terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cabral Quer mesmo Acabar com o Metrô do Rio

Em entrevista publicada no jornal O Globo em 02 de Janeiro, eis o que o Governador reeleito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse sobre a Linha 3: "A Linha 3 do Metrô (Niterói-São Gonçalo) era uma porcaria de projeto feito lá atrás. O TCU (Tribunal de Contas da União) condenou. O Régis Fichtner (Secretário da Casa Civil) foi à China e verificou que já existe trem monorail. Nós vamos anular e fazer uma nova licitação (da Linha 3). O monorail é mais barato e mais rápido".


Monorail na Linha 3

Monorail pode até ser mais barato e rápido, mas transporta muito menos pessoas. Cabral não explicou o porquê que o TCU embargou o projeto da Linha 3. O motivo foi superfaturamento, como saiu em todos os jornais.

A construção do monotrilho (vamos falar português, né?) forçará uma nova baldeação em sistemas de transportes diferentes, não dará vazão ao grande fluxo de passageiros que viajam de São Gonçalo à Niterói e pode sepultar de vez o projeto da Linha 3 sob a Baía de Guanabara em direção ao Rio de Janeiro.

Enquanto nós vemos o Oriente Médio construindo metrôs de última geração, nós temos um governador que quer colocar monotrilhos, tais quais existem na Disney World, que transportam poucas pessoas, sem muita pressa, pois estão de férias. Cabral, já acabou com a Linha 4 ao transformar Linhas 1 e 4 numa só, não concluiu a Linha 2, não vai fazer a 3 e a 6 virou ônibus.

18 comentários:

  1. Caros blogueiro, fiz uma petição pública manifestando o descontentamento (e até revolta) do povo Fluminense contra mais essa gambiarra do GERJ. Aqui o link: http://www.peticaopublica.com/?pi=MetroRio

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  2. Prezados, vocês sabem explicar porque ninguem considera utilizar a estrutura da ponte rio-niterói para fazer um trilho suspenso e dessa forma economizar na construção da linha 3? A estrutura da ponte não aguenta? Essa solução para mim parece tão simples...

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  3. Guilhermã, o único projeto que li da Linha 3 é o metrô subaquático. Não sei se a estrutura da ponte aguentaria o metrô, além do que já agüenta de peso.

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  4. Pessoal, é uma questão de física... a ponte balança com o vento, ainda mais sendo longa como a Rio-Niterói é. Acho que isso inviabiliza o uso de trilhos.

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  5. Já li por aí que a ponte não aguentaria.
    Alias, o tunel não está incluído nesse "corte de gastos" do Cabral, pois o trecho que eles querem fazer é só Niterói-SG. Então não faz diferença.

    O Cabral tá só tirando o dele da reta com esse monotrilho.
    Vai fazer alguma coisa, sem resolver o problema da travessia, e sem interferir nos negócios das empresas atuais (ônibus e barcas).
    Afinal, Jacob Barata, dono da 1001 (que é a principal empresa de ônibus que passa pela ponte, e também é uma das empresas das Barcas S/A) é só o SOGRO do Cabral...

    E outra... pra suportar a demanda, teria que ser o melhor monotrilho do mundo.. com a melhor segurança (pois monotrilho tem seus problemas de evacuação), etc.

    Daqui a pouco ele anuncia outro corte de custo, e diz que vai fazer o moderníssimo BRT que ele viu na Colômbia, que é suficiente pra demanda (estudo que só ele tem), e que vai resolver todos os problemas que um metrô não resolveria.

    Palhaçada.

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  6. Enquanto isso nosso metrô cocô que só piorou em atendimento, aumentará para R$3,10.

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  7. Deve ser um dos metrôs mais caros do mundo!

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  8. Exato, o projeto do Cabral para a Linha 3 é apenas São Gonçalo-Niterói.

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  9. O Cabral é uma piada e uma de muito mal gosto para o transporte público do Rio de Janeiro. Os estudos dele deve ser feito em um bar... só pode ser. A linha 3, no projeto original, tinha tudo para acabar com os gargalhos entre niterói/são gonçalo e até itaborai porque ela seria um grand tronco. Exemplificando, boa parte das linhas que chegam a Niterói de outras cidade não precisariam vir até Niterói. Varias estaçoes poderiam fazer integrações poderiam diminuir o trajeto de linhas. Mas há grandes interesses do Grupo Mauá e Rio Ita, o oligopólio que existe nessas cidades. A linha 3 não vai carregar somente 40 mil passageiros como o governador disse porque se você contar a população das três cidades tem-se o pequeno de quase dois milhões de pessoas morando do lado de cá da poça.

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  10. Pois eh, mas ele foi eleito com 60% dos votos...

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  11. O povo gosta de sofrer. É o mesmo povo que reclama do transporte pra ir trabalhar, mas no fim de semana passa o mesmo perrengue só para ir à praia.

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  12. Pior que eu já ouvi uma quantidade razoável de gente de São Gonçalo apoiando que seja construído monotrilho ou até mesmo VLT! Pois de acordo com essas pessoas o metrô de superfície "cortaria" a cidade. Ora, se o problema é somente esse, que se construa a maior parte do trajeto elevado como em alguns bons trechos da linha 2 e com algumas estações subterrâneas (centro de São Gonçalo e Âlcantara, por exemplo). Também é bom lembrar que nenhuma obra do metrô vem desacompanhada de urbanização por onde as linhas passam. Enfim, é por mentalidades e opiniões medíocres assim que tais projetos seguem em frente. Me desculpem os gonçalenses e niteroienses mais preferiria que a linha 3 deste jeito não saísse do papel no momento e aguardássemos (mais uma vez) pelos próximos governos mais sérios, assim esperamos...

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  13. Monotrilho ou metrô de superfície cortam a cidade. O ideal seria o metrô subterrâneo mas não há verba. Também torço para a "Era Cabral" chegar logo ao fim.

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  14. O que leva um governante a ignorar as demandas da sociedade, mesmo quando há evidencias claras de que ele está errado? No caso da linha 3, defendo sua construção, e no caso, faço um pequena observação: que a estação final em Itaboraí, seja interligada com o trem que poderia passar para o interior do estado e que faria diferença significativa para que quisesse viajar. Por exemplo: quem que pegar o caminho mais curto até a Região dos Lagos, pode ir de metrô até a estação fina da lina 3 em Itaboraí, e fazer a transferência para o outro tipo de serviço de transporte sobre trilhos. Daí pegava o trem e seguia viajem para onde quisesse.


    Eu tenho esperança que até 2020 isto seja concretizado, até porque o Cabral não estará mais no poder, e espera-se que o seu sucessor não seja do mesmo partido. Seria muito útil, e a infra-estrutura do estado daria um salto. Por que não temos governantes que façam isso?

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    1. Lucas: são concessões diferentes e interesses políticos diferentes. Deveriam haver trens para o interior, mas não haverão. Não há interesse, pois afetam as concessionárias das estradas.

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