domingo, 1 de novembro de 2009

Governantes Querem Mais Ônibus

projeto t5 ônibus rioNão satisfeitos com a poluição, barulho e congestionamentos em bairros como Copacabana, Humaitá, Méier, Madureira e São Gonçalo, os governantes do Rio de Janeiro querem o corredor expresso de ônibus batizado de T5. Este corredor "substituiria" a sonhada Linha 6 do Metrô, que ligaria a Estação Alvorada (Barra da Tijuca) ao Aeroporto Tom Jobim (Ilha do Governador).


Ônibus no Lugar da Linha 6 do Metrô

O Corredor T5 ligará a mesma Estação Alvorada ao terminal rodoviário da Penha.
Como é mais barato e atenderá a mais interessados, deve mesmo sair do papel. Enquanto isso, o cidadão sofre. Nem se fala em licitação para a Linha 6 do Metrô.

Há cidades que ganham trem-bala (Tóquio). Outras ganham um porto (Barcelona). E o Rio de Janeiro? Ganhará mais ônibus!!!

2010 é ano de eleição! Não vamos nos esquecer do T5 na hora de votar!

12 comentários:

  1. O projeto é valido apenas se tirarem os outros ônibus das ruas, se for para adicionar será uma zona......

    ResponderExcluir
  2. Quando se observa qualquer pronunciamento do Regis Fichtner ou do Alexandre Sansão, dói-me a insistência dessas criaturas em chamar BRT de "transporte de massa".

    Esse corredor tem um histórico. O Cesar Maia queria fazer VLT por aí, mas foi difícil passar pelo lobby deles. Eles mesmo. Aí, num outro momento, encomendaram ao Jayme Lerner uma rede de BRT, que incluiu o T5, o único que propriamente "substitui" uma linha de metrô.

    BRT só funciona bem quando tem uma rede, onde duas linhas pelo menos se cruzam e outras alimentam. A do T5 será uma linha expressa com pontos de troca entre os paradores. E que quando muito, fará integração com os outros sistemas.

    A princípio, é uma melhoria em relação aos ônibus, mas lá se vai um bilhão e ninguém gasta isso para trocar por uma obra em prazo tão curto.

    Infelizmente, temos uma administração que só sabe olhar a mesa de projetos ou as gavetas de cima. Tanto o prefeito quanto o atual padrinho só tinham olhos para o que o prefeito anterior tinha deixado projetado.

    O que irrita nem é tanto o corredor, mas o fato de não ter conversa.

    E além de não ter conversa, anunciar que "o reinado das empresas de ônibus acabou". Isso quando se cria corredor de ônibus onde havia metrô previsto é 'indizível'. E ninguém aproveita o pretexto olímpico para impor a construção de uma linha de metrô de verdade. Impressionante.

    O povão aqui não conhece os metrôs de outros lugares. Aí acaba achando que metrô é coisa de uma ou outra linha e acha estranho ter que trocar de trem de uma linha para outra. Trabalha-se só para dar uma satisfação a quem acha que metrô nunca é lá coisa grande e não se faz as obras corretas para quem de fato necessita de transporte. Ou de uma metrópole que necessita de transporte de massa.

    ResponderExcluir
  3. Concordo Gabriel. Acho incrivel como as cidades brasileiras ainda nao tem metro.

    ResponderExcluir
  4. O BRT é apenas mais uma "soluçao" que já vem com 30 anos de atraso. 3 Decadas atras faria completo sentido. Hoje me dia precisamos de soluções mais radicais e de MUITO mais investimento. Sem mais Metro, Trem e VLT, alem de um Bilhete unico que de fato permita mobilidade barata, a cidade vai continuar afundando no Caos.

    www.caoscarioca.com.br

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com o CaosCarioca. O metrô hoje nem se trata de modernidade. Trata-se de um serviço básico que qualquer grande cidade oferece. Ônibus é anterior ao metrô!

    ResponderExcluir
  6. Promessas de campanha... Todo aspirante a governador já adotou, como bordão, ampliar o Metrô. Agora, com a gracinha que o governo do estado fez, em passar a resposnabilidade da ampliação a concessionária, veremos nosso sonho afundar de vez. Parabéns aos ordinários governantes, e escrota Metrô Rio (cuja maquiagem está detonando o trânsito na Radial e Pça. da Bandeira). Até quando ficaremos a mercê de tanta canalhice? Linha 1A - mais $$$ no bolso. Deles. Mais sacrifício, para nós, que teremos que esperar passar o próximo metrô para irmos para onde desejamos. Vai para Pavuna e está na estação Uruguaiana? Espera o próximo, pois o que vem será para S. Peña. Tsc, tsc, tsc...

    ResponderExcluir
  7. O problema de nossa democracia e que ela nao controla as promessas.

    ResponderExcluir
  8. O Corredor T5 deveria ir até o Galeão. Temos que ligar a Barra ao Galeão para os Jogos 2016, e também para os turistas, que preferem cada vez mais a Barra do que a Zona sul. Ou ao menos o corredor T5 deveria ir à Av brasil, para que toda a populaçao que vive proximo à Brasil, pudesse usar o corredor.

    ResponderExcluir
  9. Isso mesmo, Carlos! Mas que estas ligações fossem de metrô!

    ResponderExcluir
  10. A linha 6 prometia ligar o terminal alvorada ao aeroporto do galeão, passando por vários bairros da zona oste e norte. Infelizmente, é mais um projeto que foi esquecido e transformado em corredor de ônibus. O que nos impede de nos revoltarmos com isso? Nada.


    Se as pessoas tivessem acesso por meio da internet a outros sistemas de metrô, saberiam que em muitos outros países, o transporte funciona, e muito bem. Na China, está para se tornar o novo centro mundial de sistemas de metrô, pois estão pensando em elevar a malha de metrô de + ou - 940 Km para 3000 até 2015.


    Gostaria de saber, por que será que não temos uma mentalidade parecida em nossa terra tupiniquim, já que somos um dos países mais promissores do mundo a ponto de juntarem China, Índia, Rússia, Brasil e África do Sul em um bloco: os BRICS.


    Por que será que nós somos o único membro deste bloco que não consegue expandir o metrô, para aonde deve? E pensar que já nos chamaram de país do futuro. Para mim é país do passado, pois com mentalidade assim, não avançaremos nunca. EXIJO TROCA IMEDIATA DO PRESIDENTE DA METRÔ RIO, POR UM ESPECIALISTA DE LONDRES, NEW YORK, CIDADE DO MÉXICO, PARIS, OU QUALQUER OUTRA CIDADE QUE TENHA UM SISTEMA DE METRÔ DECENTE. POR UM METRÔ MELHOR, ISTO SERÁ NECESSÁRIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem que criar o movimento da Linha 6 e se unir às diversas associações comerciais e de moradores dos bairros da Zona Oeste e Ilha.

      Excluir