quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cronologia da Estação Morro de São João

A Estação Morro de São João ainda não foi totalmente construída. Vamos cobrar sua inauguração dos candidatos a governador.

Cronograma:
Anos 70: O projeto da Linha 1 do metrô fluminense é definido e o bairro de Botafogo seria atendido por duas estações de metrô: a Estação Botafogo, localizada na Marquês de Abrantes, e a Estação Mourisco, localizada na quadra da escola de samba São Clemente.

1981: A Companhia do Metropolitano renomeia a Estação Mourisco para Estação Botafogo. A Estação Marquês de Abrantes não é construída, pois ela foi considerada muito próxima da Estação Flamengo. A Estação Botafogo é inaugurada. O metrô fica com o terreno na Rua Marquês de Abrantes e também possui um terreno na Rua Álvaro Ramos.

1987: A Companhia do Metropolitano elabora o Estudo Preliminar de Expansão do Metrô para
Copacabana, onde também é analisada a implantação de uma estação sob o Morro de São João, atendendo ao centro comercial Rio Sul. No mesmo ano a construtora CBPO apresenta o relatório Planejamento Básico – Projeto Metrô Copacabana, da expansão do Metrô de Botafogo até a Praça General Osório, com cronogramas e planos de obras. O contrato de construção de obras civis é firmado com a construtora Andrade Gutierrez S.A., através do contrato 1027/87.

1988: São realizados estudos de viabilidade para implantação da Estação Fazenda Botafogo, localizada entre Coelho Neto e Acari, e Estação Morro de São João, situada sob o Morro de São João em Botafogo.

1988: A Promon Engenharia elabora uma estudo para construção da estação São João, permitindo o acesso ao centro comercial Rio Sul. No mesmo ano a Companhia do Metropolitano elabora um Estudo de Viabilidade da Implantação da Estação Morro de São João, com acesso pela rua Álvaro Ramos.

1989: A Brascan, dona do Centro Comercial Rio Sul, negociou com o estado a construção da Estação Morro de São João. As obras de expansão da Linha 1 para Ipanema e da linha 2 para a Praça XV foram interrompidas em função da Resolução n° 1469 do Banco Central que não permitiu o aumento do endividamento dos Estados e Municípios. No trecho Botafogo - General Osório as obras foram atacadas em 7 frentes distintas, destacando-se a extração de 90 mil m³ de rocha e a concretagem de 10 mil m³.

1990: O estudo é complementado pela mesma equipe da Companhia.

1994: Centro Comercial Rio Sul negocia com o estado a construção da estação, após o estado ter desistido da obra por motivo de economia.

1995: Novo estudo foi feito para a construção da Estação Morro de São João. Não houve acordo entre Brascan e Estado para a construção da estação e o metrô foi direto para Copacabana. No entanto, o esqueleto da Estação Morro de São João foi feito. Ao andar no metrô, é possível ver as plataformas e os buracos de acesso à mesma.

1997: Em 25 de setembro de 1997, moradores de Botafogo, munidos de tochas, realizam protesto a favor da construção de nova estação na rua Álvaro Ramos, promessa do Governo do Estado.

1998: O trajeto Estação Morro de São João - Estação Jardim Oceânico, parte da Linha 4, é licitado. A Estação Morro de São João receberia trens da Linha 1 e da Linha 4.

2007: O estado renova a concessão por 30 anos com o Metrô Rio. A concessionária passa a ter a opção de construir a Estação Morro de São João. Não há obrigação.

2009: Abaixo-assinado solicitando a construção da estação com 20 mil assinaturas é entregue ao Governo do Estado. A Brascan anuncia que construiria a Estação Morro de Sâo João em seis meses e o escritório de arquitetura de Jaime Lerne desenha como ficarão as passarelas subterrâneas que ligarão o centro comercial à estação.

16 comentários:

  1. Uma dúvida...é na Morro de São João que as plataformas são uma em cima da outra, ou é entre São João e Arcoverde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo o trecho entre a Estação Botafogo e a Estação Cardeal Arco Verde tem um túnel sobre o outro, incluindo a Estação Morro de São João.

      Excluir
    2. Por que teve que ficar um em cima do outro?

      Excluir
    3. Opção de engenharia, já que a estação só teria acesso por um dos lados.

      Excluir
  2. Afinal a estação sai ou não, na Alvaro Ramos já esta sendo construido quartel da PM no terreno

    ResponderExcluir
  3. Amigo, as distâncias Flamengo - Botafogo, Botafogo - Arco Verde, é muito grande, sempre se teve projetos de construir para duas distâncias as estações Praça Joia Valansi e a São João já que ele já passa ali por baixo, então bem mais barato, mas não há vontade política para tal, o Governador em exercício da situação atual disse que vai prolongar a linha 1 do metrô até o Recreio, muito mais caro e com uma população mais usuária de automóveis menos necessário, o Senador candidato de oposição nascido na Região de Botafogo pretende tirar projetos para esse lugar do papel e deixar Recreio de lado, Quanto a expansão da Linha 2 metrô superfície para São João de Meriti mesma coisa, o da situação não tem vontade política e o da oposição tem. Expansão de Metrô por determinado bairro depende de vontade política. Um quer Barra Recreio o outro o que eu te disse. GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EAO, leia outros posts aqui no blog, pois estes temas todos foram discutidos. A Estação Morro de São João está semi-pronta há 20 anos. Copacabana perdeu 2 estações e ficou com 3 em vez das 5 originais.

      Excluir
  4. http://www.rioquepassou.com.br/2005/08/16/mapa-linha-1-anos-70/ mapa original do metrô com estações Joia Valansi e São João.

    ResponderExcluir
  5. Vejo que com as atuais modificações de mobilidade da cidade essa obra é mais do que necessária para integração entre os tipos de transporte.
    Questão de logica e bom senso urbanístico com a mobilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano, 22 milhões de pessoas vão ao shopping Rio Sul por ano. Isso sem falar nos funcionários e visitantes da Torre do Rio Sul. O estacionamento do shopping está sempre lotado. Nem mencionei ainda os moradores do entorno da Rua Álvaro Ramos. Você já imaginou quantos carros sairiam das ruas com esta estação?

      Excluir
  6. Eu não entendo. O pessoal do Rio Sul não disse que construiria a estação São João? Por que o governo não deixa eles fazerem isto?

    ResponderExcluir
  7. a linha 1 precisaria ficar interditada para a finalizacao da estacao morro sao joao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, provavelmente em algum momento quando forem fazer o acabamento da plataforma de embarque. Mas para o grosso da obra não.

      Excluir