quinta-feira, 16 de maio de 2024

Do Leblon para a Gávea Via São Conrado

mapa 2024 metro rio gávea

Para se ir de metrô do Leblon para a Gávea, você precisará primeiro passar por São Conrado. Esta é a mais nova lambança que querem fazer no metrô do Rio de Janeiro.


Mudança no Acordo com a Justiça

Em 21 de março de 2024, publicamos que haveria um acordo para a retomada das obras da Estação Gávea. Este documento seria assinado em 01 de maio de 2024. Este acordo com a justiça sofreu mudanças.

Como todos sabem, o túnel entre a Estação São Conrado e a Estação Gávea já está pronto. Uma parte já tem até trilhos. Já o túnel entre a Estação Antero de Quental e a Estação Gávea não foi feito. Seu planejamento original previa sua escavação por tatuzão. No acordo que seria firmado em maio, o método de sua escavação já havia mudado para Cut & Cover.

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) ainda vai estudar o acordo que deverá ser assinado em breve pelo Governo do Estado, Consórcio Construtor Rio-Barra e Concessionária Metrô Rio. A concessionária entraria com R$ 600 milhões e ganharia uma prorrogação de dez anos no seu contrato de concessão. A Metrô Rio construiria apenas a Estação Gávea e feria o acabamento necessário no túnel entre a Estação Gávea e a Estação São Conrado. O tatuzão e o túnel para o Leblon não seriam tocados.


Passageiros Terão que ir Primeiro a São Conrado

Se isso for adiante, o passageiro que estiver no Leblon terá que primeiro ir à Estação São Conrado para depois chegar à Estação Gávea. Mais um total absurdo! O contrário também. Quem estiver na Estação Gávea querendo chegar à Estação Antero de Quental, terá que primeiro passar pela Estação São Conrado.


Estação São Conrado com Baldeação

A Estação São Conrado seria adaptada para receber trens em duas direções e a baldeação de passageiros.

Da Estação Jardim Oceânico, haveria trens para a Estação Gávea e para o restante da Linha 1.

Da Estação Antero de Quental, haveria trens em direção a Estação Gávea e em direção à Estação Jardim Oceânico.

6 comentários:

  1. O que fico contrariado e que a obra da linha leste do metrô de Fortaleza e de 1,8 bilhões para fazer 7,3 km de linha e aquela obra também usa TBM ae fosse adotado a lógica daquela obra na contrução da expansão para a Gávea a ligação de 1,2 Km que falta para concluir o trecho entre a Gávea e o Leblon ficaria a um custo de aproximadamente 315 milhões. Essa obra da linha leste do metro de Fortaleza merece um posto especial aqui nesse blog essa obra está sendo concebida a um custo muito mais barato do que as construções do metrô de Sp por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando o psot recente, em que pé ficou a linha 2 na carioca? Contei pra minha mulher sobre e encontrei a matéria de 2015 que eu já tinha lido sobre a estação "secreta" da Carioca. Alguma novidade?

    ResponderExcluir
  3. Nenhuma novidade sobre nenhuma obra no metrô do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro seu blog. Hj visitei um imóvel na Rua da Relação e O proprietário me falou que ano que vem as obras da estação Cruz Vermelha serão retomadas. Corri pra ver se encontrava notícia aqui. Não vi nada! Deve ser fake.

    ResponderExcluir