quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cronologia da Estação Morro de São João

A Estação Morro de São João ainda não foi totalmente construída. Vamos cobrar sua inauguração dos candidatos a governador.

Cronograma:
Anos 70: O projeto da Linha 1 do metrô fluminense é definido e o bairro de Botafogo seria atendido por duas estações de metrô: a Estação Botafogo, localizada na Marquês de Abrantes, e a Estação Mourisco, localizada na quadra da escola de samba São Clemente.

1981: A Companhia do Metropolitano renomeia a Estação Mourisco para Estação Botafogo. A Estação Marquês de Abrantes não é construída, pois ela foi considerada muito próxima da Estação Flamengo. A Estação Botafogo é inaugurada. O metrô fica com o terreno na Rua Marquês de Abrantes e também possui um terreno na Rua Álvaro Ramos.

1987: A Companhia do Metropolitano elabora o Estudo Preliminar de Expansão do Metrô para
Copacabana, onde também é analisada a implantação de uma estação sob o Morro de São João, atendendo ao centro comercial Rio Sul. No mesmo ano a construtora CBPO apresenta o relatório Planejamento Básico – Projeto Metrô Copacabana, da expansão do Metrô de Botafogo até a Praça General Osório, com cronogramas e planos de obras. O contrato de construção de obras civis é firmado com a construtora Andrade Gutierrez S.A., através do contrato 1027/87.

1988: São realizados estudos de viabilidade para implantação da Estação Fazenda Botafogo, localizada entre Coelho Neto e Acari, e Estação Morro de São João, situada sob o Morro de São João em Botafogo.

1988: A Promon Engenharia elabora uma estudo para construção da estação São João, permitindo o acesso ao centro comercial Rio Sul. No mesmo ano a Companhia do Metropolitano elabora um Estudo de Viabilidade da Implantação da Estação Morro de São João, com acesso pela rua Álvaro Ramos.

1989: A Brascan, dona do Centro Comercial Rio Sul, negociou com o estado a construção da Estação Morro de São João. As obras de expansão da Linha 1 para Ipanema e da linha 2 para a Praça XV foram interrompidas em função da Resolução n° 1469 do Banco Central que não permitiu o aumento do endividamento dos Estados e Municípios. No trecho Botafogo - General Osório as obras foram atacadas em 7 frentes distintas, destacando-se a extração de 90 mil m³ de rocha e a concretagem de 10 mil m³.

1990: O estudo é complementado pela mesma equipe da Companhia.

1994: Centro Comercial Rio Sul negocia com o estado a construção da estação, após o estado ter desistido da obra por motivo de economia.

1995: Novo estudo foi feito para a construção da Estação Morro de São João. Não houve acordo entre Brascan e Estado para a construção da estação e o metrô foi direto para Copacabana. No entanto, o esqueleto da Estação Morro de São João foi feito. Ao andar no metrô, é possível ver as plataformas e os buracos de acesso à mesma.

1997: Em 25 de setembro de 1997, moradores de Botafogo, munidos de tochas, realizam protesto a favor da construção de nova estação na rua Álvaro Ramos, promessa do Governo do Estado.

1998: O trajeto Estação Morro de São João - Estação Jardim Oceânico, parte da Linha 4, é licitado. A Estação Morro de São João receberia trens da Linha 1 e da Linha 4.

2007: O estado renova a concessão por 30 anos com o Metrô Rio. A concessionária passa a ter a opção de construir a Estação Morro de São João. Não há obrigação.

2009: Abaixo-assinado solicitando a construção da estação com 20 mil assinaturas é entregue ao Governo do Estado. A Brascan anuncia que construiria a Estação Morro de Sâo João em seis meses e o escritório de arquitetura de Jaime Lerne desenha como ficarão as passarelas subterrâneas que ligarão o centro comercial à estação.

14 comentários:

  1. Uma dúvida...é na Morro de São João que as plataformas são uma em cima da outra, ou é entre São João e Arcoverde?

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    1. Todo o trecho entre a Estação Botafogo e a Estação Cardeal Arco Verde tem um túnel sobre o outro, incluindo a Estação Morro de São João.

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  2. Afinal a estação sai ou não, na Alvaro Ramos já esta sendo construido quartel da PM no terreno

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  3. Amigo, as distâncias Flamengo - Botafogo, Botafogo - Arco Verde, é muito grande, sempre se teve projetos de construir para duas distâncias as estações Praça Joia Valansi e a São João já que ele já passa ali por baixo, então bem mais barato, mas não há vontade política para tal, o Governador em exercício da situação atual disse que vai prolongar a linha 1 do metrô até o Recreio, muito mais caro e com uma população mais usuária de automóveis menos necessário, o Senador candidato de oposição nascido na Região de Botafogo pretende tirar projetos para esse lugar do papel e deixar Recreio de lado, Quanto a expansão da Linha 2 metrô superfície para São João de Meriti mesma coisa, o da situação não tem vontade política e o da oposição tem. Expansão de Metrô por determinado bairro depende de vontade política. Um quer Barra Recreio o outro o que eu te disse. GRANDE ABRAÇO.

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    1. EAO, leia outros posts aqui no blog, pois estes temas todos foram discutidos. A Estação Morro de São João está semi-pronta há 20 anos. Copacabana perdeu 2 estações e ficou com 3 em vez das 5 originais.

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  4. http://www.rioquepassou.com.br/2005/08/16/mapa-linha-1-anos-70/ mapa original do metrô com estações Joia Valansi e São João.

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  5. Vejo que com as atuais modificações de mobilidade da cidade essa obra é mais do que necessária para integração entre os tipos de transporte.
    Questão de logica e bom senso urbanístico com a mobilidade.

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    1. Juliano, 22 milhões de pessoas vão ao shopping Rio Sul por ano. Isso sem falar nos funcionários e visitantes da Torre do Rio Sul. O estacionamento do shopping está sempre lotado. Nem mencionei ainda os moradores do entorno da Rua Álvaro Ramos. Você já imaginou quantos carros sairiam das ruas com esta estação?

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  6. Eu não entendo. O pessoal do Rio Sul não disse que construiria a estação São João? Por que o governo não deixa eles fazerem isto?

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  7. a linha 1 precisaria ficar interditada para a finalizacao da estacao morro sao joao?

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    1. Pedro, provavelmente em algum momento quando forem fazer o acabamento da plataforma de embarque. Mas para o grosso da obra não.

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