domingo, 28 de janeiro de 2024

As Empresas de Engenharia por Trás da Construção do Metrô do Rio de Janeiro

Você conhece as empresas responsáveis pela construçao do metrô do Rio de Janeiro nos anos 1970?


Conseguimos listar 30 empresas e consórcios responsáveis pelas primeiras obras metroviárias no Rio de Janeiro.


As Empresas de Egenharia da Construção do Metrô do Rio

  • Antônio A Noronha Serviços de Engenharia SA: Prestação de serviços com vistas à elaboração do projeto de construção do trecho de projeto número 4 com 212 metros sobre a Linha 1 e 258 metros sobre a Linha 2; execução do projeto das obras civis referentes à construção do Lote 3, com cerca de 0,7km sobre a Linha 1; elaboração do projeto civil para o Lote 60, Lote 61 e Lote 62 do Pré-Metrô 1, com cerca de 14,5km.
  • Carneiro Monteiro Engenharia SA: Esta empresa foi a responsável pela execução das instalações de baixa tensão da Estação Cidade Nova, Estação Cinelândia e Estação Glória.
  • CETENCO Engenharia SA: A empresa ganhou o direito das obras civis do Lote 9 da Linha 1 (entre a Rua Barão do Itambi e a Rua General Polidoro, em Botafogo). Foram cerca de 1,5km. Ela também ganhou o Lote 30 e o Lote 31 da Linha 2, que ficavam na altura da Avenida Francisco Bicalho e a Alameda Ministro gama Filho. Este trecho teve cerca de 4,2km
  • Companhia Brasileira de Projetos e Obras: Esta empresa ficou responsável pelas obras civis do Lote 8 da Linha 1, com cerca de 1,0km entre a Praça José de Alencar e a Rua Barão de Itambi, nas proximidades da Rua Farani. A CBPO precisa vencer as dificuldades técnicas da encosta da Favela do Morro Azul. Cerca de 45 mil m3 de rocha precisaram ser desmontados e a Estação Flamengo foi toda ela escavada na rocha
  • CONBRAS Engenharia LTDA: Prestação de serviços técnicos de assessoria para a supervisão e administração dos trabalhos de fiscalizado sobre a construo do Centro de Manutenção.
  • Concremat - Engenharia e Tecnologia SA: Prestação dos serviços técnicos de apoio à supervisão e administração dos trabalhos de fiscalização sobre o controle tecnológico do concreto do metrô.
  • Consórcio Brasil Canadá: Liderado pela empresa Fonseca Almeida Comércio e Indústria SA, que trabalhou em conjunto com a COBREQ e com a Spaulding Fibre of Canada Ltd. Este consórcio ficou responsável pelo fornecimento de acessórios, proteção, engenharia especializada, manutenção em garantia, treinamento de pessoal e assistência técnica durante o fornecimento de 61.500 barras condutoras de corrente (terceiro trilho) para a Linha 1 e para a Linha 2.
  • Consórcio COMRIO: A líder do consórcio foi a Serviços Técnicos de Engenharia e Petróleo SA. Também participaram Siemens SA, Sprecher Schuh do Brasil SA, Jeumont Schneider SA e a Spie - Batignolles SA. A estas empresas coube o projeto definitivo, fornecimento, montagem, instalação, testes, colocação em serviço e manutenção em garantia de todos os equipamentos destinados ao sistema de alimentação de energia elétrica do metrô para a Linha 1 (Botafogo - Saens Peña) e Linha 2 (Estácio - Maria da Graça), além dos suprimentos de equipamentos, peças, peças sobressalentes, serviços de montagem, instalação, testes, ensaios, colocação em operação e manutenção em garantia do sistema de almimentação de energia do metrô.
  • Consórcio Franco Brasileiro: Este consórcio foi liderado pela Dasa Delle Alsthom SA e dele também participaram Thomson-CSF-Equipamentos do Brasil SA, GGEE Alsthom do Brasil Indústria e Comércio LTDA., Ferrovalbra Indústria e Comércio LTDA., Siemens SA e Société Générale de Constructions Electriques SA. Seu objetivo era implementar tudo que diz respeito às telecomunicações do sistema metroviário fluminense, incluindo o comando centralizado, a sinalização e o piloto automático (entre Estação Botafogo e Estação Saens Peña e entre Estação Estácio e Estação Maria da Graça): contratar o projeto definitivo, fabricação, montagem, instalação, testes, colocação em serviço, manutenção e garantia. Estas empresas também ficaram responsáveis por substituir os computadores periféricos por novos e modernos computadores digitais.
