Páginas

sábado, 29 de setembro de 2012

Entendendo a Estação Carioca - Parte I

mapa estaçao carioca metro rio
A Estação Carioca foi projetada nos anos 1960 e construída nos anos 1970 para receber duas linhas de metrô. O tamanho da cidade e da população na época, previa que o Rio precisava de apenas duas linhas.


Estação Carioca no Coração do Rio de Janeiro

A Estação Carioca, que fica bem no Centro do Rio de Janeiro, seria o centro do sistema nervoso do metrô carioca. Ela foi planejada para receber as duas linhas de metrô da cidade e assim foi construída.

A Estação Carioca entrou em operação em 1981. Ela só recebia trens da Linha 1, mas foi aberta ao público assim.  Grande parte do metrô em funcionamento hoje foi construído até 1984, mas a Linha 2, na direção Centro, não passou da Estação Estácio, inaugurada em 1980.


Obras Sob a Avenida Chile

Nos anos 1990, a Linha 2 foi ampliada na direção Zona Norte até a Estação Pavuna. No entanto, apesar de algumas obras terem sido feitas sob a Avenida Chile, de terem preparado a fundação da Estação Praça da Cruz Vermelha e de terem escavado cerca de 80 metros de túnel entre a Estação Estácio e a futura Estação Catumbi, a Linha 2 jamais foi concluída na direção Centro.

Durante muitos anos, a Estação Estácio era a única estação de baldeação entre as Linhas 1 e 2. A Estação Estácio é uma estação pequena, que não foi construída para receber o enorme público que ela estava recebendo. Em 2009, o Governo Estadual optou por construir a Linha 1, que passou a colocar trens da Linha 1 na Linha 2 vice-versa.


Por que é importante recomeçar a obra de conclusão da Linha 2?

Por que é importante recomeçar a obra de conclusão da Linha 2? Para desafogar a Estação Estácio, para facilitar o acesso do público ao Sambódromo pela Estação Catumbi, para facilitar o acesso do público à rede hospitalar localizada na Praça Cruz Vermelha, para facilitar o transporte dos boêmios de e para a Lapa (se beber, não dirija!) e para levar o público direto à Estação Carioca com mais conforto.

E mais! Com o crescimento da cidade nos últimos 50 anos, especialistas e usuários do sistema metroviário defendem a extensão da Linha 2 não apenas até a Estação Carioca, mas até a Estação Praça XV para a conexão com o sistema de Barcas (para Paquetá, Ilha do Governador e Niterói).

Especialistas também defendem que a Estação Carioca seja ainda maior, recebendo trens da Linha 3 (vindos de Niterói), da Linha 4 (vindos da Barra da Tijuca) e da Linha 5 (vindos da Ilha do Governador).


Plataforma da Linha 2 Fechada

Hoje, nada mudou na Estação Carioca desde sua inauguração. A plataforma da Linha 1 está em operação e a plataforma da Linha 2, que fica abaixo da utilizada pelo público, segue fechada, escondida do público. Ao esperar o trem na plataforma e olhar o mapa disponível (foto), é impossível não sonhar com a conclusão da Linha 2. O mapa deste post coloca em verde o trecho construído da Linha 2 na Carioca, o trecho em preto do que falta construir e o trecho em azul de uma possível extensão para conectar o público às barcas.


Leia Mais



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Em Quem Não Votar?

futuro metrô rio em risco
É impossível falar de metrô e não falar em política de transportes para a cidade e o estado do Rio de Janeiro.

É impossível falar em política de transportes para a cidade e o estado do Rio de Janeiro sem falar em política.

É impossível falar em política sem falar nos dirigentes de nossa cidade e estado.


Eleições Municipais de Outubro

Sendo assim, é impossível falar de metrô e não se posicionar quanto às eleições municipais de outubro.

Quem gostar, quer e precisa do metrô não vai votar no atual prefeito, que jamais veio a público se posicionar sobre os desmandos do atual governador quanto à Linha 1A, quanto à mudança da Linha 4, quanto à não conclusão da Linha 2, quanto ao metrô só ir até o Jardim Oceânico e não até a Alvorada.

O prefeito foi omisso. Se você quer uma rede metroviária decente, procure outro candidato.

sábado, 22 de setembro de 2012

Metrô e Praças Podem Conviver

protesto praça nossa senhora da paz
A FSB Comunicações, que presta serviço de assessoria de imprensa para o consórcio Rio Barra, responsável pela construção da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, informou que "assim como a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, a Praça Antero de Quental, no Leblon, está incluída no projeto de sustentabilidade das obras: haverá 100% da área verde restabelecida. Quase a totalidade das árvores será preservada e haverá replantio com mudas de árvores que precisarem ser removidas. Durante todo o período das obras, uma parte da praça será reservada ao lazer, com parquinho infantil e área de convivência de idosos.


