A melhor opção encontrada para a Estação Laranjeiras é na antiga sede da IESA, ao lado da Rua das Laranjeiras e do Fluminense Football Club.
O projeto prevê que os trens cheguem à Estação Laranjeiras através da Estação Dona Marta. Entre elas, deveria haver uma parada na Praia de Botafogo, seja na Estação Botafogo, seja na Estação Morro de São João para permitir a baldeação entre linhas.
O projeto prevê que os trens cheguem à Estação Laranjeiras através da Estação Dona Marta. Entre elas, deveria haver uma parada na Praia de Botafogo, seja na Estação Botafogo, seja na Estação Morro de São João para permitir a baldeação entre linhas.
Aparentemente, o metrô do Rio não gosta de interseções e baldeações. Por isso o traçado direto entre Dona Marta e Laranjeiras.
ResponderExcluirFrase de um amigo: "A força de uma rede é proporcional ao número de nós". Isso vale para redes de pesca e também para redes de transporte. Nosso metrô até hoje só tinha um nó, na estação Estácio, e até esse nó foi desfeito com a gambiarra da linha 2.
Quem pesca de rede pesca muito mais do que quem pesca de linha e anzol. Nosso metrô nunca chegou a ter uma rede digna desse nome e foi transformado um enorme linhão, com 3 anzóis: o anzol da Tijuca, o da Pavuna e o da Zona Sul. Agora vão pendurar mais um anzol, o da Barra, mas continua uma linha só.
Tomara que saia do papel esse projeto de completar a linha 4 levando-a até o Centro.
Talvez o melhor traçado fosse não pela rua São Clemente e sim pelo morro atrás da rua Pinheiro Guimarães, a partir da estação Humaitá. A estação Dona Marta poderia ser substituída por uma próxima ao cemitério S. João Batista e daí seguiria pelo morro de São João cruzando com a linha um na estação fantasma Morro de São João, para daí seguir para Laranjeiras e Centro.
Achei que a estação Laranjeiras poderia e deveria ter mais saídas: uma em direção ao canto inferior direito da foto, sob o viaduto, junto à rua Pinheiro Machado e outra seguindo a diretriz dos trilhos, saindo no cruzamento da Pinheiro Machado com rua das Laranjeiras.
Obs: O terreno da IESA em Laranjeiras é hoje um condomínio residencial com várias edificações.
Eu concordo contigo. Sou a favor de um metrô em rede. Infelizmente, o Governo Cabral/Pezão pensa que baldeações são o problema.
ExcluirO terreno a ser construída a estação seria onde hoje há uma agência do Bradesco no bairro, veja no mapa do estudo e depois veja no Google Maps.
ExcluirDesapropriar é preciso!
ExcluirQuero a linha das estações Laranjeiras, Cosme Velho, Jardim Botânico, Gávea troca outra linha 4 a estações: Oceânico até os bairros de Jacarepaguá e nova linha para Madureira à linha verde.
ExcluirTambém quero!
ExcluirE logo ali tem outra estação (Largo do Machado). Não seria possível essa estação ser mais perto do Cosme Velho, na rua das Laranjeiras?
ResponderExcluirInfelizmente, o projeto é assim.
ExcluirPara reforçar o (necessário) caráter de rede do metrô e desafogar a coitada da Linha 1, o certo seria, antes da estação Laranjeiras, a Linha 4 se cruzar com a Linha 1 em Botafogo ou Morro São João e, depois da Laranjeiras, cruzar com a Linha 2 na Cruz Vermelha e, por fim, terminar na CENTRAL (e não na Carioca) - talvez terminando de fato em algum lugar da região portuária.
ResponderExcluirO projeto prevê futuras expansões da Linha 4 em direção ao porto após a Estação Carioca.
ExcluirSei que o Miguel discorda, e tem uma visão de "centro nervoso" de metrô como a Carioca. Pessoalmente, concordo mais com o Celso. Seria mais fácil fazer a Linha 4 chegar no Centro na estação Pça da Cruz Vermelha, que pode ser construída do zero, já com plataformas para as duas linhas.
ResponderExcluirÉ verdade, Flávio. Eu sou a favor de um centro nervoso na Estação Carioca. Mas não discordo a possibilidade da Linha 4 parar tanto na Estação Cruz Vermelha, quanto na Estação Carioca.
ExcluirNo entanto, eu acho que o melhor que isso seria a Linha 4 ter uma Estação Riachuelo, entre Laranjeiras e Carioca (sem Santa Teresa) e a Linha 2 com a Estação Praça da Cruz Vermelha. Assim, acho que esta região seria muito bem atendida pelo metrô.
Também me agrada essa idéia da linha 4 chegar ao Centro pela Cruz Vermelha. Daí poderia seguir para norte cruzando a linha 1 na Central e terminando na área do porto, perto da Cidade do Samba.
ExcluirA área do porto ainda não tem demanda, mas está sendo revitalizada. Muitas empresas já estão com projetos comerciais para lá e é intenção da prefeitura estimular a construção de novas moradias no local.
Teoricamente, se tudo der certo, a construção do metrô para a porto se dará entre 2024 e 2028.
ExcluirPergunto o seguinte:
ResponderExcluir1) Neste terreno da IESA foi construído recentemente um grande condomínio residencial. Fica sobre o morro. É possível construir a estação sem desapropriar o condomínio?
2) O local da estação já foi definido ou ainda está em estudo?
3) Qual é a previsão para o início da construção e da operação?
Marcelo,
Excluir1) Tudo é possível por técnicas de engenharia mesmo que fique mais caro.
2) O local já foi definido.
3) 2016 e 2020 respectivamente.
Entrando tarde nesta discussão. Construir um outro grande ponto de circulação como a cruz vermelha iria fomentar um eixo de desenvolvimento entre esta estação e a carioca, revitalizaria esta região degradada e desafogaria em muito a zona da carioca. seria também de acesso mais fácil para os trabalhadores e atrairia moradores para região a regiao central da cidade. a integração direta com os trens na central é no mínimo sensato, para não dizer inteligente. os trens são o grande modal arterial e o ideal era que houvesse um sistema intercidades de trens com deslocamentos a região central do estado com muita rapidez e poucas paradas. o que limita o transporte expresso são as excessivas passagens de níveis. com relação a demanda de uma possível estação na região portuária é uma idéia completamente falsa. se voc~e virar para o outro lado você tem uma rodoviária com o segundo maior fluxo do brasil e carente em transportes. é necessário integrar os sistemas ferroviários, rodoviários e metroviários. a carioca não é o centro do mundo e nem deve haver um.
ResponderExcluirComentário mais sensato que já li. Infelizmente há tempos esse tipo de debate não ocorre no espaço público, e nosso estado/cidade não é administrada por pessoas que pensam assim...
Excluirpois eh
ExcluirConcordo, Fabiano.
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