Concordo plenamente. As Linhas 1 e 2 eram para ter sido inauguradas em 1979. Iniciou-se nos anos 70 um estudo para a construção da Linha 3 (bem diferente da Niterói-São Gonçalo) nos anos 80 e uma segunda linha de pré-metrô em Niterói. Em 2012, ainda estamos discutindo as Linhas 1 e 2....
Não sei se andamos para trás, mas certamente paramos no tempo. Meier, Vila Isabel e ainda grande parte da Tijuca (que poderia ter mais umas duas linhas de metrô pelo menos) ainda estão desamparadas. Sem contar que boa parte da zona sul (gávea, jardim botânico, humaitá e Laranjeiras, sem falar que Copacabana merecia outra linha também devido ao grande fluxo de passageiros e a distância das estações) não dispões do serviço. O que dizer então da rodoviária e dos aeroportos que não são servidos pelo sistema? Lastimável...
O ritmo de construção desacelerou e muito, com certeza. Um dos nossos grandes problemas é construir as estações com uma plataforma apenas, dificultando a integração de linhas.
Quanto à Copacabana, vc está certo. O primeiro projeto do metrô previa 5 estações no bairro, que ficou apenas com 3.
Caminhamos para trás no que diz respeito aos interesses que guiam a expansão da rede metroviária. O texto do panfleto de 1973 expressa a consciência de que o metrô seria solução para o transporte de massa, evitando o aumento do volume de ônibus e carros nas vias e os consequentes engarrafamentos. A motivação para a construção do metrô era evitar o quadro de caos no transporte público que poderia vir a ocorrer. E que, infelizmente, já está ocorrendo devido à lentidão e ao descaso com que o assunto foi tratado por sucessivos governos estaduais.
Os interesses que guiam a "expansão" da rede metroviária hoje são outros. E não tem nada a ver com a solução de problemas de deslocamento na cidade. E sim com o enriquecimento de algumas empreiteiras e seus aliados políticos.
A impressão que fica é a de que, infelizmente, caminhamos para trás nos últimos 40 anos...
ResponderExcluirConcordo plenamente. As Linhas 1 e 2 eram para ter sido inauguradas em 1979. Iniciou-se nos anos 70 um estudo para a construção da Linha 3 (bem diferente da Niterói-São Gonçalo) nos anos 80 e uma segunda linha de pré-metrô em Niterói. Em 2012, ainda estamos discutindo as Linhas 1 e 2....
ExcluirNão sei se andamos para trás, mas certamente paramos no tempo. Meier, Vila Isabel e ainda grande parte da Tijuca (que poderia ter mais umas duas linhas de metrô pelo menos) ainda estão desamparadas. Sem contar que boa parte da zona sul (gávea, jardim botânico, humaitá e Laranjeiras, sem falar que Copacabana merecia outra linha também devido ao grande fluxo de passageiros e a distância das estações) não dispões do serviço. O que dizer então da rodoviária e dos aeroportos que não são servidos pelo sistema? Lastimável...
ResponderExcluirO ritmo de construção desacelerou e muito, com certeza. Um dos nossos grandes problemas é construir as estações com uma plataforma apenas, dificultando a integração de linhas.
ExcluirQuanto à Copacabana, vc está certo. O primeiro projeto do metrô previa 5 estações no bairro, que ficou apenas com 3.
Caminhamos para trás no que diz respeito aos interesses que guiam a expansão da rede metroviária. O texto do panfleto de 1973 expressa a consciência de que o metrô seria solução para o transporte de massa, evitando o aumento do volume de ônibus e carros nas vias e os consequentes engarrafamentos. A motivação para a construção do metrô era evitar o quadro de caos no transporte público que poderia vir a ocorrer. E que, infelizmente, já está ocorrendo devido à lentidão e ao descaso com que o assunto foi tratado por sucessivos governos estaduais.
ExcluirOs interesses que guiam a "expansão" da rede metroviária hoje são outros. E não tem nada a ver com a solução de problemas de deslocamento na cidade. E sim com o enriquecimento de algumas empreiteiras e seus aliados políticos.
Isso mesmo. O metrô deveria substituir os ônibus mas infelizmente nem o que se prometia estar pronto em 1979 foi concluído. E estamos em 2012...
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