  • Consórcio Metrocarro-Rio: a Material Ferroviário SA (MAFERSA) foi a líder deste consórcio que também tinha a Indústrias Villares SA, a Westinghouse Electric Corporation e a The Budd Company. O consórcio era responsável por fabricar 210 carros, seus projetos, testá-los, produzir maquetes, fornecer assistência técnica, supervisão, manutenção e peças de reposição sobressalentes. Por um aditivo ao contrato original, o consórcio deveria construir outros 60 carros, sendo 36 do tipo A e 24 do tipo B.
  • Consórcio Pré-Metrô: A líder deste consórcio foi a empresa Cobrasma SA e também participaram dele a Siemens SA, a Indústria Elétrica Brown Boveri SA, a Siemens Aktiengesellsachaft, a Brown Boveri & Cie. Aktiengesellschaft, a La Brugeoise et Nivelles e a Francorail MTE Groupement d'Interêt Économique. Este consórcio foi responsável pela construção e fornecimento de 68 carros de pré-metrô, maquetes, testes, peças sobressalentes, ferramentas especiais, manuais de instrução, manuais de manutenção, catálogos com detalhamento das peças, lista de preços unitários das partes importadas e instalação de sistema de telefonia dentro dos carros.
  • Consórcio SPIG - CGA - Crouzet - Camp - Klein: O grupo forneceu um sistema automático de bilhetagem e executou serviços especializados como a elaboração do projeto, instalação, testes, colocação em operação e treinamento de pessoal do sistema automático de bilhetagem das estações das Linhas 1 e 2.
  • Construtora Mendes Júnior: Esta empresa ganhou o Lote 22 da Linha 1 na Tijuca. Em cerca de 1,8km, ela deveria fazer as obras entre as ruas Paulo de Frontin e a Rua Marquês de Valença. Ela também foi a responsável pelo Lote 30 da Linha 2, que ia da Rua Joaquim Palhares à Rua Sergipe, no Centro. Neste trecho foram 949 metros de galerias subterrâneas e 210m e galeria de transição.  
  • Construtora Queiroz Galvão SA: A empresa foi a responsável pelas obras civis do Lote 60 do Pré-Metrô 1, entre os bairros de Maria da Graça e Engenho da Rainha. Neste trecho de 3,7km, ela teve que fazer o rebaixamento do lençol freático, remanejar e canalizar o Rio Faria e construir uma galeria de 600m que seria o trecho de transição entre o metrô e o pré-metrô. Ela também foi a responsável pelas obras civis do Lote 62 entre os bairros de Colégio e Pavuna. Foram cerca de 5,0km de obras. O prazo para a execução das obras nos dois lotes era de 510 dias e se previa a construção de seis estações.
  • Dyna Engenharia LTDA: Prestação de Serviços técnicos de apoio à supervisão e administração dos trabalhos de fiscalização da construção das obras civis do Lote 7, Lote 22 e Lote 23, o que compreende as obrigações descritas no escopo de serviços.
  • Eletroprojetos SA Estudos e Projetos de Engenharia: Execução dos serviços referentes ao projetos de baixa tensão e caminhamento de tubulaçoes dos sistemas de telecomunicações, sinalização e comando centralizado, para as estações e galerias do trecho Estação Estácio - Estação Botafogo da Linha 1.
  • Elevadores Otis SA: Execução do projeto, fornecimento, assistência técnica ,treinamento de pessoal e garantia de manutenção para 78 escadas rolantes das Linhas 1 e 2.
  • Engenharia Orplan SA: esta empresa ficou responsável pela prestação de serviços técnicos referentes à execução e apresentação de desenhos detalhados e especificações básicas de desempenho para um carro leve de pré-metrô, tradução e impressão para a Companhia do Metrô; serviços técnicos de assessoria, para e durante as fases de estudos dos projetos, construção e testes dos seis carros protótipos do metrô.
  • Escritório de Construções e Engenharia Ecel SA: Responsável pela execução de obras de acabamento e serviços complementares da Estação Glória, Estação Cinelândia, Estação Cidade Nova, Estação Presidente Vargas, Estação Central e Túneis da Linha 1.
