terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Último Ano de Obras do Metrô Olímpico do Rio de Janeiro

Se a promessa do Governo for concretizada, 2015 será o último ano de obras da Linha 4. Pelo menos de obras pesadas.


Obras a Todo Vapor na Linha 4 do Metrô do Rio

As obras da Linha 4 estão em andamento, incomodando o carioca desde meados de 2010. A previsão inicial era que a Linha 4 seria inaugurada em dezembro de 2015. Depois este prazo foi modificado para meados de 2016, antes das Olimpíadas. Mais a frente, o Governo informou que a Estação Gávea ficará para 2017.

De qualquer maneira, a previsão é de que até o fim do ano, muitas ruas e trechos obstruídos pelas obras do metrô comecem a ser devolvidos à população.

22 comentários:

  1. Sei que esse comentário não tem muito a ver com essa postagem, mas sempre tive uma dúvida quanto a linha 6: Ainda há chances de tirá-la do papel, mesmo com o BRT Transcarioca ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chances sim. Ela faz parte do PDTU. No entanto, não se fala em realizar esta obra.

      Excluir
    2. BRT não impede metrô. Curitiba já começou a substituir o BRT, após o sistema saturar. No Rio, onde o sistema já nasceu saturado, assim que tivermos um grupo político bem intencionado governando e com dinheiro em caixa para investimentos, poderemos ter essas obras avançando.

      Excluir
    3. Isso é verdade. Mas é muito gasto de dinheiro e perda de tempo, energia, esforço e árvores.

      Excluir
    4. A linha 6 está no PDTU mas com um traçado diferente, que foge exatamente de onde tá o BRT atualmente.

      Excluir
    5. Gabriel, o importante seria ter uma linha (a 6) que corte a Zona Oeste. Isso infelizmente foi substituído por um corredor de ônibus.

      Excluir
    6. Vc se refere a Transcarioca, Transoeste ou ambas?

      Excluir
    7. Gabriel, neste momento não importa. Não há projeto qualquer para a Linha 6 além da linha riscada no mapa do PDTU. A Linha 2 que era para ter sido inaugurada nos anos 80 nunca foi concluída. Aliás, o metrô previsto para os anos 80 era muito maior do que o que temos hoje. Ou seja, estamos muito atrasados. Todos os projetos de expansão estão engavetados e ou com licitações de obra suspensas.

      Excluir
    8. Essa força incrível que as empresas de ônibus do Rio tem atrasaram td e vão atrasar muito mais ainda pelo jeito...tento ser confiante mas confiar no Pezão tbm é dose.

      Excluir
    9. Essa força incrível que as empresas de ônibus do Rio tem atrasaram td e vão atrasar muito mais ainda pelo jeito...tento ser confiante mas confiar no Pezão tbm é dose.

      Excluir
  2. Alguma novidade com relação aos projetos da linha 4 rumo ao Recreio, e da "nova linha" (que na verdade era a linha 4 original) da gávea rumo ao centro via JB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, o Governo Federal está falido. A inflação está alta e as licitações suspensas.

      Excluir
    2. O governo cogita até substituir a linha 3 por mais um corredor BRT

      Excluir
    3. Pois é... mas como sonhar não custa nada e (ainda) não paga tributo rs... no corredor Barra-Centro, entendo que somente com essa expansão haveria reflexos positivos efetivos no trânsito...

      Excluir
    4. Também acho. No entanto, o metrô tende a ficar insuportável. Também é preciso notar que se tivessem feito o traçado original da Linha 4, o metrô ficaria menos insuportável e o efeito no trânsito seria bem melhor.

      Excluir
    5. Certamente, o traçado original era o melhor... como morador da Barra, diria mesmo um sonho. Nunca mais tirava meu carro da garagem pra vir trabalhar.

      Excluir
    6. Paulo, por enquanto, infelizmente, esta obra não será feita.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir