quinta-feira, 30 de junho de 1983

Deu na Imprensa em 1983: Linha 2 Ai Aumentar Movimento do Metrô em 50 Mil Passageiros / Dia

A Linha 2 vai aumentar o movimento do Metrô em 50 mil passageiros por dia.

Pelo menos a Linha 2 chegou até a Pavuna!

A matéria foi publicada pelo Jornal do Brasil em 1983.



































10 comentários:

  1. A ladainha não muda.

    A roubalheira só aumenta.

    ResponderExcluir
  2. Você não vai acreditar.... Eu tenho essa imagem e estava olhando para ela exatamente antes de visitar o blog...

    E olha que para a época, era tudo perfeitamente crível... Estava bem encaminhado, mas desandou. Mesmo com a crise travando um pouco a obra, mas era questão de a crise passar. E deu nisso.

    Inclusive, há avanço de pelo menos o metrô ter chegado à Ipanema, que não estava sequer nos planos da época. Ou ainda um desenho aperfeiçoado com a linha 5 e a 6 foi melhorada. Melhor que isso, só saindo do papel.

    E outra coisa lamentável, de lá para cá foi o abandono dos trens de subúrbio. Estava no auge o sistema com um milhão de passageiros transportados. Hoje, com revitalização transporta metade disso. Deixaram a peteca cair nos trens. Se pudéssemos contar mais com os trens, com eficiência maior, teríamos uma boa malha de transporte ferroviário.

    ResponderExcluir
  3. Gabriel, não sei porque o Rio é a única metrópole sem um transporte de massa decente no mundo. Além do minúsculo metrô, os nossos trens são nojentos!

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, se tiver outras imagens antigas, me manda que quero publicar!

    ResponderExcluir
  5. Atualmente procuro uma imagem do Rabicho da Tijuca; e do projeto da Estação Praça Nossa Senhora da Paz.

    ResponderExcluir
  6. O que faltou, na verdade, é o que falta até os dias de hoje: vontade política e vergonha na cara dos governantes.

    ResponderExcluir
  7. Conhecidos me disseram que obras no Centro não trazem votos para os políticos. Eu acho que quem construir a Linha 2 da Estácio até a Praça XV vai ser reeleito no 1o Turno!

    ResponderExcluir
  8. Acho que a obra de ligação Estácio - Carioca levaria quatro anos para perfurar e mais um para revestir. Tirando o fato de que levaria mais um antes de começar, seria um mandato e meio. Se o próximo governador fizer a obra o mais rápido possível, fica pronta a tempo para as olimpíadas, não estando completa para 2014. Mas no nosso padrão político, creio que se possa inaugurar a estação Cruz Vermelha ainda no mandato do próximo governador. Isso já desafogaria as estações Central e até mesmo a Carioca.

    Miguel, eu imagino não ter muita coisa além do que você já tenha. Meu clipping deve ser até menor. Mas tenho que uma xerox de jornal de 2000 falando dos planos de obra da estação Cruz Vermelha (a manchete é sobre um problema de solo). Posso escanear e enviar, se quiser.

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabriel, para se ter uma idéia do tempo da obra, teríamos que saber exatamente o que foi feito além da Estação Carioca. Quantos metros foram escavados? Também teriam que decidir o que seria construído. A finalização da Linha 2 poderá ter entre 2 e 4 estações: Frei Caneca, Cruz Vermelha, Carioca e Praça XV.

    Me manda esta xerox por favor. O email é miguel1giga@gmail.com

    Abs,
    Miguel

    ResponderExcluir