outubro de 2009
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Demora na Linha 3 do Metrô do Rio
As obras da Linha 3 esbarram a cada momento em um novo empecilho para começarem. Prevista para começarem no 1o semestre de 2009, foi adiada para a segunda metade do ano e agora está adiada para 2010.
A Secretaria Estadual de Transportes informa ainda que a Linha 3 ainda não entrou em fase de obra civil. Neste momento, estamos em fase de finalização do Projeto Executivo, quando são feitos estudos de sondagem e topografia, sem os quais a parte física não tem como ser executada. Pelas informações anteriores, pensávamos que isso já tivesse sido feito.
Todo esse levantamento deve estar pronto até o fim do ano. O projeto da Linha 3 vai ligar a Estação Araribóia, no Centro de Niterói, até Guaxindiba, em São Gonçalo. A obra beneficiará 350 mil passageiros por dia e já possui licença ambiental, e a de instalação já está concluída. Com a nova linha, o tempo de deslocamento no trecho Niterói-São Gonçalo nos horários de pico, que hoje é de uma hora e mea no trânsito, cairá para apenas 20 minutos.
TCU Cobra Explicações
Há cerca de dois meses, uma equipe de técnicos e advogados está preparando as explicações necessárias para o Tribunal de Contas da União, que questionou diversos pontos do projeto junto ao Governo do Estado.A Secretaria Estadual de Transportes informa ainda que a Linha 3 ainda não entrou em fase de obra civil. Neste momento, estamos em fase de finalização do Projeto Executivo, quando são feitos estudos de sondagem e topografia, sem os quais a parte física não tem como ser executada. Pelas informações anteriores, pensávamos que isso já tivesse sido feito.
Obras Civis Atrasadas
Os levantamentos topográficos servem para identificar os lugares em que serão instalados os pilares de sustentação do viaduto por onde vai circular o metrô: entre Barreto, em Niterói, e Guaxindiba, em São Gonçalo. Essa parte dos trabalhos está avançada. A prospecção começou por Niterói e segue para São Gonçalo. Ao todo, este trecho da Linha 3 terá 23km.Todo esse levantamento deve estar pronto até o fim do ano. O projeto da Linha 3 vai ligar a Estação Araribóia, no Centro de Niterói, até Guaxindiba, em São Gonçalo. A obra beneficiará 350 mil passageiros por dia e já possui licença ambiental, e a de instalação já está concluída. Com a nova linha, o tempo de deslocamento no trecho Niterói-São Gonçalo nos horários de pico, que hoje é de uma hora e mea no trânsito, cairá para apenas 20 minutos.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
O que o Blog Faria se Estivesse no Poder?
O que o blog Metrô do Rio faria se estivesse no poder?
Onde o Metrô É Mais Necessário?
Essa pergunta tem sido repetida a mim diversas vezes. E ela vem seguida de outras como, o que é mais importante? Zona Sul, Zona Norte, Zona Oeste ou Niterói? Como fazer a integração com outros meios de transportes? E as obras inacabadas?
Pois bem! Após muito refletir sobre este tema, resolvi responder a esta pergunta neste Post. Tomara que muitos sejam adeptos de minhas ideias.
Antes de responder a esta pergunta, gostaria de dizer que considerarei o metrô construído do jeito que está, além da Estação General Osório, Estação Uruguai e Linha 1A. Também alerto que é impossível ter a noção exata das finanças estaduais sem estar na cadeira de governador.
Terminar a Linha 2
A primeira medida que tomaria seria a de terminar o que começou. Ou seja, concluiria as obras da Linha 2, ligando a Estação Estácio à Estação Barcas, através da Estação Catumbi, Estação Praça Cruz Vermelha e Estação Carioca. A Estação Barcas já teria duas plataformas (Linha 2 e 3) e Estação Carioca ganharia uma terceira plataforma (Linha 4). Também construiria duas grandes estações, que não entrariam em operação no momento: Estação PUC (com duas plataformas para Linhas 1 e 4) e Estação Alvorada (com três plataformas para Linhas 4, 6 e uma de contingência). Estas obras seriam concluídas em 4 anos e as estações da Linha 2 seriam colocadas em operação.
Projeto para a Linha 4
Caso reeleito, quais seriam os projetos para os quatro anos seguintes? A Linha 1 ganharia a Estação Praça Nossa Senhora da Paz para que o metrô se aproximasse da Estação Gávea. A Linha 4 ganharia a Estação Barra Shopping e a ligação com a Estação Alvorada passaria a funcionar. A Estação Hospital Lourenço Jorge também seria construída e a Linha 6 colocada em funcionamento, sendo ligada também à Estação Alvorada. A Estação Botafogo seria ampliada para ter mais três plataformas (Linhas 1B, 4 e 4A). A Estação Laranjeiras seria construída e o trecho ligando a Estação Carioca à Estação Botafogo passando pela Estação Laranjeiras seria posto em operação. Outras três estações seriam construídas mas não seriam colocadas em funcionamento, aguardando a construção dos túneis pelo próximo governador: Estação Méier (Linha 1C), Estação Humaitá (Linha 4) e Estação Urca (Linha 4A).
