Você conhece as empresas responsáveis pela construçao do metrô do Rio de Janeiro nos anos 1970?
Conseguimos listar 30 empresas e consórcios responsáveis pelas primeiras obras metroviárias no Rio de Janeiro.
As Empresas de Egenharia da Construção do Metrô do Rio
- Antônio A Noronha Serviços de Engenharia SA: Prestação de serviços com vistas à elaboração do projeto de construção do trecho de projeto número 4 com 212 metros sobre a Linha 1 e 258 metros sobre a Linha 2; execução do projeto das obras civis referentes à construção do Lote 3, com cerca de 0,7km sobre a Linha 1; elaboração do projeto civil para o Lote 60, Lote 61 e Lote 62 do Pré-Metrô 1, com cerca de 14,5km.
- Carneiro Monteiro Engenharia SA: Esta empresa foi a responsável pela execução das instalações de baixa tensão da Estação Cidade Nova, Estação Cinelândia e Estação Glória.
- CETENCO Engenharia SA: A empresa ganhou o direito das obras civis do Lote 9 da Linha 1 (entre a Rua Barão do Itambi e a Rua General Polidoro, em Botafogo). Foram cerca de 1,5km. Ela também ganhou o Lote 30 e o Lote 31 da Linha 2, que ficavam na altura da Avenida Francisco Bicalho e a Alameda Ministro gama Filho. Este trecho teve cerca de 4,2km
- Companhia Brasileira de Projetos e Obras: Esta empresa ficou responsável pelas obras civis do Lote 8 da Linha 1, com cerca de 1,0km entre a Praça José de Alencar e a Rua Barão de Itambi, nas proximidades da Rua Farani. A CBPO precisa vencer as dificuldades técnicas da encosta da Favela do Morro Azul. Cerca de 45 mil m3 de rocha precisaram ser desmontados e a Estação Flamengo foi toda ela escavada na rocha
- CONBRAS Engenharia LTDA: Prestação de serviços técnicos de assessoria para a supervisão e administração dos trabalhos de fiscalizado sobre a construo do Centro de Manutenção.
- Concremat - Engenharia e Tecnologia SA: Prestação dos serviços técnicos de apoio à supervisão e administração dos trabalhos de fiscalização sobre o controle tecnológico do concreto do metrô.
- Consórcio Brasil Canadá: Liderado pela empresa Fonseca Almeida Comércio e Indústria SA, que trabalhou em conjunto com a COBREQ e com a Spaulding Fibre of Canada Ltd. Este consórcio ficou responsável pelo fornecimento de acessórios, proteção, engenharia especializada, manutenção em garantia, treinamento de pessoal e assistência técnica durante o fornecimento de 61.500 barras condutoras de corrente (terceiro trilho) para a Linha 1 e para a Linha 2.
- Consórcio COMRIO: A líder do consórcio foi a Serviços Técnicos de Engenharia e Petróleo SA. Também participaram Siemens SA, Sprecher Schuh do Brasil SA, Jeumont Schneider SA e a Spie - Batignolles SA. A estas empresas coube o projeto definitivo, fornecimento, montagem, instalação, testes, colocação em serviço e manutenção em garantia de todos os equipamentos destinados ao sistema de alimentação de energia elétrica do metrô para a Linha 1 (Botafogo - Saens Peña) e Linha 2 (Estácio - Maria da Graça), além dos suprimentos de equipamentos, peças, peças sobressalentes, serviços de montagem, instalação, testes, ensaios, colocação em operação e manutenção em garantia do sistema de almimentação de energia do metrô.
- Consórcio Franco Brasileiro: Este consórcio foi liderado pela Dasa Delle Alsthom SA e dele também participaram Thomson-CSF-Equipamentos do Brasil SA, GGEE Alsthom do Brasil Indústria e Comércio LTDA., Ferrovalbra Indústria e Comércio LTDA., Siemens SA e Société Générale de Constructions Electriques SA. Seu objetivo era implementar tudo que diz respeito às telecomunicações do sistema metroviário fluminense, incluindo o comando centralizado, a sinalização e o piloto automático (entre Estação Botafogo e Estação Saens Peña e entre Estação Estácio e Estação Maria da Graça): contratar o projeto definitivo, fabricação, montagem, instalação, testes, colocação em serviço, manutenção e garantia. Estas empresas também ficaram responsáveis por substituir os computadores periféricos por novos e modernos computadores digitais.
