Buenos Aires x Rio de Janeiro
- Inauguração: 1913 a 1979.
- Total de Linhas: 7 a 3.
- Total de Quilômetros: 63,1 a 56,5.
- Total de Estações: 104 a 41.
Em todos os quesitos, Buenos Aires ganha do Rio de Janeiro. O primeiro metrô da capital argentina, com o carro ainda com bancos de madeira, até hoje circula aos domingos.
O metrô do Rio de Janeiro foi baseado na iniciativa da capital argentina, projeto que já dava certo por lá desde sua inauguração. Com atraso, o Rio tentou copiar o modelo portenho. Nos anos 1970, o governo militar investiu bastante, mas este dinheiro acabou na década seguinte. Até hoje, o metrô do Rio de Janeiro caminha a passos lentos.
Buenos Aires, tem apenas 3,1 milhões de pessoas, a metade da população carioca. Ou seja, há mais metrô para menos gente em Buenos Aires.
E para melhorar: brasileiro não é mal-tratado na Argentina. Muito pelo contrário!
Buenos Aires, tem apenas 3,1 milhões de pessoas, a metade da população carioca. Ou seja, há mais metrô para menos gente em Buenos Aires.
E para melhorar: brasileiro não é mal-tratado na Argentina. Muito pelo contrário!
Observação
- Este artigo foi originalmente publicado em 12 de janeiro de 2010.
- Ele foi atualizado em 04 de fevereiro de 2024.
E as passagens custam 0,90 do peso.
ResponderExcluirPrum transporte eficiente. Diferente do preço extorsivo que cobram aqui por esse arremedo.
Lá o transporte público dá de 10 a zero no daqui, tanto em qualidade quanto em preço.
Existem linhas de trem que circundam a capital, integradas com as linhas de metrô. Os ônibus são um pouco mais caros que o metrô, 1 peso e pouco, mas são ônibus urbanos e não caminhões com chassi de ônibus, como os nossos. Portanto são mais baixos, menos barulhentos e menos propensos a manobras assustadoras. Também não têm trocadores, tudo é pago em maquininhas antigas e funcionais.
Os taxis são extremamente baratos e em muitos casos, a melhor opção custo benefício, se você não está muito próximo a um metrô ou ponto de ônibus. Mas como explicar valores baixos em um país que nem de longe produz petróleo como o nosso? Simples, ao menos nestes quesitos não existe tanta roubalheira e taxação como lá.
As perguntas são essas, Carlos: Como eles conseguem ter um metrô e nós não? Como a passagem deles é menor (diferença gritante)?
ResponderExcluirExistem metrôs muito extensos e outros que simplesmente atendem bem. Metrôs como o de Buenos Aires, o de Lisboa e a expansão de São Paulo (a cidade está no déficit, mas corre atrás do prejuízo) são desse tipo. Isso se chama fazer o dever de casa. E fazer o necessário para funcionar bem. Estamos aquém da necessidade e do dever de casa.
ResponderExcluirComo votaram no Rio para cidade olímpica? Ridículo!
ResponderExcluirO COI bem que poderia ter dado uma forcinha dizendo que só aceitaria metrô no percurso do corredor de ônibus...
ResponderExcluirClaro!!!
ResponderExcluir