domingo, 13 de fevereiro de 2011

Minuta de Petição da Linha 4

PARA ASSINAR A PETIÇÃO: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Linha4


Para: Governador do Estado do Rio de Janeiro

Nós abaixo assinados, usuários do Metrô do Rio de Janeiro, defendemos que a nova Linha-4, que levará o Metrô até a Barra da Tijuca, seja construída seguindo o traçado que melhor poderá atender à população.

A obra iniciada em junho de 2010 faz parte do pacote de exigências do COI para a realização das Olimpíadas de 2016 e se refere apenas a três estações: Jardim Oceânico, São Conrado e Gávea, não havendo sido consultada a população quando às futuras ligações nas pontas: OESTE (Jardim Oceânico) e LESTE (Gávea).


1 – PONTA OESTE

Queremos que a Linha 4 do Metrô prossiga do Jardim Oceânico até o Terminal Alvorada (Cidade da Música), com duas estações de permeio nesse percurso de 6 km. A alternativa de utilização do sistema de ônibus BRT em faixa seletiva nesse trecho NÃO dará conta do volume de passageiros da própria Barra, acrescido do volume de usuários adicionais que virão do Recreio (via BRT TransOeste) e Jacarepaguá (via BRT TransCarioca).

Além disso, utilizar o sistema BRT neste trecho obrigará os usuários a uma baldeação desnecessária no Jardim Oceânico, ao invés de permanecerem no mesmo trem do Metrô.




2 – PONTA LESTE

Queremos a estação Gávea ligada à estação Carioca via três futuras estações: Jardim Botânico, Humaitá, Laranjeiras (ou Cosme Velho). Assim o passageiro que sai da Barra percorrerá apenas cinco estações para chegar ao Centro (Carioca) e novos bairros serão atendidos aliviando o caótico tráfego de superfície na região.

A alternativa de ligar a estação Gávea à estação General Osório criaria uma longa tripa sobrecarregando de forma irreversível a já saturada Linha 1, com enorme desconforto aos usuários de todos os bairros do percurso. Além disso, o passageiro que sair da Barra com destino ao Centro (Carioca) teria que percorrer quinze estações e não apenas cinco.


CARTA ABERTA AO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Como a obra da Linha 4 é responsabilidade do Governo Estadual, trinta Associações de Moradores e Entidades Representativas assinaram uma Carta Aberta ao governador, protocolada na Casa Civil em 17-12-2010 com os pleitos constantes deste abaixo-assinado. O teor deste documento está disponível ao lado:










CONCLUSÃO

O transporte metroviário é a mais eficiente forma de transporte público.

O Metrô do Rio de Janeiro só começou a operar em 1979 (o de Nova York em 1904 e o de Buenos Aires em 1913) e tem hoje apenas 33 estações, com 2 linhas totalizando 42 km. Está ainda muito longe de proporcionar transporte de qualidade aos 6,3 milhões de habitantes da cidade do Rio de Janeiro.

A título de comparação: a cidade de Madrid tem 231 estações em 13 linhas totalizando 283 km para uma população de 3,2 milhões de pessoas.

A pressa de fazer a ligação metroviária com a Barra a tempo das Olimpíadas de 2016 não pode estar acima do INTERESSE PÚBLICO dos usuários.

Fevereiro de 2011
Os signatários


PARA ASSINAR A PETIÇÃO: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Linha4

37 comentários:

  1. Do lado oeste (Barra da Tijuca) é imprescendível que a linha 4 vá até o Terminal Alvorada mesmo que as estações de permeio não fossem construídas de imediato (por exemplo: Jardim Oceânico-Alvorada, direto) como ocorreu com algumas estações da linha 2 no passado. Agora do lado leste (Gávea), na pior das hipóteses, o túnel metroviário Tijuca-Gávea tem de ser construído pois dessa forma a demanda seria dividida através de uma linha 1 completa e circular.

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  2. Esta carta precisa de divulgação e, se possível, ser transformada numa espécie de abaixo-assinado. Concordo com cada linha, e precisamos mostrar ao governo a cagada que está sendo feita.

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  3. Olá Miguel,
    essa minuta vira realmente um abaixo-assinado no papel ou ficará online? Vai ter alguma campanha ou já está aberto o boca a boca?
    abraço

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  4. Oi Celso, sim vamos fazer este abaixo assinado e divulgá-lo.

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  5. Muito bom!

    Como bom pitaqueiro, eu só trocaria o termo tripa (pejorativo) por linha no segundo parágrafo sobre a ponta leste.