- Consórcio Metrocarro-Rio: a Material Ferroviário SA (MAFERSA) foi a líder deste consórcio que também tinha a Indústrias Villares SA, a Westinghouse Electric Corporation e a The Budd Company. O consórcio era responsável por fabricar 210 carros, seus projetos, testá-los, produzir maquetes, fornecer assistência técnica, supervisão, manutenção e peças de reposição sobressalentes. Por um aditivo ao contrato original, o consórcio deveria construir outros 60 carros, sendo 36 do tipo A e 24 do tipo B.
- Consórcio Pré-Metrô: A líder deste consórcio foi a empresa Cobrasma SA e também participaram dele a Siemens SA, a Indústria Elétrica Brown Boveri SA, a Siemens Aktiengesellsachaft, a Brown Boveri & Cie. Aktiengesellschaft, a La Brugeoise et Nivelles e a Francorail MTE Groupement d'Interêt Économique. Este consórcio foi responsável pela construção e fornecimento de 68 carros de pré-metrô, maquetes, testes, peças sobressalentes, ferramentas especiais, manuais de instrução, manuais de manutenção, catálogos com detalhamento das peças, lista de preços unitários das partes importadas e instalação de sistema de telefonia dentro dos carros.
- Consórcio SPIG - CGA - Crouzet - Camp - Klein: O grupo forneceu um sistema automático de bilhetagem e executou serviços especializados como a elaboração do projeto, instalação, testes, colocação em operação e treinamento de pessoal do sistema automático de bilhetagem das estações das Linhas 1 e 2.
- Construtora Mendes Júnior: Esta empresa ganhou o Lote 22 da Linha 1 na Tijuca. Em cerca de 1,8km, ela deveria fazer as obras entre as ruas Paulo de Frontin e a Rua Marquês de Valença. Ela também foi a responsável pelo Lote 30 da Linha 2, que ia da Rua Joaquim Palhares à Rua Sergipe, no Centro. Neste trecho foram 949 metros de galerias subterrâneas e 210m e galeria de transição.
- Construtora Queiroz Galvão SA: A empresa foi a responsável pelas obras civis do Lote 60 do Pré-Metrô 1, entre os bairros de Maria da Graça e Engenho da Rainha. Neste trecho de 3,7km, ela teve que fazer o rebaixamento do lençol freático, remanejar e canalizar o Rio Faria e construir uma galeria de 600m que seria o trecho de transição entre o metrô e o pré-metrô. Ela também foi a responsável pelas obras civis do Lote 62 entre os bairros de Colégio e Pavuna. Foram cerca de 5,0km de obras. O prazo para a execução das obras nos dois lotes era de 510 dias e se previa a construção de seis estações.
- Dyna Engenharia LTDA: Prestação de Serviços técnicos de apoio à supervisão e administração dos trabalhos de fiscalização da construção das obras civis do Lote 7, Lote 22 e Lote 23, o que compreende as obrigações descritas no escopo de serviços.
- Eletroprojetos SA Estudos e Projetos de Engenharia: Execução dos serviços referentes ao projetos de baixa tensão e caminhamento de tubulaçoes dos sistemas de telecomunicações, sinalização e comando centralizado, para as estações e galerias do trecho Estação Estácio - Estação Botafogo da Linha 1.
- Elevadores Otis SA: Execução do projeto, fornecimento, assistência técnica ,treinamento de pessoal e garantia de manutenção para 78 escadas rolantes das Linhas 1 e 2.
- Engenharia Orplan SA: esta empresa ficou responsável pela prestação de serviços técnicos referentes à execução e apresentação de desenhos detalhados e especificações básicas de desempenho para um carro leve de pré-metrô, tradução e impressão para a Companhia do Metrô; serviços técnicos de assessoria, para e durante as fases de estudos dos projetos, construção e testes dos seis carros protótipos do metrô.
- Escritório de Construções e Engenharia Ecel SA: Responsável pela execução de obras de acabamento e serviços complementares da Estação Glória, Estação Cinelândia, Estação Cidade Nova, Estação Presidente Vargas, Estação Central e Túneis da Linha 1.