Acredito que muitos pensarão de maneira semelhante a mim e outros muitos pensarão totalmente diferente. No entanto, acredito que as obras se dariam por todas as zonas da cidade, beneficiando a todos e fazendo com que a rede de metrô fosse muito ampliada. Os custos de ligação com Niterói (Linha 3) e ligação com a Barra (Linha 4) inviabilizariam toda essa ampliação metroviária. Por isso, em vez de construir um túnel, optei por construir diversas estações. Mas na realidade, tudo é necessário!
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Blog Trocou Cartas com o Metrô
No domingo, 13 de Setembro de 2009, o jornal O Globo publicou a seguinte carta do blog:
Décadas de Espera
Recentemente o presidente do Metrô do Rio prometeu que em 180 dias começarão as obras da Estação Morro de São João, em Botafogo. Esta estação, prevista no projeto original para inauguração em 1979, será muito bem-vinda, pois estará localizada num ponto importante da cidade. Gostaria de saber do presidente do Metrô Rio, porém, quando será construída a Estação Praça da Cruz Vermelha, da Linha 2, prevista para ser inaugurada também em 1979, e que atenderia à população que precisa do serviço hospitalar da região e aos turistas que se dirigem à Lapa. Parte das escavações foi feita nos anos 80 e 90, mas nunca concluída. Já são 30 anos de esperas e promessas.
A resposta veio na terça-feira, 15 de Setembro de 2009, também no Jornal O Globo. Quem assinou foi Joubert Flores, diretor de Relações Institucionais do Metrô:
Conexão do Metrô
Sobre a carta do leitor Miguel Gonzalez (13/9), o Metrô Rio esclarece que a estação Cruz Vermelha faz parte de um antigo projeto de ligação entre Estácio e Carioca, porém, recentemente, o governo do estado optou pela construção da conexão Pavuna - Botafogo, que vai acabar com a necessidade de transferência em Estácio, por ser a opção que melhor atende à população. Dos passageiros da Linha 2 que fazem a transferência na estação Estácio, 78% têm como destino as estações até Botafogo, enquanto a estação Carioca é o destino de apenas 12% destes clientes. Além disso, com a conexão Pavuna - Botafogo, os clientes da Linha 2 ainda terão o benefício de poder seguir direto até a Zona Sul. Mas nada impede que futuramente o antigo projeto da estação Cruz Vermelha seja retomado pelo governo do estado.
sábado, 3 de outubro de 2009
Queremos um Metrô Decente!
Como será nossa rede metroviária até 2016?
Em relação à rede atual estão previstas somente expansões na Linha 1: Estação Rua Uruguai, Estação General Osório, Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Bartolomeu Mitre, Estação Gávea, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico.
O primeiro trecho da Linha 3 ligando a Estação Guaxindiba à Estação Praça Araribóia também está previsto.
Em relação à rede atual estão previstas somente expansões na Linha 1: Estação Rua Uruguai, Estação General Osório, Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Bartolomeu Mitre, Estação Gávea, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico.
O primeiro trecho da Linha 3 ligando a Estação Guaxindiba à Estação Praça Araribóia também está previsto.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Estações já Nascem Pequenas
Com exceção da Estação Estácio, as demais estações do metrô do Rio de Janeiro já nascem pequenas e um dia terão que passar por obras para serem expandidas. Os exemplos são muitos. Veja abaixo.
A ilustração representa o metrô do Rio: mais parece brinquedo do que um sério sistema metroviário.
Estação Botafogo
A Estação Botafogo foi construída para receber apenas o metrô da Linha 1. É necessário construir outras três plataformas, quadruplicando o tamanho da estação. A Estação Botafogo está prevista para receber a Linha 1B, Linha 4 e a Linha 4A.Estação Uruguai
A Estação Uruguai, cujas obras começarão em 2010, terá apenas uma plataforma, para receber o metrô da Linha 1. Só que está prevista para a Estação Rua Uruguai as Linhas 1C e 1D. Por que não fazem logo três plataformas?Estação Carioca
A Estação Carioca foi construída com duas plataformas, mas apenas uma está em operação. Como o governo nunca terminou a Linha 2 (estão faltando a Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Barcas), a segunda plataforma nunca foi utilizada. Mas a Estação Carioca também é para receber a Linha 4 e a Linha 5.Estação Colégio
A Linha 2 também tem estações pequenas. A Estação Colégio precisa dobrar de tamanho para receber a Linha 2A.Estação Irajá
Já a Estação Irajá também precisa ganhar uma nova plataforma para poder receber o metrô da Linha 6.A ilustração representa o metrô do Rio: mais parece brinquedo do que um sério sistema metroviário.