Páginas

sábado, 10 de abril de 2010

Metroviários Defendem a Linha 2 Original do Metrô do Rio de Janeiro

projeto linha 2 metrô rioO Sindicato dos Metroviários do Rio de Janeiro defende a conclusão da Linha 2. Segundo orçamento levantado por eles, tendo como base a expansão do metrô para a Estação General Osório e as obras do Metrô de São Paulo, a expansão da Linha 2 custaria aproximadamente R$ 576 milhões. Este valor foi calculado em 2006. A Linha 2 seguiria da Estação Estácio para a Estação Carioca através da Estação Frei Caneca e da Estação Praça da Cruz Vermelha. O retorno do investimento viria em até dois anos.

Levar o Metrô da Estação Cantagalo até a Estação General Osório custou R$ 480 milhões, quase a conclusão da Linha 2.


A conclusão da Linha 2 é importante para

  • Conforto dos usuários.
  • Revitalização do Centro.
  • Facilitar acesso à rede hospitalar da Praça da Cruz Vermelha.
  • Desafogar a Linha 1.
  • Redução em cerca de 8 mil viagens ônibus/dia.
  • Redução da poluição.

Lembro, que parte da obra já foi feita. Além da Estação Carioca estar pronta, parte das escavações a partir da Estação Estácio foram feitas.

6 comentários:

  1. A máfia das companhias de ônibus não permite que outros transportes se desenvolvam na cidade.
    As vans por exemplo só se estabeleceram pois formaram tb uma máfia, até porque muitas das cooperativas tiveram origens bem questionáveis.
    Todos sabem que com mais metrô, menos ônibus serão necessários e muitas linhas podem ser desativadas.
    Não ficaria surpreso se o devaneio do corredor T5 tiver surgido como uma tentativa de "cala-boca" para os donos de empresas de ônibus.

    ResponderExcluir
  2. Ver essa perna morta da linha 2 terminada, seria um sonho.
    Esse encontro em Y com a linha 1 é a morte.
    Não sei como eles não terminaram logo com a linha 2, com essa criação de mais um ponto de passagem para a linha 1, diminuiria a quantidade de pessoas na mesma estação e o tempo entre os trens diminuiria tremendamente.

    Alguém podia tomar tenência e finalizar isso.

    PS: Adoro seu blog, sou um apaixonado por transporte público.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo elogio. Tampouco entendo porque este trecho está há 40 anos para ser concluído!!!

    ResponderExcluir
  4. Miguel, para complementar da uma olahda na matéria que acabei de postar no CaosCarioca. Pode plagiar a mesma aqui se quiser, inclusive acho bom publicar na maior quantidade de site spossivel, vamos ver se alguem da atencao.

    Jan

    ResponderExcluir