domingo, 20 de dezembro de 2009

São Januário Também Deveria Ter Metrô

metrô sao januarioA única praça de esportes da cidade do Rio de Janeiro conectada à rede de Metrô é o complexo do Maracanã. Lá serão realizados as disputas de Futebol e Voleibol das Olimpíadas de 2016.

O complexo de São Januário, palco de grandes partidas de futebol, incluindo decisões de campeonatos de futebol não tem metrô. É um absurdo! Seu estádio de futebol tem capacidade para receber cerca de 40 mil torcedores. O Parque Aquático tem arquibancadas para cerca de 5 mil pessoas e recebe competições internacionais de Nado Sincronizado, Natação, Polo Aquático e Saltos Ornamentais. Os ginásios poliesportivos, as quadras de tênis, sala de troféus e outras dependências, atraem sócios, torcedores e competições ao longo do ano.

Em 2016, São Januário receberá as partidas de Rúgbi de 7, modalidade estreante em Jogos Olímpicos. No momento que escrevo este post, estão confirmadas 8 seleções masculinas nesta disputa.


Por que São Januário não tem metrô?

A linha deveria ser essa, integrando outras atrações turísticas, como o zoológico, palácio das exposições e o Estádio do São Cristóvão FR: Estação Caju, Estação São Januário, Estação Palácio das Exposições e Estação São Cristóvão (integração com as Linhas 1A e 2). Não vou dar número a esta linha, pois nunca a vi em nenhum projeto.

6 comentários:

  1. Na verdade, um bom traçado da linha 5 teria uma suave alça abrangendo o Caju, a região de São Januário e poderia seguir uns trechos da Avenida Brasil, pegando a Fiocruz e uma parte da Maré, margeando pelos bairros. Mas chegar perto de São Januário seria fundamental. Só não sei se cairia certinho sob o terminal dos ônibus em São Januário. Aliás, eu sou a favor inclusive de reviver o bonde de São Januário, fazendo a ligação entre a estação São Januário e e São Cristóvão. O miolo do bairro não é bem abrangido. A arquitetura interna merecee uma temática lusitana, em função das características do bairro, praticamente o único bairro de colônia da cidade (embora se cair a estação bem perto do estádio o bairro tecnicamente seja Vasco da Gama).

    ResponderExcluir
  2. Não sou vascaíno mas concordo com você. As praças de esportes atraem grande público em dias de jogos mas até hoje apenas o Maracanã é atendido pelo Metrô.

    ResponderExcluir
  3. O ideal seria um metrô ligando saindo do Aeroporto do Galeão e as seguintes estações: UFRJ, Hospital de Bonsucesso, Cajú, São Januário, Feira de São Cristóvão, Rodoviária, Cidade do Samba,Porto/Praça Mauá, Candelária, Praça XV/Barcas, Aeroporto Santos Dumont, Aterro do Flamengo e finalmente estação Glória ou estação Catete.

    ResponderExcluir