    E eu inverteria a ordem por uma questão de prioridades: primeiro viria a petição sobre a ponta leste, pois se feito o prjeto atual, seria uma obra custosa e irreversível. Já a da ponta oeste, apesar de também fundamental, não gera tantos custos se mantido o projeto atual (pode ser postergada).

    Onde eu assino?

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  6. Miguel, concordo com a sugestão do Vitor de "inverter as pontas". Talvez seja, também, conveniente adicionar no tópico da Ponta Leste que tal solução proposta também contribuiria para diminuir a pressão sobre os túneis Rebouças e Santa Bárbara. Tal pressão seria ainda melhor desafogada no caso da Linha 1 circular, mas aí acho que já sai um pouco do escopo do documento, deixando-o longo demais e com menos foco.

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  7. Acredito que na Ponta Leste o melhor traçado seria: Gávea, Jardim Botânico, Humaitá, Real Grandeza e Botafogo(Linha 1). Explico: os passageiros da linha 4, em Botafogo, poderiam ir para a Zona Sul(máximo 4 estações) ou Centro(não sobrecarregaria a Linha 1, pois em Botafogo eles poderiam pegar o trem da linha 1A, que sai vazio da estação).

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  8. Celso: o objetivo desta petição é rediscutir o projeto da Linha 4. Ela foi começada por moradores do Jardim Oceânico. Numa ponta é levar o metrô até a Alvorada, com paradas no Downtown e no Barra Shopping. Em outra ponta, tem que levar a Linha 4 por Botafogo. Como isso será feito, só depois do governador nos ouvir.

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  9. Erwin, eu também defendo estações em Gávea, Jardim Botânico, Humaitá, Largo dos Leões, Botafogo (duplicando a atual estação) e Laranjeiras até chegar à Carioca.

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  10. Acho que ainda dava pra ter uma estação Lapa entre Laranjeiras e a carioca..

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  11. Sim sim.. Mas olhando la no mapa vê-se que é caminho... Uma estação na Lapa teria uma demanda absurda... Alem disso, teria grandes efeitos sobre, por exemplo, a questão das mortes no trânsito.

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  12. Concordo plenamente, Francisco. Mas nem passa pela cabeça do governador isso.

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  13. Bom, a iniciativa é boa, mas tem problemas nas sugestões de traçado. Vou aqui falar:

    Um problema é que 60% das pessoas que saem de casa na Zona Sul não saem da Zona Sul!!
    A linha 4 sem fazer nova integração com Botafogo (o lugar com mais atrativos da Z Sul) seria de um egoismo dos moradores da Barra que acabaria com o resto da malha.

    Outro problema é a linha desembocar na estação Carioca que receberá as Linhas 1, 2 e 3. A estação não tem espaço suficiente para ainda mais uma linha passando ali.
    Lembrando que as linhas 2 e 3 têm a preferência de integração ali, uma para o Lote 29 (Estácio-Carioca) e outra vindo de Niterói, sem outras grandes alternativas.

    Uma solução é além de efetivar uma integração em Botafogo, seria passar pela área da Praça da Cruz Vermelha/Lapa e depois desembocar numa estação da Av. Presidente Vargas. Talvez daria até pra chegar até a Região Portuária, que será a extensão do Centro.

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  14. Querometrô, uma vez que o estado resolva voltar atrás no traçado, estes detalhes serão discutidos e decididos.

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  15. Eu come,o a achar o seguinte:
    O trecho General Ososrio-Gavea vai ser dificilimo de ser construido devido ao solo da região. E acho que esse trecho NÃO é prioritário.

    Na minha opinião a Linha 4 deveria seguir pela Gavea, JB, Humaita ate Botafogo (Estação São João onde ligaria a linha 1). E por outro lado a Linha 1 deveria se extender da Uruguai ate a Gavea.

    Não teriamos a linha 1 circular, mas teriamos dois sentidos de acesso ao centro, e uma ligação Tijuca-Zona Sul direta, mesmo que isso não inclua Leblone Ipanema.

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  16. E pelo outro lado (na Barra), parece consenso que a Linha 4 deveria ir ate a Alvorada. Uma coisa que NUNCA vai acontecer se as obras continuarem como estão indo.

    Porque transpor o Canal que divide o Jardim Oceânico do resto da Barra seria muito mais simples "por cima". Ou seja, teríamos uma estação elevada onde estão sendo feitas as obras agora e o metro somente passaria a subterrâneo na altura do Downtown.

