terça-feira, 2 de junho de 2015

Definida a Operação do Metrô do Rio com as Novas Estações

operaçao metro
Esta semana aconteceu uma palestra do Joubert Flores, atual diretor de engenharia da concessionária Metrô Rio.

O palestrante mostrou total desconhecimento da história do metrô fluminense e de seus estudos de demanda e de projetos de expansão. Também desconhece a realidade atual do metrô.

Ficou claro mais uma vez que o intervalo entre trens tanto na Linha 1, quanto na 2, e que vai afetar a 4, é muito mais alto do que o planejado, graças à criação da Linha 1A.

Enfim, a operação metroviária no Rio de Janeiro vai ficar assim:


Operação do Metrô

Até os Jogos Paralímpicos

  • Linha 1: Uruguai - Jardim Oceânico.
  • Linha 2: Pavuna - Botafogo

Após os Jogos Paralímpicos

  • Linha 1: Uruguai - Jardim Oceânico.
  • Linha 2: Pavuna - General Osório 1.

20 comentários:

  1. E viva a falta de planejamento
    E viva a máfia dos ônibus
    E viva a indiferença do povo
    E viva o descaso da concessionária
    E viva a omissão dos órgãos públicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva! Viva! Viva! Viva! Viva! E somos nós que pagamos a conta da Copa do Mundo e da Olimpíada!

      Excluir
  2. Ola Miguel,

    A anos acompanho seu blog e quando penso que nada me surpreende na incompetência do metro do rio você vem com outra notícia.
    Sou carioca e resido em SP a alguns anos e inevitavelmente faço comparações das duas gestões. Como leigo acho o metrô de SP muito melhor, inclusive os projetos das novas linhas. Mas os problemas aqui tambem acontecem, por exemplo: parece que o sistema CBTC ainda esta longe de fazer o que prometia, as expansões da linha 4 amarela estão paradas, o monotrilho para zona leste encontrou umas galerias não previstas em projeto, etc.
    Talvez a diferença mais gritante seja a natureza das empresas. Aqui em SP de economia mista e ai no RJ 100% privada com concessão do governo. Quem sabe nao começa a melhorar se o estado pegar a empresa de volta e abrir o capital ??
    Por favor fique a vonts para me corrigir em quaisquer deslizes.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício, não conheço em detalhes o metrô de SP para responder. Falando apenas pelo Rio, o serviço do metrô piorou muito. Se as expansões já são feitas pelo estado, por que não a operação com abertura de capital?

      Excluir
    2. O metrô de São Paulo não é de economia mista, mas sim algumas linhas ficam durante um tempo sobre conceção privada (a empresa privada em compensação fica responsável por adquirir o material rodante, ou construir a linha, ou os dois).

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Miguel outra dúvida,

    Façamos um exercício de suposições caso um novo governo entre com vontade de melhorar o Metro do RJ.
    Em 04 anos quais seriam as intervenções que de fato fariam a diferença???
    Na minha opinião seriam essas:
    1º Acabar com a gambiarra linha 1 com a linha 2.
    2º Finalizar a linha 2
    3º Linha 1 circular

    P.S. Cito 04 anos pois já conto com o fim das reeleições e que o outro governo não de continuidade a porra nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A obra do trecho Estácio - Praça XV deveria ser a prioridade e estimo seu tempo de obra entre 12 e 18 meses.

      Excluir
    2. Se a escavação por baixo do Sumaré puder ser feita com detonação em rocha, fica ainda mais barata e rápida. Estimo os mesmos 12 a 18 meses que o Miguel estimou para a conclusão da ponta Centro da Linha 2.

      Excluir
    3. A linha 1 circular não faz parte dos planos do atual Governo.

      Excluir
  4. Morei 17 anos em São Paulo, e mesmo com a lentidão das obras, sabemos o que está ou será construído, e é planejado pensando no futuro da cidade.

    Vai ser divertido ver os turistas, principalmente os gringos embarcarem no BRT Lote 0 lá na Rodoviária do Jardim Oceânico para assistirem as competições olímpicas e Paralímpicas na Barra. Nesse momento esperem que nosso povo querido se lembre do Júlio Lopes, Carlos Osório e do Joubert Florest.

    A cada dia que passa me sinto mais orgulhoso em ser carioca! #SQN !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo vai funcionar durante as Olimpíadas, você vai ver. Só durante as Olimpíadas!

      Excluir
  5. Miguel, espero uma torcida nacional (mundial?) pelo Rio durante as Olimpiadas. E depois? Estamos preparados? Você pode me passar um contato ndantas@yandex.com. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que não estamos preparados. A população sofre no dia-a-dia.

      Excluir
  6. Olá, Miguel e leitores deste Blog!
    Em 2002 estudei os projetos que existiam para o metrô e seu histórico nos acervos da RioTrilhos.
    A insatisfação após ver a Linha 1A ser implementada como solução me fez reestudar o assunto.
    Parabéns pelo Blog!
    Peço ajuda para buscar pessoas que queiram algo melhor para o Rio.
    Por favor, divulgue no seu Blog a petição abaixo.
    Ajude-me nesta luta e vamos pressionar.

    Eu acabei de colocar meu nome no abaixo-assinado "Prefeito do Rio de Janeiro, governador do Rio de Janeiro: Construção da Estação "Cruz Vermelha" da Linha 2 do Metrô Rio".

    Aqui está o link:

    http://www.change.org/p/prefeito-do-rio-de-janeiro-governador-do-rio-de-janeiro-constru%C3%A7%C3%A3o-da-esta%C3%A7%C3%A3o-cruz-vermelha-da-linha-2-do-metr%C3%B4-rio

    Gostaria também de bater um papo e disponibilizar o material que tenho.

    Aguardo seu contato.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lauro, o Prefeito não faz metrô. Aliás, a Prefeitura é contra metrô e coloca linhas de ônibus onde deveria haver metrô.

      Excluir
    2. Sim, Miguel. Também vejo uma grande preferência que ele tem em relação as linhas de ônibus.
      Vou corrigir a petição e incluir o governo federal.
      Sabe de alguma ONG ou instituição que trabalhe no mesmo sentido da petição?
      Não gostaria de se juntar ou propor mais alterações e ideias?
      Obrigado novamente.

      Excluir
    3. Não conheço nenhuma ONG mas os Movimento Linha 4 Que o Rio Precisa, Linha 3 Eu Quero, Clube de Engenharia, etc já fizeram isso.

      Excluir