Protesto em Ipanema  

Se o protesto contra a instalação de entradas e saídas na praça do Leblon ainda não ganhou força, em Ipanema há muito barulho. Um grupo de moradores do bairro vizinho instalou uma maquete em tamanho natural em um dos locais onde querem que os acessos à Estação Praça Nossa Senhora da Paz sejam construídos. No projeto do governo e do consórcio, as entradas e saídas serão no quarteirão da praça. Os moradores defendem que estas escadas sejam trocadas de lugar. "Elas devem ficar nas esquinas da Rua Visconde de Pirajá com Maria Quitéria e na Visconde de Pirajá com Joana Angélica" manifestaram os moradores.


Preservação da Natureza  

Além da preservação da natureza da praça, os moradores também temem pela segurança de crianças que brincam na praça, que passarão a conviver com um grande público entrando e saindo do metrô, caso as bocas de entrada na estação sejam mesmo construídas junto à praça. Os manifestantes colhem assinaturas para entregar ao consórcio e ao governo do estado.

Enquanto isso, o consórcio deu (mais uma) resposta vazia informando que estudos (que ninguém leu porque nunca publicaram) indicam que o lugar apropriado para as bocas de entrada e saída da estação sejam na praça e blá blá blá...

Fonte da Foto: Jornal Extra.

sábado, 15 de setembro de 2012

Obras da Estação Uruguai

estaçao uruguai
As obras da Estação Uruguai continuam.

O antigo pátio de manobras do metrô do Rio de Janeiro está dando lugar às plataformas de embarque e desembarque.

O andar superior, que durante anos serviu de estacionamento de carros particulares, dará lugar às bilheterias e catracas do metrô.

A primeira foto à esquerda (foto de Marcelo Scandaroli / OAS) mostra como era o antigo pátio de manobras. 
pilares estaçao uruguai

A segunda foto (também de Marcelo Scandaroli / OAS) mostra como os antigos pilares de sustentação da futura estação foram substituídos por árvores de aço, permitindo assim o futuro embarque e desembarque dos passageiros.

A terceira e última foto, de Pedro Geaquinto, mostra que por fora, não se tem ideia do trabalho que acontece dentro da estação.

Estação Uruguai Deveria Ser Inaugurada em 1979

A Estação Uruguai foi inicialmente prevista para ser inaugurada em 1979, mas agora está prometida para 2014, antes do mundial de futebol.

A concessionária Metrô Rio tem a opção de estender a Linha 1, após a conclusão da Estação Uruguai, para o Méier construindo a Estação Praça Sachet, Estação Grajaú, Estação Barão do Bom Retiro e Estação Méier. No entanto, especialistas defendem a Linha 1 circular e a Estação Uruguai seria ligada à Estação Gávea. Outra opção discutida para aliviar o trânsito na Tijuca é que a Linha 1 siga em linha reta em direção à Estação Usina e Estação Muda. Ou seja, por que a Estação Uruguai não está sendo feita para receber três linhas de metrô?

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Metrô de Macaé Quase Pronto

O metrô de Macaé está em fase de testes. Confira um vídeo tirado do Youtube.

sábado, 1 de setembro de 2012

Trens Novos da Supervia Chegaram Enferrujados ao Rio

ferrugem trens supervia
Segundo reportagem do jornal O Dia, os trens chineses comprados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para a Supervia chegaram enferrujados ao Rio de Janeiro. Cada trem chinês custou cerca de R$ 11 milhões.


Ferrugem Descoberta em Janeiro

Ainda segundo o jornal, funcionários do governo descobriram a ferrugem em janeiro e fizeram um trabalho de raspagem e de limpeza com produtos químicos de emergência para esconder da imprensa e da população. Em março, um trem já limpo, foi apresentado à população durante uma festa promovida pelo governo.


Tempestade em Alto Mar

A explicação para a ferrugem seria uma tempestade em alto mar. A previsão é de mais ferrugem, ou esqueceram que também chove no Rio de Janeiro?

O fabricante dos trens é a chinesa Changchun Railway Vehicles. Dezoito de trinta trens encomendados já chegaram ao Rio.

É incrível como no metrô compraram-se trens que não cabiam nas estações e nos trens compraram composições de péssima qualidade.


Fonte: O Dia.