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  17. E pelo outro lado (na Barra), parece consenso que a Linha 4 deveria ir ate a Alvorada. Uma coisa que NUNCA vai acontecer se as obras continuarem como estão indo. [2]

    O Jardim Oceânico não é bom para ser terminal, o terminal deveria ser na Alvorada, já levando em consideração em levar a linha pra Jacarepaguá.

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  18. oi Jan, pelo menos a Estação Uruguai está sendo feita.

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  19. Jan, divulgue para seus leitores a petição da Linha 4. Vamos reverter este quadro.

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  20. Concordo, Querometrô. A Alvorada deveria ser a interseção das Linhas 4 e 6.

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  21. Concordo com o CaosCarioca. Se a petição for aceita, a estação Jardim Oceânico provavelmente seria de superfície com a linha seguindo por trás do Shopping Barra Point (onde ficará o terminal do BRT) com uma segunda ponte sobre o canal e nos fundos do Shopping Downtown o metrô passaria a ser subterrâneo. Os bilhões que vão gastar no trecho Ipanema-Gávea poderiam ser revertidos para o túnel Tijuca-Gávea (sairia, no mínimo, pelo mesmo valor ou menor já que não haveria estações pelo caminho) e como foi dito anteriormente, em Botafogo, a linha 1A poderia absorver a demanda vinda da Barra sem sobrecarregar as composições da linha 1. Questão de prazo não seria problema caso algumas estações fossem temporariamente "sacrificadas" (deixemos a São João para a consecionária construir...) em prol de outras mais importantes.

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  22. Oi George, pelo projeto, o metrô sai da rocha na superfície mas volta ao subsolo na Estação Jardim Oceânico, que ficaria sobre a terra, mas com o metrô em baixo.

    Este atual governo sequer cogita construir qualquer outra estação de metrô fora esta Linha 4 e a Estação Uruguai.

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  23. Concordo com tudo isso, mas acho que além da linha 1 vir por Botafogo (2 estações), Largo dos Leões, Humaitá e Gávea, acho que deveria haver, sim, uma continuação também da linha 1 por Ipanema, Prça. Nsa. Sra. da Paz, Leblon e essa linha se encontraria com a outra parte na Gávea, que poderia ser uma grande Estação, com espaço futuro também para uma linha que viria da Estação Uruguai. Dessa "super estação" na Gávea o metrô segue então para São Conrado (duas estações) e então para a Barra, na nova estação que será construída. É um absurdo uma cidade grande como o Rio de Janeiro não ter várias linhas funcionais com muitas estações, como em qualquer cidade grande "de primeiro mundo". Lembro-me que em Paris, às vezes a distância entre uma estação e outra é tão pequena, que de dentro da estação, através do túnel do metrô, você consegue ver a outra estação de longe.

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  24. Oi Matheus, eu concordo com você. O problema é que o Governo Federal liberou apenas a verba para a Linha 4 e o governador, que não gosta de metrô, não parece preocupado com as outras linhas e bairros. Precisam fazer a Linha 1 circular, concluir a Linha 2, fazer a Linha 3, a Linha 4 decente, 5, 6, ....

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  25. Precisamos pensar numa expansão RADICAL do metrô. Ver o PROJETO Grão Metrô Rio

    VER: http://www.rickyseabra.com/metrorio.html

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  26. Ricky, qualquer projeto é melhor do que o do Cabral!

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  27. Pessoal se não houver uma concentração de esforços direcionando para uma única alternativa inteligente e viavel, comprovando ser a de menor custo, vai ser mais difícil fazer nossas autoridades repensar o projeto sob alegação de orçamento limitado e tempo para construção. Importantíssimo é fazer sim um grande abaixo assinado e trabalhar junto com a imprensa para divulgação.


    Interlandi

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  28. Pessoal, assinei a petição e acho muito coerente o traçado desejado. Porém tem-se que fazer pressão: notícias em jornais, televisão, reportagens na Veja-Rio. Vamos divulgar!

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  29. Por isso, só postei o da Linha 4, que está em andamento. Mas assinarei todas as petições.

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  30. sim, vamos batalhar por essa ligação como divulgada por voces;
    que voces ( nós ) tenham sucesso nesse empreendimento;
    isso deveria ser levado à CBN, e outras radios bem como à televisão.
    abraço
    j

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  31. terminar o arco metroviário ligando a gávea à tijuca permitirá dividir a demanda da linha 4 (vindo da barra) para o centro, tanto em direção à zona sul como em direção à tijuca.

    além disso o trecho uruguai-gávea é bem rápido, já que atravessa terreno rochoso, sem nenhuma estação intermediária e sem ter que se desviar de infra-esturtura urbana, ao contrário do trecho gávea-ipanema

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