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sábado, 29 de setembro de 2012

Entendendo a Estação Carioca - Parte I

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A Estação Carioca foi projetada nos anos 1960 e construída nos anos 1970 para receber duas linhas de metrô. O tamanho da cidade e da população na época, previa que o Rio precisava de apenas duas linhas.


Estação Carioca no Coração do Rio de Janeiro

A Estação Carioca, que fica bem no Centro do Rio de Janeiro, seria o centro do sistema nervoso do metrô carioca. Ela foi planejada para receber as duas linhas de metrô da cidade e assim foi construída.

A Estação Carioca entrou em operação em 1981. Ela só recebia trens da Linha 1, mas foi aberta ao público assim.  Grande parte do metrô em funcionamento hoje foi construído até 1984, mas a Linha 2, na direção Centro, não passou da Estação Estácio, inaugurada em 1980.


Obras Sob a Avenida Chile

Nos anos 1990, a Linha 2 foi ampliada na direção Zona Norte até a Estação Pavuna. No entanto, apesar de algumas obras terem sido feitas sob a Avenida Chile, de terem preparado a fundação da Estação Praça da Cruz Vermelha e de terem escavado cerca de 80 metros de túnel entre a Estação Estácio e a futura Estação Catumbi, a Linha 2 jamais foi concluída na direção Centro.

Durante muitos anos, a Estação Estácio era a única estação de baldeação entre as Linhas 1 e 2. A Estação Estácio é uma estação pequena, que não foi construída para receber o enorme público que ela estava recebendo. Em 2009, o Governo Estadual optou por construir a Linha 1, que passou a colocar trens da Linha 1 na Linha 2 vice-versa.


Por que é importante recomeçar a obra de conclusão da Linha 2?

Por que é importante recomeçar a obra de conclusão da Linha 2? Para desafogar a Estação Estácio, para facilitar o acesso do público ao Sambódromo pela Estação Catumbi, para facilitar o acesso do público à rede hospitalar localizada na Praça Cruz Vermelha, para facilitar o transporte dos boêmios de e para a Lapa (se beber, não dirija!) e para levar o público direto à Estação Carioca com mais conforto.

E mais! Com o crescimento da cidade nos últimos 50 anos, especialistas e usuários do sistema metroviário defendem a extensão da Linha 2 não apenas até a Estação Carioca, mas até a Estação Praça XV para a conexão com o sistema de Barcas (para Paquetá, Ilha do Governador e Niterói).

Especialistas também defendem que a Estação Carioca seja ainda maior, recebendo trens da Linha 3 (vindos de Niterói), da Linha 4 (vindos da Barra da Tijuca) e da Linha 5 (vindos da Ilha do Governador).


Plataforma da Linha 2 Fechada

Hoje, nada mudou na Estação Carioca desde sua inauguração. A plataforma da Linha 1 está em operação e a plataforma da Linha 2, que fica abaixo da utilizada pelo público, segue fechada, escondida do público. Ao esperar o trem na plataforma e olhar o mapa disponível (foto), é impossível não sonhar com a conclusão da Linha 2. O mapa deste post coloca em verde o trecho construído da Linha 2 na Carioca, o trecho em preto do que falta construir e o trecho em azul de uma possível extensão para conectar o público às barcas.


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6 comentários:

  1. Mas não são 3 níveis ? Nível da linha 1, nível da linha 2 (mostrado na imagem postada) e o nível que seria o destino final da linha 4 ?

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    1. A linha 4 ficaria no mesmo nível da linha 1!
      A linha 2 à um nível abaixo da linha 1 e 4. Faltaria o estudo de nível da provável chegada da linha 5.

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    2. Bené: A Estação Carioca tem dois níveis (andares) e duas plataformas. Está em uso o primeiro andar com plataforma para a Linha 1. Está em desuso o segundo andar com plataforma para a Linha 2. Para as Linhas 3, 4 e 5 na Carioca será preciso construir novas plataformas, em paralelo ou em novos andares subterrâneos.

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    3. Pedro: Exato! Já que o atual governo colocou na mesma linha, a Linha 1 e a Linha 4, nada mais justo que chamar a plataforma em uso de Linha 1 e 4 - e na verdade até 2 se não concluírem a Linha 2.

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  2. E aí Miguel, vai sair a Parte II do artigo?

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