terça-feira, 1 de julho de 1975

Mapa do Metrô do Rio de Janeiro de 1975

Eis o mapa do metrô do Rio de Janeiro publicado em 1975 durante a execução de obras do metrô.

Neste mapa já é possível ver a Linha Prioritária (Linha 1) cruzando com a Linha 2 e a Linha 3 original (atual Linha 6).

8 comentários:

  1. Miguel, que livro é esse?
    Gostaria de poder ver qual o trecho que a terceira linha (que corta a linha dois e as linhas de trem)cobre. Vai de onde a onde?

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos, tenho a mesma curiosidade mas não sei sobre esta terceira linha. Tampouco sei que livro é este mas achei esta imagem perdida no Google, anos atrás.

    ResponderExcluir
  3. Ok. Achava que era um livro seu que vc tivesse scaneado. :)
    Estou preparando uma surpresa que postarei no meu blog e talvez você queira partilhar. Em breve falarei mais. Por hora, peço que entre no meu blog e me passe seu e-mail pelo contato que tenho lá.

    ResponderExcluir
  4. Carlos, qual o seu blog? Meu email é miguel1giga@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ouvi uma vez sobre uma suposta linha 3 que sairia de Irajá e iria até o Recreio dos Bandeirantes e que o traçado da Linha Amarela teria sido inspirado neste projeto abandonado (com algumas alterações que podemos ver hoje). Mas pela ilustração, parece ser o que mais tarde se tornou o projeto da Linha 6/Corredor T-5/Transcarioca. É apenas uma hipótese...

    ResponderExcluir
  6. Realmente é complicado, Pietro. O projeto do metrô da cidade muda a cada governo. Não há um "projeto oficial". Cada governador fala e constrói o que lhe dá mais votos.

    ResponderExcluir