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quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O que o Blog Faria se Estivesse no Poder?

obras metrôO que o blog Metrô do Rio faria se estivesse no poder?


Onde o Metrô É Mais Necessário?

Essa pergunta tem sido repetida a mim diversas vezes. E ela vem seguida de outras como, o que é mais importante? Zona Sul, Zona Norte, Zona Oeste ou Niterói? Como fazer a integração com outros meios de transportes? E as obras inacabadas?

Pois bem! Após muito refletir sobre este tema, resolvi responder a esta pergunta neste Post. Tomara que muitos sejam adeptos de minhas ideias.

Antes de responder a esta pergunta, gostaria de dizer que considerarei o metrô construído do jeito que está, além da Estação General Osório, Estação Uruguai e Linha 1A. Também alerto que é impossível ter a noção exata das finanças estaduais sem estar na cadeira de governador.


Terminar a Linha 2

A primeira medida que tomaria seria a de terminar o que começou. Ou seja, concluiria as obras da Linha 2, ligando a Estação Estácio à Estação Barcas, através da Estação Catumbi, Estação Praça Cruz Vermelha e Estação Carioca. A Estação Barcas já teria duas plataformas (Linha 2 e 3) e Estação Carioca ganharia uma terceira plataforma (Linha 4). Também construiria duas grandes estações, que não entrariam em operação no momento: Estação PUC (com duas plataformas para Linhas 1 e 4) e Estação Alvorada (com três plataformas para Linhas 4, 6 e uma de contingência). Estas obras seriam concluídas em 4 anos e as estações da Linha 2 seriam colocadas em operação.


Projeto para a Linha 4

Caso reeleito, quais seriam os projetos para os quatro anos seguintes? A Linha 1 ganharia a Estação Praça Nossa Senhora da Paz para que o metrô se aproximasse da Estação Gávea. A Linha 4 ganharia a Estação Barra Shopping e a ligação com a Estação Alvorada passaria a funcionar. A Estação Hospital Lourenço Jorge também seria construída e a Linha 6 colocada em funcionamento, sendo ligada também à Estação Alvorada. A Estação Botafogo seria ampliada para ter mais três plataformas (Linhas 1B, 4 e 4A). A Estação Laranjeiras seria construída e o trecho ligando a Estação Carioca à Estação Botafogo passando pela Estação Laranjeiras seria posto em operação. Outras três estações seriam construídas mas não seriam colocadas em funcionamento, aguardando a construção dos túneis pelo próximo governador: Estação Méier (Linha 1C), Estação Humaitá (Linha 4) e Estação Urca (Linha 4A).

Acredito que muitos pensarão de maneira semelhante a mim e outros muitos pensarão totalmente diferente. No entanto, acredito que as obras se dariam por todas as zonas da cidade, beneficiando a todos e fazendo com que a rede de metrô fosse muito ampliada. Os custos de ligação com Niterói (Linha 3) e ligação com a Barra (Linha 4) inviabilizariam toda essa ampliação metroviária. Por isso, em vez de construir um túnel, optei por construir diversas estações. Mas na realidade, tudo é necessário!

4 comentários:

  1. Eu tentaria num primeiro mandato finalizar a linha 2 e fazer o trecho da linha 6 com a transversal ferroviária, ou seja, Penha - Madureira.

    A linha 4, em função dos jogos olímpicos deve ser feita no trecho Barra - Gávea. Não dá para completá-la, mesmo com metade dos recursos sendo privados, a parte do estado onera muito.

    Sugeriria à prefeitura que aproveitasse a revitalização do porto para valorizar as áreas a ocupar com a obra do metrô, da linha 5. E financiar parte da obra com isso. Vale lembrar que já teria uma economia de meio bilhão do T5, se considerar somente o cofre da prefeitura.

    A linha 3 seguiria em pré-metrô até ganhar corpo e extensão de linha, e deveria contar com apoio das prefeituras locais.

    Mas a urgência mesmo seriam os trechos da linha 2 e 6.

    Infelizmente, o estado jogou muito dinheiro fora aceitando a linha 1A, quando poderia usar a contrapartida para concluir a linha 2. A contrapartida da Supervia não pode ser o ramal Ilha, mas uma revitalização mais intensa do leito ferroviário e uso de recursos próprios para revitalização e compra dos trens seria mais oportuno Mesmo que não acrescente trilhos, torná-los mais atrativos valoriza o transporte sobre trilhos e a importância de seu uso. Então, com as conexões das linhas 6 e 2, já poderíamos estabelecer condições de integração gratuita entre trem e metrô.Como já acontece há bastante tempo em São Paulo.

    Num segundo mandato, valeria capilarizar mais. Embora nem tudo isso deva estar concluído, permitir um novo avanço da linha 4, com pelo menos duas estações no Jardim Botânico e conectar a linha 5 a 2, se a tática do porto tiver funcionado. Avançar a linha 6 pontas, com estação em Vila Valqueire e outra ou no Galeão ou na Praça Seca.

    Mas o investimento da vez seria menos em trilho e mais em composições. Lembrando que na prática ainda se estaria apenas concluindo as outras linhas.

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  2. São boas idéias também, Gabriel. Acho que concordamos que a primeira obra a ser feita é a conclusão da Linha 2.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. O Corredor T5 deveria ir até o galeão. Temos que ligar a Barra ao Galeão para os Jogos 2016, e também para os turistas, que preferem cada vez mais a Barra do que a Zona sul. Ou ao menos o corredor T5 deveria ir à Av Brasil, para que toda a populaçao que vive proximo à Brasil, pudesse usar o corredor.

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