- Escritório Técnico JC de Figueiredo Ferraz LTDA: Execução do projeto de obras civis do Lote 8 da Linha 1 com cerca de 1,0km, prestação de serviços relativos à elaboração do projeto de estabilização de taludes e sistematização da drenagem no Morro Azul, acompanhamento de obra, coleta de dados, assessoria e consultoria na escavação em rocha. O mesmo vale para o Lote 22 da Linha 1, de cerca de 1.8km. Elaboração do projeto de baixa tensão e acompanhamento das obras da Estação Afonso Pena e Estação Engenho Velho. Elaboração do projeto civil do Lote 29 da Linha 2, de cerca de 2,3km.
- Estudos Técnicos e Projetos ESTEP LTDA: Elaboração dos estudos para o projeto básico de engenharia do pré-metrô, trecho Maria da Graça-São Mateus; assistência técnica, apoio tecnológico, coordenação de projetos interfaces, treinamento de pessoal e correlatos, para a realização e colocado e operação da Linha 1 e da Linha 2.
- ESUSA Engenharia e Construções SA: Responsável pela execução dos serviços de remanejamento das adutoras e demais redes de serviços públicos localizadas nas áreas do Lote 60, Lote 61 e Lote 62. Também ficou responsável pelas obras civis do Lote 61, que teve cerca de 5,7km entre os bairros do Engenho da Rainha e Colégio.
- Fios e Cabos Plásticos do Brasil SA: Sua responsabilidade era a de fabricar, fornecer, montar, instalar, testar colocar em serviço e garantir a manutenção de todos os equipamentos destinados ao sistema de energia do metrô entre os trechos da Linha 1 (Estação Botafogo - Estação Saens Peña) e Linha 2 (Estação Estácio - Estação Maria da Graça).
- Geotécnica SA: Prestação de serviços técnicos de apoio à supervisão e administração dos trechos de fiscalização da construção dos das obras civis do Lote 21 e do Lote 30.
- Logos Engenharia SA: Assistência técnica e acompanhamento da fiscalização das obras do Lote 8 e do Lote 9, que compreende basicamente: sistema de fiscalização, fiscalização de campo, análise e acompanhamento da programação e medição, inspeção, ensaios e testes, controle de documentos, apropriação de custos e relatórios, reuniões e faturamento-reajustamento.
- Montreal Engenharia SA: Prestação de Serviços para a execução, pelo projetista, na elaboração do estudo preliminar e projeto do Comando Centralizado da rede do metrô; idem em relação ao projeto de obras civis e instalações do Centro de Manutenção.
- Projectum Engenharia Ltda: Prestação de serviços relativos à elaboração do projeto civil para o Lote 23 da Linha 1, de cerca de 1,9km. Projeto de baixa tensão e acompanhamento das obras da Estação Saens Peña, integrante do Lote 23. Responsável pela elaboração do projeto civil para o Lote 32 da Linha 2, de cerca de 3,6km.
- Sondotécnica Engenharia de Solos SA: Prestação de serviços relativos à elaboração do projeto civil do Lote 31 da Linha, cuja extensão era de cerca de 3,1km. Esta empresa também foi a responsável pelos serviços técnicos relativos à elaboração do projeto final de engenharia referente ao plano de circulação da área central da cidade do Rio de Janeiro.
- Sulzer do Brasil SA Indústria e Comércio: Coube a ela fornecer equipamentos auxiliares, instalar e manter os equipamentos de ar-condicionado e ventilação auxiliar da Estação Cidade Nova, Estação Central, Estação Presidente Vargas, Estação Cinelândia, Estação Glória, do Centro de Manutenção e do Posto de Comando Centralizado.
- Techint: Esta empresa ficou responsável pela montagem das vias no trecho entre a Estação Cinelândia e a Estação Glória, inclusive a colocação de dormentes e trilhos, soldagem, nivelamento, alinhamento e fixação, concretagem, transportes horizontal e vertical dos materiais fornecidos pelo Metrô e fornecimento de equipamentos e ferramentas necessárias. Ela também realizou os serviços preliminares no Lote 1 e no Lote 21 reativos à implantação da via permanente.
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