  • Escritório Técnico JC de Figueiredo Ferraz LTDA: Execução do projeto de obras civis do Lote 8 da Linha 1 com cerca de 1,0km, prestação de serviços relativos à elaboração do projeto de estabilização de taludes e sistematização da drenagem no Morro Azul, acompanhamento de obra, coleta de dados, assessoria e consultoria na escavação em rocha. O mesmo vale para o Lote 22 da Linha 1, de cerca de 1.8km. Elaboração do projeto de baixa tensão e acompanhamento das obras da Estação Afonso Pena e Estação Engenho Velho. Elaboração do projeto civil do Lote 29 da Linha 2, de cerca de 2,3km.
  • Estudos Técnicos e Projetos ESTEP LTDA: Elaboração dos estudos para o projeto básico de engenharia do pré-metrô, trecho Maria da Graça-São Mateus; assistência técnica, apoio tecnológico, coordenação de projetos interfaces, treinamento de pessoal e correlatos, para a realização e colocado e operação da Linha 1 e da Linha 2.
  • ESUSA Engenharia e Construções SA: Responsável pela execução dos serviços de remanejamento das adutoras e demais redes de serviços públicos localizadas nas áreas do Lote 60, Lote 61 e Lote 62. Também ficou responsável pelas obras civis do Lote 61, que teve cerca de 5,7km entre os bairros do Engenho da Rainha e Colégio.
  • Fios e Cabos Plásticos do Brasil SA: Sua responsabilidade era a de fabricar, fornecer, montar, instalar, testar colocar em serviço e garantir a manutenção de todos os equipamentos destinados ao sistema de energia do metrô entre os trechos da Linha 1 (Estação Botafogo - Estação Saens Peña) e Linha 2 (Estação Estácio - Estação Maria da Graça).
  • Geotécnica SA: Prestação de serviços técnicos de apoio à supervisão e administração dos trechos de fiscalização da construção dos das obras civis do Lote 21 e do Lote 30.
  • Logos Engenharia SA: Assistência técnica e acompanhamento da fiscalização das obras do Lote 8 e do Lote 9, que compreende basicamente: sistema de fiscalização, fiscalização de campo, análise e acompanhamento da programação e medição, inspeção, ensaios e testes, controle de documentos, apropriação de custos e relatórios, reuniões e faturamento-reajustamento.
  • Montreal Engenharia SA: Prestação de Serviços para a execução, pelo projetista, na elaboração do estudo preliminar e projeto do Comando Centralizado da rede do metrô; idem em relação ao projeto de obras civis e instalações do Centro de Manutenção.
  • Projectum Engenharia Ltda: Prestação de serviços relativos à elaboração do projeto civil para o Lote 23 da Linha 1, de cerca de 1,9km. Projeto de baixa tensão e acompanhamento das obras da Estação Saens Peña, integrante do Lote 23. Responsável pela elaboração do projeto civil para o Lote 32 da Linha 2, de cerca de 3,6km.
  • Sondotécnica Engenharia de Solos SA: Prestação de serviços relativos à elaboração do projeto civil do Lote 31 da Linha, cuja extensão era de cerca de 3,1km. Esta empresa também foi a responsável pelos serviços técnicos relativos à elaboração do projeto final de engenharia referente ao plano de circulação da área central da cidade do Rio de Janeiro.
  • Sulzer do Brasil SA Indústria e Comércio: Coube a ela fornecer equipamentos auxiliares, instalar e manter os equipamentos de ar-condicionado e ventilação auxiliar da Estação Cidade Nova, Estação Central, Estação Presidente Vargas, Estação Cinelândia, Estação Glória, do Centro de Manutenção e do Posto de Comando Centralizado.
  • Techint: Esta empresa ficou responsável pela montagem das vias no trecho entre a Estação Cinelândia e a Estação Glória, inclusive a colocação de dormentes e trilhos, soldagem, nivelamento, alinhamento e fixação, concretagem, transportes horizontal e vertical dos materiais fornecidos pelo Metrô e fornecimento de equipamentos e ferramentas necessárias. Ela também realizou os serviços preliminares no Lote 1 e no Lote 21 reativos à implantação da via permanente.

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