Após dois dias escavando, ele foi novamente desligado.
O fundo do tatuzão está mostrado na foto ao lado (crédito a Ricardo Lafayette). Ele está localizado um pouco adiante da Rua Farme de Amoedo. Segundo os engenheiros, ele já escavou cerca de 85% da zona de transição de rocha para areia. Dizem que quando sair definitivamente da rocha, a obra vai acelerar.
Novo Calendário das Obras com o Tatuzão
O calendário prevê que o tatuzão chegue à Estação Nossa Senhora da Paz em janeiro; à Estação Jardim de Alah em maio; à Estação Antero de Quental em agosto; e à Estação Gávea em dezembro de 2015.As estações mais adiantadas são as da Nossa Senhora da Paz e Jardim Oceânico, que já estão recebendo o acabamento. A Estação Jardim de Alah está atrasada e a Estação Gávea está oficialmente adiada para 2017.
Pensei que seu post dessa semana fosse sobre aquela possibilidade do tatuzão cavar do Estácio para a Gávea, já que estariam encontrando dificuldades de desmontar o tatuzão na Carioca. Tá difícil dessa obra andar, hein?! Será que vai ser possível chegar em Jd Oceânico já nas olimpíadas?
ResponderExcluirOi Flávio, sem $, acho difícil que qualquer grande obra como a Gávea - Carioca seja feita. As estações Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Nossa Senhora da Paz e General Osório 2 estão adiantadas. O túnel Gávea - Jardim Oceânico está quase completo. Falta apenas o túnel na Zona Sul, atrasado por conta do tatuzão.
ExcluirEsse tatuzão tá mais pra tartarugão mas vamos ver se chega lá a tempo....
ExcluirGabriel, ele não chegou nem perto da média de 16 metros por dia que prometeram. Se tivessem feito pelo cut & cover, a obra estaria mais adiantada.
ExcluirE mais barata também né? Tão só jogando dinheiro fora e resultados que é bom nada.
ExcluirTartarugão foi boa. Hehehehe
ExcluirO engraçado é pensar que escavações por TBM são mais práticas, justamente para não fechar ruas como cut and cover. Mas a Barão da Torre está fechada... :P
Sim, mais barata.
ExcluirFlávio, compraram um tatuzão gigantesco e fizeram seu túnel muito raso. O projeto foi arriscado demais!
ExcluirLevando em consideração que esse cronograma seja cumprido e que comece imediatamente a ser utilizado nas obras rumo ao centro em 2016 mas com a estação Gávea sendo inaugurada em 2017 eles teriam que começar a próxima obra antes de acabar a atual mas sei que é mais facil o papai Noel descer na minha chaminé que cumprirem o cronograma.
ResponderExcluirO cronograma original era terminar a Linha 4 em Dezembro de 2015. O novo prazo já é Junho 2016 e a Estação Gávea somente em 2017.
ExcluirSe continuar assim daqui a pouco o prefeito vai ter que botar um BRT improvisado ligando Ipanema até São Conrado.
ResponderExcluirPois é....
ExcluirPelas circunstâncias econômicas do país podemos até não ter a expansão na linha 4. Corredor de ônibus BRT foi pensado pelo MacDowell para encargo olímpico, mas foi logo descartado pelo impacto de transito. Torceremos pelo funcionamento do Tatuzão na linha 4 até 2017.
ResponderExcluirO custo Brasil inviabiliza muita coisa por aqui. O Rio tem sistema metroviários menores que os de Brasília, Lima, Buenos Aires, Santiago, etc. Em breve será superado pelos da Cidade do Paraná, Fortaleza e tantos outros. Por que só aqui é difícil fazer metrô?
ExcluirPq infelizmente existem outros interessem que invializa o metrô na zona oeste por exemplo.
ExcluirÉ isso!
Excluir