segunda-feira, 8 de abril de 2024

O Complicado Metrô de Sevilla (Espanha)

mapa metro sevilla
Chegou o momento de falarmos do metrô de Sevilla (Espanha). O projeto do metrô sevillano começou a ser desenvolvido nos anos 1970 e foi entregue ao governo em 1979. O projeto, no entanto, foi abortado, pois se temia pelas construções históricas no centro antigo da cidade.

Em 02 de abril de 2009, a Linha 1 foi finalmente inaugurada com 22 estações e 18 quilômetros de extensão. No entanto, a Estação Guadaira não foi aberta ao público. Outras três linhas de metrô estão em fase de planejamento e devem ser construídas até 2017.

sevilla metro


O preço da passagem varia de acordo com o número de zonas que o passageiro vai percorrer. Assim, a linha 1 foi dividida em três trechos, conforme imagem em anexo.

Em Sevilla, a maioria das estações conta com vidros que protegem os passageiros dos trilhos até a chagada dos trens. Sistema similar será implantado na Estação Uruguai do Rio, além de já estar disponível no metrô de São Paulo (SP).

As obras da linha 3 começarão em 2024.


Observação

  • Este artigo foi publicado em 07 de maio de 2013.
  • Ele foi atualizado em 08 de abril de 2024.

12 comentários:

  1. Olá. Só uma observação: a concessionária desistiu de colocar portas na plataforma da estação Uruguai (e climatizá-la também) há muito tempo. Foi um factóide, para não usar outros termos. Eles sequer escavaram os poucos metros restantes para que a estação realmente ficasse na R. Uruguai.

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    1. Oi George, que eles não iam escavar o que faltava para chegar à Rua Uruguai eu já sabia. Onde vc leu sobre a decisão de não colocar as portas?

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    2. Seria necessário instalar o sistema de sinalização e gerenciamento de tráfego CBTC, mesmo existente na Linha 4 de São Paulo. Sem este, é inviável manter portas nas plataformas.

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    3. Na minha modesta opinião, acho exagero até mesmo as portas. Uma fortuna que poderia ser usada para construir novas estações para proteger uma minoria de se jogar nos trilhos.

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    4. O CBTC é necessário por outros motivos, como menor intervalo (até 75s, sendo que a Alstom desenvolve um que possibilita 60s), maior confiabilidade, possibilidade de maior velocidade média das composições e possibilidade de total automatização do sistema (passando a ser driveless). As portas, digamos, são um "bônus" nessa tecnologia. Mas tiveram uma ideia um tanto insana (e louca) em colocar apenas as portas e ignorar o sistema que, de fato, é essencial.

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    5. Um sistema de controle e sinalização de tráfego (sigla vem de Communications-Based Train Control). É o mais avançado que existe hoje e utilizado, no Brasil, na Linha 4 de São Paulo (e em implantação em outras linhas, até mesmo na CPTM).

      http://en.wikipedia.org/wiki/Communications-based_train_control

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    6. Legal! E o sistema do Rio é o de blocos fixos, certo?

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Primeiro o “oba-oba” do fanfarrão do Júlio Lopes quando as obras foram iniciadas; inclusive o prazo já estourou:

    http://www.oglobo.globo.com/rio/estacao-de-metro-na-tijuca-ficara-pronta-em-2013-2834906

    O balde de água gelada foi jogado há 1 ano e 2 meses durante um encontro com representantes da concessionária e postado em um fórum:

    www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=89134690&postcount=9890

    Achava a climatização um exagero, desconfiava que não sairia mesmo. Agora as portas são essenciais para a segurança e para acabar com os suicídios mas teriam que ser colocadas em todas as estações, acho que por isso cancelaram, não queriam gastar.

    P.S.: Desculpem por ter removido a mensagem anterior. Era a mesma coisa desta, só não estava conseguindo acessar os links. Se não conseguirem acessá-los me avisem.







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